Buscar

corrosao pesquisa

Prévia do material em texto

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇOS E PROCESSOS IRMÃ DULCE
Técnico em química
ANDRÉIA DA S. FRANÇA;
LUANA SOUZA.
MILENA DO N.S. DE OLIVEIRA
FORMAS DE EVITAR A CORROSÃO
Docente: Viviane Papa 
 Disciplina: Corrosão
Simões Filho, 2022
1-Corrosão
A Corrosão de metais é um fenômeno natural, provocado por reação de oxirredução, esse fenômeno ocorre quando uma superfície metálica sofre com a degradação constate causada, principalmente pela ação de agentes naturais, como o oxigênio e a umidade do ar. Pode-se dizer que também que a oxidação é um processo eletroquímico em que ocorre uma transferência de elétrons entre dois reagentes, tendo como consequência a corrosão, que é o ataque destrutivo e não intencional de um metal.
1-2 Formas de evitar a corrosão
1.2.1 Metal de sacrifício
Esse modelo de proteção é muito utilizado em cascos de navios, isso porque os metais de sacrifício, basicamente como um meio oxidante que sofre os danos no lugar do metal principal. Como exemplo de metal de sacrifício o magnésio e o Zinco.
1.2.2 Galvanização
O processo de galvanização consiste na formação de uma camada de zinco sobre a superfície do aço ou ferro, por meio de uma etapa de imersão à quente. Sendo o Zinco mais anódico (Os ânodos de sacrifício possuem um caráter menos redutor que o outro metal, assim, fazem a reação de oxidação no lugar), garante proteção a qualquer corrosão na superfície do material. A camada na superfície evita o contato do metal com o ar e a água, além de o proteger mesmo quando riscado, já que, devido ao potencial de oxidação, o Zinco continuará se oxidando no lugar do aço.
1.2.3 Ligas metálicas especiais
 Algumas ligas metálicas como o aço inoxidável, composta de 74% aço, 18% cromo e 8% níquel, tem como uma das características principais o fato de não enferrujar, isso porque o cromo e níquel formam óxidos que evitam a corrosão de metais inibindo também a ação do oxigênio e da umidade do ar.
1.2.4 Proteção catódica 
É um método de proteção de metais no qual um metal é colocado em contato com aquele que se deseja proteger, é uma técnica muito utilizada para a proteção de metais em: Oleodutos, revestimento de navios.
Essa técnica consiste em energizar os metais a serem protegidos, transformando-os em cátodos para eliminar assim os processos corrosivos. Essa energização pode ser feita com auxílio de metais como magnésio e zinco. Outra maneira de se realizar essa proteção é por meio de uma corrente impressa, que utiliza uma fonte externa de corrente elétrica para diminuir o potencial oxidativo da estrutura. 
1.2.5 Proteção anódica
A proteção anódica, ao contrário da catódica, faz do metal um ânodo. Para isso, é aplicada uma corrente contínua em metais passivados. É um método utilizado para proteger metais em ambiente muito corrosivo, para que outros metais de proteção, como a proteção catódica seja mais eficaz; Ele funciona formando uma camada protetora chamada filme anódico no metal base, esse filme é uma camada oxidada controlada, que pode ser usada para aumentar ou diminuir a espessura do filme anódico, este filme atua como barreira contra a natureza corrosiva de seu ambiente.
REFERÊNCIAS
BATTTISTI, Vinicios; 5 maneira de evitar a corrosão; 2021 ; Disponível em <https://coemjr.com.br/oxidacao-de-metais/> ; Acesso em : 20/05/2022.
FOGAÇA, Jennifer; Proteção contra corrosão; Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/protecao-contra-corrosao-ferro.htm> Acesso em : 20/05/2022.
COPPERMETAL; Os diferentes métodos para evitar a corrosão em metais; Disponível em: <https://www.coppermetal.com.br/blog/corrosao-de-metais/> Acesso em : 20/05/2022.

Continue navegando