Buscar

AVALIAÇÃO 1 - DIREITO PENAL I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO 1 – DIREITO PENAL I
1-No crime de favorecimento pessoal, dispõe o §2º, do art. 348, do Código Penal: "Se quem presta o auxílio é ascendente, descendente, cônjuge ou irmão do criminoso, fica isento de pena". Tal dispositivo é causa de qual aspecto? FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848compilado.htm. Acesso em: 8 fev. 2021.
C - Exclusão de punibilidade.
2-Crime é um conceito jurídico e está relacionado com a previsão normativa estabelecida pelo Código Penal. O que estabelece o Direito Penal essencialmente? 
A - Essencialmente, o Direito Penal estabelece as ações consideradas como crimes e a elas, como consequência, imputa uma pena ou medida de segurança. 
3-Bens jurídicos são circunstâncias dadas ou finalidades que são úteis para o indivíduo, considerando tais bens a finalidade maior da vida social. Assinale a alternativa CORRETA com relação aos bens jurídicos:
C - Pode-se então considerar como bens jurídicos: valores e/ou interesses relevantes e significativos para a vida humana, tanto individual como coletiva. 
4-O direito penal ou direito criminal é a disciplina de direito público que regula o exercício do poder punitivo do Estado, tendo por pressuposto de ação delitos e como consequência as penas.
Sobre o que se entende por Direito Penal Objetivo, assinale a alternativa CORRETA:
A - Conjunto de normas jurídicas (regras e princípios) que descrevem os crimes (infrações penais) e impõem como consequência sanções (penas ou medidas de segurança).
5-O ius imperium, poder de império do Estado, divide-se em: Ius puniendi in abstracto (ou primário) – surge com a criação da norma penal e é a prerrogativa do Estado de poder exigir de todos os destinatários que se abstenham de praticar a ação ou omissão definida no preceito legal; Ius puniendi in concreto (ou secundário) – é o que nasce, em geral, com o cometimento da infração penal, surgindo daí o poder-dever do Estado de exigir que o infrator se sujeite à sanção prevista. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
D - O Direito Penal subjetivo é o direito de punir – jus puniendi – exercido exclusivamente pelo Estado, coibindo-se, assim, a vingança privada
6-Esse é o princípio que trata da dignidade humana. A qual princípio o exposto se refere?
C - Princípio da adequação social.
7-O Direito Penal Especial é aquele que se encontra sob a responsabilidade de justiça especializada. Em nosso ordenamento é o caso da chamada justiça castrense ou militar, a qual se incumbe de aplicar as normas previstas no Código Penal Militar (Decreto-Lei nº 1.001/1969). 
Sobre a parte especial do Código Penal, quantos aos exemplos, assinale a alternativa CORRETA:
B - Direito Penal Militar.
8-Podemos destacar diversas características do Direito Penal Comum e do Direito Penal Especial. Sobre o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
A - Direito Penal Especial é correspondente à Parte Especial do Direito Penal.
9-Renato, Bruno e Diego praticaram diferentes crimes de roubo com emprego de armas brancas. Renato, no ano de 2017, foi condenado definitivamente pelo crime de roubo majorado pelo emprego de arma, pois, em 2015, teria, com grave ameaça exercida com emprego de faca, subtraído um celular. Bruno foi condenado, em primeira instância, em março de 2018, também pelo crime de roubo majorado pelo emprego de arma, já que teria utilizado um canivete para ameaçar a vítima e subtrair sua bolsa. A decisão ainda está pendente de confirmação diante de recurso do Ministério Público, apenas. Diego, por sua vez, responde à ação penal pela suposta prática de crime de roubo majorado pelo emprego de arma, que seria um martelo, por fatos que teriam ocorrido em fevereiro de 2018, estando o processo ainda em fase de instrução probatória. Ocorre que, em abril de 2018, entrou em vigor lei alterando o art. 157 do CP, sendo revogado o inciso I do parágrafo 2º, e passando a prever que apenas o crime de roubo com emprego de arma de fogo funcionaria como causa de aumento de pena.
Considerando apenas as informações expostas e que a inovação legislativa não teria inconstitucionalidades, as novas previsões, assinale a alternativa CORRETA: 
C - Seriam aplicáveis a Renato, Bruno e Diego, em razão do princípio da retroatividade da lei penal mais benéfica.
10-João subtraiu um telefone celular, avaliado na quantia de R$ 800,00, pertencente à Maria, para si, mediante grave ameaça, mantendo-a em seu poder, restringindo sua liberdade durante 2 horas, a fim de garantir o êxito da subtração. Pelo que João deverá responder?
D - Roubo circunstanciado.

Outros materiais