Buscar

PERGUNTAS DISPARADORAS NP3 - BIOQUIMICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PERGUNTAS DISPARADORAS NP3 – S1
BIOQUÍMICA
1) A senhora Bruna Alvarês ingeriu grande quantidade de bebida alcoólica e esqueceu de se alimentar. Em consequência disso teve uma crise de hipoglicemia. Descreva os principais processos bioquímicos que ocorrem durante o estado de jejum.
- No estado de jejum, os níveis de glicose, aminoácidos e trigliceróis diminuem, causando uma redução na secreção de insulina e glucagon. A diminuição da secreção de insulina e glucagon e a redução dos nutrientes tornam esse estado catabólico.
2) Para realizar suas atividades cotidianas, a senhora Bruna Alvarês gasta energia obtida da oxidação dos alimentos. Esse processo é chamado de respiração celular, cujo objetivo final é obter energia em forma de ATP. Sobre o metabolismo celular responda: 
a) Descreva o processo metabólico utilizado pelas hemácias para obtenção de energia? 
- O processo metabólico realizado pelas hemácias para obtenção de energia ocorre por meio da via anaeróbica, por fermentação lática.
b) Quais as principais fontes de energia utilizadas pelo cérebro?
- A principal fonte de energia do cérebro é a glicose, obtida dos alimentos ricos em carboidratos.
c) Qual o significado bioquímico da presença de corpos cetônicos na urina? 
- Conhecido como cetonuria, significa que está ocorrendo um aumento da degradação dos lipídios para gerar energia, uma vez que os estoques de carboidratos estão comprometidos, o que pode ocorrer em casos de jejum prolongados, dieta restrita e diabetes descompensada.
d) Comparando o metabolismo anaeróbico (fermentação) e o metabolismo aeróbico, qual deles gera mais ATP? Justifique.
- Respiração celular aeróbica produz mais ATP do que as vias anaeróbicas, pois permite-lhes obter mais ATP a partir de suas moléculas de glicose quando o oxigênio está presente.

Continue navegando