Buscar

Fundamentos e Teoria Organizacional - GABARITO | Simulado Atividades de Aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundamentos e Teoria Organizacional
GABARITO | Simulado: Atividades de Aprendizagem
1. A teoria das relações humanas propiciou uma grande evolução na forma de comunicar corretamente os indivíduos para que pudessem realizar seus trabalhos de forma acertiva. Quais são os propósitos da comunicação no gerenciamento das pessoas.
A) Proporcionar informações e compreensão necessárias ao esforço das pessoas, Proporcionar habilidades necessárias para motivação, cooperação e satisfação no cargo, Melhorar a comunicação conduz a um melhora de desempenho nos cargos. 
B) Proporcionar informações e compreensão necessárias ao esforço das pessoas, Proporcionar atitudes necessárias para motivação, cooperação e satisfação no cargo, Melhorar a comunicação conduz a um melhora de desempenho nos cargos. 
C) Proporcionar informações e compreensão necessárias ao esforço das pessoas, Proporcionar atitudes necessárias para desmotivação, cooperação e satisfação no cargo, Melhorar a comunicação conduz a um melhora de desempenho nos cargos.
D) Proporcionar informações e compreensão necessárias ao esforço das pessoas, Proporcionar atitudes necessárias para motivação, cooperação e satisfação no cargo, Melhorar a comunicação conduz a um melhora dos cargos.
2. A pesquisa operacional auxilia os gestores nas questões de foco em relação ao problema, assim como, quais os caminhos a serem tomados de forma rápida para criar um plano de ação em busca da solução e em detrimento dos resultados organizacionais. Para realizar essa pesquisa, é necessário fazê-la em fases. Observe as asserções a seguir e assinale a alternativa que corresponde à sequência correta para concluir a pesquisa:
I- Teste do modelo.
II- Identificação do modelo ideal.
III- Formulação do problema.
IV- Construção do modelo matemático.
V- Implementação.
VI- Controle e avaliação.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A) III-IV-I-II-VI-V.
B) II-IV-V-I-VI-III.
C) V-I-III-VI-IV-II.
D) I-II-III-IV-V-VI.
3. Administrar é um processo dinâmico e contínuo em que decisões são tomadas a todo momento, e subsequentemente executadas, visando proporcionar a eficácia e eficiência organizacional. Apresentamos quatro funções administrativas, segundo Chiavenato (2014): Qual das funções administrativas faz parte a seguinte descrição: "Também conhecido como liderar e realizar os processos ou atividades mediante o uso dos recursos humanos, materiais e fi nanceiros, organizados nos processos anterior".
A) Dirigir.
B) Controlar.
C) Organizar.
D) Planejar.
4. Sobre Benchmarking, assinale a alternativa incorreta.
A) É um processo através do qual se observa, aprende e melhora, podendo ser aplicado a qualquer área de atividade organizacional, envolvendo todos os setores da empresa.
B) É uma ferramenta de gestão que auxilia nas métricas usadas para avaliar o desempenho e as necessidades das empresas obterem formas comparativas e sistemáticas em seu setor de atuação, e assim identificar os fatores-chave de sucesso e de insucesso.
C) É um sistema de informática.
D) É uma ferramenta de gestão da qualidade.
5. Podemos dizer que a busca constante pela sofisticação tecnológica resulta em uma eficiência cada vez maior das organizações, desencadeando maior precisão nos:
A) Acordos
B) Ajustes
C) Negócios
D) Processos
6. As ideias centrais da teoria têm como visão geral, formal e informal da organização, a autoridade, fenômenos psicológicos e principalmente no indivíduo a forma de conhecer seus comportamentos dentro da organização. Esta teoria critica formalmente a teoria clássica por se tratar apenas da estrutura da organização e nas tarefas aos princípios gerais da administração. De qual teoria está se referindo o texto acima?
A) Teoria humanista
B) Teoria comportamental
C) Teoria do desenvolvimento organizacional
D) Teoria burocrática
7. A origem da globalização ocorreu através de um fenômeno bastante peculiar dos seres humanos ao longo de sua evolução, o principal foi o de percorrer longas distância por milhares de anos, em movimentos migratórios, assim povoando o planeta. Aconteceram as fases da globalização, iniciada no período de 1800, apresentando separadamente os períodos em que elas ocorreram de acordo com determinados fatores desencadeadores e principalmente as características de cada uma delas.
Qual a fase que aconteceu o surgimento das primeiras empresas multinacionais (principalmente europeias e norte-americanas) nos setores industrial e extrativista e agrícola?
A) Segunda fase
B) Terceira fase
C) Quarta fase
D) Primeira fase
8. Segundo Oliveira (2010, p. 254) a Pesquisa Operacional é dividida em seis fases. Assinale a alternativa a apresenta a fase do Controle e Avaliação.
A) Verificação do modelo utilizado e da solução apresentada.
B) Conehcimento da realidade, objetivos da análise e solução para o problema.
C) Representação da situação ideal e identificação da variável a ser controlada.
D) Análise das situações possíveis, simulações e análises diversas.
9. Marque a opção CORRETA , sobre clima organizacional, segundo Chiavenato (2011).
A) Reflete no modo como as pessoas interagem umas com as outras, podendo ser seus clientes internos ou externos dentro de uma organização, e o seu grau de satisfação no ambiente de trabalho que o cerca. O clima organizacional tem duas variáveis bem distintas, a primeira é o agradável, o respeito mútuo com as pessoas, a interação e troca de gentilezas ou a segunda, pode ser o modo da pessoa ser desagradável, frio, agressivo e alienado ao extremo.
B) Clima organizacional é o estado da organização em que se encontra ou parte dela em um dado momento, momentaneamente, mas passível de mudanças em um período pequeno pelas novas influências que surgem decorrentes de decisões e ações pretendidas pela organização, aceitas ou não pelos colaboradores.
C) Mudança pode ser considerada uma situação para outra em um pequeno espaço de tempo, implicando a ruptura, transformação, perturbação e interrupção de um determinado sistema. No mundo moderno, a organização está em constante transformação, sendo necessária uma mudança de contraste, adaptação, renovação e revitalização.
D) Assim que ocorrem problemas e conflitos, para os behavioristas, essas crises nas organizações, tem como o administrador tratar e resolver através da negociação entre as partes, mesmo com preferências diferentes, lados opostos e interesses conflitantes. Algumas características para o início da negociação.
10. A administração é uma ciência que sofreu várias influências ao longo da história. De acordo com Chiavenato (2014), quais seriam essas influências? 
I – Influências Filosóficas
II – Influência Militar
III – Influência da Igreja
IV – Influência Científica
V – Influência da Revolução Industrial
VI – Influência Econômica
A) Todas as alternativas estão corretas
B) Somente as alternativas II, III, IV e V estão corretas
C) Somente as alternativas I e VI estão corretas
D) Somente as alternativas II, III, IV, V e VI estão corretas

Outros materiais