Buscar

Contextualizada de Cinesioterapia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Natianary Batista Neves
Matricula: 36015793 
Curso: Fisioterapia
Contextualizada de Cinesioterapia
Não há uma regra absoluta de quais exercícios devem ser prescritos, uma vez que o tratamento fisioterápico deve ser sempre individualizado, respeitando as condições e história de cada paciente.
Primeiramente e feito uma avaliação físico-funcional para verificar o quadro apresentado, o tipo de lesão e a evolução do paciente com relação aos exercícios
De maneira geral, diversas técnicas e modalidades terapêuticas podem ser utilizadas na recuperação de um paciente com fratura de colo de fêmur, trazendo assim aumento da mobilidade, fortalecimento muscular, melhora do equilíbrio, treino de marcha e facilidade em transferências aumentando a estabilidade e permitindo maior independência. Estima-se que o paciente com fratura de fêmur tenha perda de 6% da massa magra no período de 1 ano, portanto, exercícios de fortalecimento e ganho de massa muscular são muito importantes.
As atividades devem ser realizadas sempre dentro dos limites e na maior intensidade tolerada. 
Enfim, exercícios envolvendo amplitude do movimento, força muscular e treino funcional e de equilíbrio, além de propriocepção são incluídos na fase quando a fratura já está bem consolidada, permitindo peso no membro afetado.
Alguns exemplos de exercícios que podem ser incluídos nessa fase do tratamento:
Flexão do joelho com flexão do quadril (costas apoiadas o tempo todo); Movimentação do Pé: (Puxar a ponta do pé no sentido do joelho e depois no 
sentido contrário); Dorsiflexão com flexão de quadril (sempre com costas apoiadas o tempo todo); Contração de Quadríceps: Pressionar a cama com a parte de trás do joelho; Extensão de quadril com resistência de mola; Agachamento, com bola, preservando o ângulo de 90o nos joelhos; Fortalecimento de Quadríceps: Colocar um travesseiro alto embaixo do 
joelho e, com a ajuda da fisioterapeuta, esticá-lo
Lembrando que todo o tratamento deve ser sempre respeitando em que fase do tratamento aquele paciente está.
As metas do exercício terapêutico devem ser restaurar, força, resistência, mobilidade e flexibilidade, estabilidade, relaxamento, coordenação e equilíbrio e habilidades funcionais. 
Na primeira sessão será realizado;
- Elevação da Perna Reta (SLR); (Deitado de barriga para cima, eleve a perna com o joelho bem esticado por cerca de 15cm. Segure por dois segundos e então abaixe lentamente a perna). Lembre-se de manter a perna o mais reta possível. Repita por 10 vezes em 3 séries.
- Ponte (Deitado de barriga para cima, com os joelhos flexionados eleve a pelve lentamente até o máximo que conseguir e retorne lentamente para a posição inicial). Repita por 10 vezes em 3 séries.
- Ostra também conhecido como concha; (Deitado de lado, coloque um elástico entre os joelhos, mantenha os pés unidos e separe lentamente um joelho do outro, retorne á posição inicial também de maneira lenta). Atenção para não girar o tronco. Repita por 10 vezes em 3 séries. Esses são os exercícios para início do tratamento e para obter respostas se o paciente sente dor e se pode dar prosseguimento com outros exercícios.
Referências: 
Exercícios para o quadril- Clinica unificada de reabilitação 2020
https://curefisioterapia.com.br/6-exercicios-para-manter-seus-quadris-saudaveis/ Acesso em 21 de agosto de 2022
Fisioterapia na fratura de colo de fêmur – Clinica de fisioterapia 2020
https://curefisioterapia.com.br/fisioterapia-fratura-colo-femur/ . Acesso em 24 de agosto de 2022
Fisioterapia no pós-operatório de Fratura Proximal do Fêmur em Idosos.
http://www.scielo.br/pdf/aob/v21n3/10.pdf . Acesso em 19 de agosto de 2022

Continue navegando