Buscar

Modelagem de Sistemas Contínuos na Indústria 4.0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Atividade 1 (A1)
A Feira de Tecnologia de Hannover (Alemanha), de 2012, apresentou diversos conceitos no que tange a evolução da tecnologia e o que poderia ser esperado dela nos próximos anos.
Nesta feira, foram exibidos projetos, novidades e diversas aplicações nos diversos setores da indústria, da saúde e da economia, bem como a presença marcante de empresas de softwares, que levaram o conceito de CAD/CAM à sério. E foi também nesta feira que foi apresentado pela primeira vez o conceito de Indústria 4.0, marcando uma nova era da tecnologia no mundo, com avanço da automação mundial, uso de softwares e sensores inteligentes, Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things) e da ampliação da capacidade de conectividade (FEIRA..., 2018). Ou seja, a internet está cada vez mais presente na vida das pessoas; para o mundo atual, é uma necessidade. Isso serve também desde o operário de chão de fábrica até o gestor, que pode realizar o controle e monitoramento das ações em sua casa ou quando está viajando a negócios.
Um exemplo disso é a modelagem de sistemas e a sua presença na vida do gestor industrial. Poder acompanhar em telas de sistemas supervisórios, no celular, smartphone, palmtop, notebook etc.
Em Basseto (2019), há diversos softwares que possuem a capacidade de modelagem, de simulação, de avaliação e, ainda, de propor a gestão do processo de manufatura, gestão das ordens de serviço, ordens de manutenção, tarefas, estratégias de logística, controle estatístico, além do acompanhamento em tempo real das ações da indústria, como ferramentas para a nova era tecnológica da Indústria 4.0.
BASSETO, A. L. C. Modelo de maturidade para a análise das indústrias no contexto da Indústria 4.0. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4335/1/PG_PPGEP_M_Basseto%2C%20Ana%20Laura%20Canassa_2019.pdf . Acesso em: 22 abr. 2021.
FEIRA de Hannover é referência mundial nas tecnologias da Indústria 4.0. hub i4.0, 2018. Disponível em: https://www.hubi40.com.br/feira-de-hannover-e-referencia-mundial-nas-tecnologias-da-industria-4-0/ . Acesso em: 22 abr. 2021.
Após a leitura dos parágrafos anteriores, estabeleça relações entre o estado da planta industrial e a modelagem de sistemas contínuos (estado estacionário), sabendo-se que estamos vivendo em uma nova era, a Indústria 4.0. Também sugira, se possível, como solucionar problemas utilizando softwares para simulação, como MatLab, Octave ou Scilab.
Resposta:
 As relações entre o estado da planta industrial e a modelagem de sistemas contínuos (estado estacionário), na Indústria 4.0, se encontram, principalmente, nas indústrias que usam alguns dos aspectos a seguir: 
• as tecnologias: Smart sensores, inteligência artificial, realidade aumentada e realidade virtual, IoT, automação industrial, ciber-segurança, inteligência robótica controlador lógico programável CLP ou do inglês, Programable Logic Computer – PLC, e softwares como Matlab, Octave e Scialab; 
• nos processos: smart grids, manutenção inteligente, gerenciamento do ciclo de vida do produto e da fabricação, armazenamento, logística, uso de softwares ERP – Enterprise Resource Planning, SCM – Supply Chain Management, MIS – Management Information Systems, PLM – Product Lifecycle Management, SCADA – Supervisory Control and Data Acquisition; 
 • para o produto: matéria-prima ou produto em transformação ou produto acabado) ser rastreável, acessível remotamente para que o cliente possa acompanhar as etapas do processo produtivo à sua entrega, integração da cadeia de suprimentos em tempo real parcial em alguns setores, e, possivelmente com uma “indústria” a partir de energias renováveis disponíveis atualmente e adoção de medidas autossustentáveis; 
 através de modelagens de sistemas contínuos que comprovam a eficiência da técnica e aceitação, de modo a determinar as melhores condições de operação e detecções de erros de projetos, num processo de avaliação, antes que o sistema seja implantado de fato. Falhas significam custos que podem inviabilizar todo um projeto. Somente por meio da modelagem e simulação é possível responder assertivamente, antecipadamente e quantitativamente, sobre o desempenho a ser obtido por um sistema, levando em consideração que a quantificação da interrupção não prevista e seus efeitos podem ser mensurados, o que possibilita a tomada de decisão e a execução de ações sobre o sistema.
 Um fator que pode levar a erros é o excesso de confiança nos softwares, por isso também são demandados planejamento, testes e cálculos, antes de submeter e modelar em qualquer dispositivo.
 Diante do exposto, pode ser observado que a Indústria 4.0 se tornou um objetivo a ser alcançado estrategicamente para as empresas que precisam permanecer no mercado e que desejam se tornarem competitivas. Além de analisar o alto custo imediato do investimento para a implementação de recursos voltados para a Indústria 4.0.