Buscar

Atividade 1 - Módulo B - Intermediar processos de compra, venda, locação e permuta de imóveis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1 – UNIDADE CURRICULAR 02 - MÓDULO B - TTI
1) Descreva os procedimentos necessários para a intermediação do negócio referentes ao imóvel e ao proprietário vendedor, considerando o processo de divórcio:
O procedimento de intermediação ocorre quando o vendedor ou locatário do imóvel recorre ao corretor ou imobiliária para que os mesmo façam a mediação e negociação de venda ou aluguel junto aos possíveis compradores ou locatários ao bem em questão.
No caso em tela, o vendedor juntamente com sua ainda então cônjuge deverão formalizar a intermediação junto ao corretor ou imobiliária com um contrato para a venda do imóvel citado, devidamente assinada pelas partes, dando autorização e permissão para que o intermediador possa vender o imóvel em questão. Neste contrato deve constar tudo o que foi acordado verbalmente, com a inclusão do valor avaliado para a venda do imóvel, percentual de comissão e todas as condições afixadas para negócio. Essa autorização é uma forma de instrumentalizar tudo o que foi acordado entre as partes, e tem previsão legal originada na Lei 6.530/78 . 
2) Informe sobre taxas, tributos e documentação referentes às operações imobiliárias.
Sobre as taxas e tributos são: Registro de Imóveis, Lavratura de escritura publica de promessa de permuta e de compra e venda com dação, Taxa de corretagem, ITBI (Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis) e Imposto de renda. 
Documentação: 
A) Das partes (vendedor e cônjuge e comprador): CPF, RG, Certidão de casamento (expedida pelo Registro Civil a menos de 90 dias) e comprovante de residência. 
B) Dos imóveis (A venda e permutado): Certidão de Matrícula (expedida a menos de 30 dias) Certidão de ônus e de ações dos imóveis (expedida a menos de 30 dias), ambos obtidos no Ofício de Registro de Imóveis. Carnê do IPTU do ano vigente devidamente pago ou o cadastro municipal dos imóveis (retirado junto a Prefeitura contendo o valor venal do imóvel). Certidões: De Tributos Estaduais, Negativa (emitida pela Secretária da Fazenda), Negativa de Tributos e Contribuições Federais. 
3) Descreva os procedimentos que devem ser realizados para que a proposta de compra e venda seja segura, já que envolve uma proposta de permuta.
Primeiramente deve-se verificar se o imóvel a ser permutado se enquadra, que esteja dentro do limite do valor a ser dado como torna, sendo o imóvel de menor valor deve correspondente a no mínimo 50% do valor do imóvel de maior valor.
No caso em tela o imóvel a ser permutado está avaliado em R$ 150 mil reais, abaixo do valor de 50% do bem a ser comprado, assim sendo, não será realizada a permuta nessa negociação, mas o processo de compra e venda com dação em pagamento. 
4) Indique os documentos que deverão ser apresentados para transferir os imóveis, incluindo a documentação que o agente financeiro (banco) exigirá para aprovar o crédito do cliente comprador. 
A) Documentos do vendedor: Cópia do RG, Cópia do CPF, Cópias dos documentos do cônjuge , Cópia da certidão de Casamento, Comprovante de residência, Certidão negativa de ações cíveis, Certidões de feitos, emitidas pela Justiça Federal e Justiça do Trabalho, Certidão negativa de interdição e tutela e Protesto de títulos.
B) Documentos do comprador: Cópia do RG, Cópia do CPF, sendo casado, cópias do RG e CPF do cônjuge e Certidão autenticada de casamento.
C) Documentos dos imóveis: Cópia autenticada da escritura definitiva em nome dos vendedores, registada no Cartório de Registro de Imóveis, Certidão negativa vintenária de ônus reais, Certidão negativa de débitos condominiais, Cópia autenticada do IPTU do ano. Averbação da construção junto ao cartório do Registro de Imóveis, Planta do imóvel aprovada pela prefeitura, Registro de ações rei persecutórias e alienações. 
D) Documentos a fornecer ao agente financeiro: RG, CPF, Comprovante de renda atualizado, Certidão conjunta de débitos de tributos federais, Certidão casamento (caso seja casado).
Caso o comprador vá utilizar o FGTS na compra deve-se ainda anexar: Última declaração do Imposto de Renda e recibo de entrega à Receita Federal, Carteira de Trabalho ou Extrato de FGTS, Extrato datado, carimbado, atualizado e original do FGTS, Comprovante de residência dos últimos três meses, Cópia da Carteira de Trabalho, e a pessoa sendo casada apresentar a última declaração do IR do cônjuge.

Continue navegando

Outros materiais