Buscar

Estudo Dirigido - Fisiologia do Exercicio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido - Aula Sistema Respiratório
1. Descreva o caminho de condução do ar pelas vias aéreas.
R: Dar início de entrada de ar no nariz, passando pelas fossas nasais, é umedecido, aquecido e filtrado, segue pela faringe, laringe e tranqueia, na traqueia se ramifica pelos brônquios, bronquíolos, alvéolos pulmonares. 
2. O que é inspiração e expiração?
R: São os processos de entrada e saída de ar através de ações musculares das vias áreas formando a respiração
3. Como as variações de pressão intrapleural e intrapulmonar fazem o ar entrar e sair dos pulmões?
R: 
Na inspiração: a diminuição da pressão intrapulmonar, que chega a valores abaixo da pressão atmosférica, promove a entrada de ar nos pulmões. Quando o ar entra nos pulmões, a pressão atmosférica e a intrapulmonar ficam equilibradas temporariamente. e a pressão encontrada na cavidade pleural. Essa pressão é negativa; isso causa a aderência entre as pleuras. Quando essa pressão se torna mais negativa, o pulmão tende a se expandir. Na expiração, o ar é expulso do nosso corpo de maneira passiva. Quando essa pressão se torna menos negativa (mais ainda assim negativa) o pulmão tende a se retrair.
4. Quais são os músculos que participam da inspiração e expiração?
R: Os músculos da inspiração: Estercleidomastoide, escalenos, intercostais externo, diafragma
Os músculos da Expiração: intercostais interno, obliquo externo, obliquo interno, transverso do abdome, reto abdome.
5. Descreva as diferenças entre a mioglobina e a hemoglobina.
R: Podemos perceber que a mioglobina só liga um oxigênio por molécula, enquanto a hemoglobina é capaz de ligar ​quatro moléculas de oxigênio​ (O​2​), uma em cada subunidade.
6. Como o pH e a temperatura podem alterar a dissociação do oxigênio pela hemoglobina?
R: O efeito de Bohr é caracterizado pelo estímulo à dissociação entre o oxigênio e a hemoglobina, causando liberação de oxigênio para o sangue, quando ocorre um aumento na concentração de gás carbônico, ou pela promoção da ligação do oxigênio à hemoglobina quando ocorre uma diminuição do pH sanguíneo
7. Explique o mecanismo de manutenção do pH sanguíneo.
R: A maior parte é constituída por ácido carbônico, formado pela reação entre dióxido de carbono (CO2) e água. São produzidos também, em menor quantidade, ácido lático, cetoácidos e outros ácidos orgânicos. Pulmões e rins são os principais órgãos envolvidos na regulação do pH do sangue.
8. Descreva as alterações no sistema respiratório promovidas em função da intensidade da atividade física.
R: Em atividade física, a ventilação pulmonar aumenta desproporcional em relação ao consumo de oxigênio, e o aumento da ventilação destinada a neutralizar a redução de ph plasmático durante o exercício. Limiar de lactato é o mais alto consumo de oxigênio com aumento inferior a 1 mm/l.
9. Descreva as diferenças do funcionamento respiratório entre indivíduos sedentários e treinados.
R: os treinados apresentam maio força muscular respiratório, maiores picos de fluxo expiratório, capacidade vital mais lenta e frequência respiratória menor do que os sedentários.
Estudo Dirigido - Aula Hormônios e Exercício – Equilíbrio Hidroeletrolítico
1. O que é desidratação, ?
R: é a escassez de agua no organismo.
2. Quais são os hormônios responsáveis por manter o equilíbrio hidroeletrolítico corporal?
R: O Hormônio Antidiurético (ADH), o sistema renina-angiotensina-aldosterona (SRAA) e o mecanismo da sede permitem a manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico e da constância da osmolaridade plasmática.
3. Descreva o mecanismo de ação do ADH e do sistema renina-angiotensina-aldosterona.
R: ADH estimula a sensação de sede, aumenta a osmolaridade e o SRAA regula funções essenciais do organismo, como a manutenção da pressão arterial, balanço hídrico e de sódio. A lógica fundamental que preside o funcionamento do sistema é responder a uma instabilidade hemodinâmica e evitar a redução na perfusão tecidual sistêmica.
4. Explique as estratégias de reposição hidroeletrolítica para situações pós exercício.
R: A reposição dos eletrólitos (principalmente sódio) eliminados pelo suor durante a atividade acelera o processo de reidratação pelo aumento da retenção de líquidos e melhora da restauração do volume plasmático após o exercício físico	
Estudo Dirigido - Aula Hormônios e Exercício – Controle da Glicemia
1. O que ocorre com a concentração de glicose sérica após uma atividade física?
R: No exercício ocorre aumento da fosforilação de proteínas relacionadas à captação de glicose pelo músculo esquelético, resultando em maior quantidade de GLUT4 transportados para a membrana celular, com consequente aumento na captação de glicose pelo músculo. Depois se mantem estável.
2. Por que é importante manter a glicemia constante?
R:  o açúcar seria uma espécie de combustível que regula e faz o organismo trabalhar corretamente. Por isso, manter o Índice Glicêmico (IG) equilibrado em nossa corrente sanguínea é vital para evitarmos problemas futuros e manter o bem-estar físico
3. Descreva sobre a liberação dos hormônios Cortisol, adrenalina, GH, insulina e glucagon durante o exercício.
R: No exercício, à medida que os níveis plasmáticos de glicose no sangue vão diminuindo, ocorre estimulação da glicogenólise hepática pelo aumento gradual da concentração plasmática de glucagon. O hGH tem um papel importante sobre os efeitos do exercício físico, onde a sua liberação promove redução do catabolismo protéico e oxidação da glicose, mobilizando ácidos graxos livres do tecido adiposo a fim de gerar energia. Adrenalina e noradrenalina, esses dois hormônios são liberados durante os exercícios muito intensos, preparando o corpo para os grandes esforços que serão realizados na hora que você começar a malhar. Assim, agem em conjunto para aumentar o gasto energético, uma vez que aceleram a queima de gordura.
4. Quais são os efeitos dos hormônios Cortisol, adrenalina, GH, insulina e glucagon no tecido muscular, hepático e adiposo durante o exercício?
R: Os hormônios também que atuam no; - aumento da glicogenólise tanto no fígado quanto no músculo que está em exercício; - aumento da força de contração cardíaca; - Aumento da liberação da glicose e ácidos graxos livres para a corrente sanguínea; - na vaso-dilatação em vasos musculares em exercício e a vaso-constrição nas vísceras e na pele (com o efeito da norepinefrina); - aumento de pressão arterial; - e no aumento da respiração. Como as catecolaminas (epinefrina, norepinefrina). Que durante o exercício os níveis de epinefrina são elevados conforme a intensidade do exercício quase que de forma exponencial. Enquanto os níveis de norepinefrina se mantêm próximos aos níveis basais até que a intensidade do VO2 máx atinja os níveis de 75% de sua intensidade, aumentando de forma linear. Promovendo a adequada redistribuição do fluxo sanguíneo para supri as necessidades dos músculos em atividade, e o aumento da força de contração cardíaca e a mobilização de substrato como fonte de energia
Estudo Dirigido - Aula Termorregulação
1. Como é feita a manutenção da temperatura corporal?
R: No Calor através de vasodilatação, sudorese, comportamental e no frio através de vasoconstrição, termogêneses, sem tremores, comportamental.
2. Quais são as formas de produção, manutenção e perda de calor?
R: Produção voluntaria: Exercícios e involuntária: tremor, ação hormonal.
Manutenção: vasodilatação, sudorese e agitação, perda: radiação, condução, convecção e evaporação.
3. Cite e explique a variação de temperatura corporal de acordo com o estado físico de uma pessoa.
R: Temperatura Quente: Vasodilatação, Frio: Vasoconstrição e Vigília: mantem.

Continue navegando

Outros materiais