Buscar

Áreas de atuação da Gestão e Gestão Democrática

Prévia do material em texto

Nome: Moisa Gomes Santos
RGM:22265295
Áreas de atuação da Gestão e Gestão Democrática
A gestão escolar ou gestão da educação, define seu foco sobre pontos fundamentais do processo educacional, para permitir que a escola, curso ou faculdade, possua condições para alcançar o seu principal objetivo: fornece um ensino de qualidade e ajudar as pessoas em competências e atributos imprescindíveis a sua vida pessoal e profissional. O gestor escolar deve atuar como um articulador frente aos diversos segmentos da unidade escolar. Cabe a ele a função de coordenar considerando os aspectos sociais, econômicos e políticos do contexto em que a escola está inserida, de modo a garantir uma integração democrática e participativa entre todos os envolvidos no processo.
Um dos principais objetivos da gestão pedagógica é engajar professores, alunos, pais e funcionários em um ambiente acadêmico estimulante. O Projeto Político Pedagógico (PPP), também conhecido apenas como projeto pedagógico, é um documento que deve ser produzido por todas as instituições de ensino, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
O estímulo e o engajamento de alunos e professores durante as aulas serão o resultado de um plano bem definido pela gestão e bem executado pelos professores, que precisam estar alinhados e motivados aos propósitos definidos. Por este motivo, é fundamental a participação do corpo acadêmico na formulação do Projeto Político Pedagógico. Antes de iniciar o desenvolvimento do plano pedagógico, a instituição deve ter em mente que o aprendizado é o principal alvo e que as avaliações estão a serviço da aprendizagem.
Hoje, sabemos que a condição do aprendizado de cada aluno depende de outros fatores, como memória, atenção, atitudes, valores, motivação, aspectos emocionais e sociais que, interligados à inteligência, definem um molde pessoal da capacidade de cada estudante de construir conhecimento.
 A educação não se restringe aos aspectos de transmissão de informação. A educação pode estar voltada para a construção, desenvolvimento pessoal e social do aluno. A inteligência é um aspecto composto por vários fatores. Existem alunos que possuem uma ótima capacidade verbal e de comunicação, enquanto outros possuem um raciocínio lógico mais aguçado ou ainda outros, que resolvem problemas lógicos com extrema facilidade. Há ainda alunos que possuem limitações no raciocínio abstrato. Desta forma, é notório entre a comunidade acadêmica que alunos com deficiência intelectual, por exemplo, possuem alguns tipos de inteligência mais desenvolvidas que outros. Estes aspectos, relacionados à avaliação dos alunos, devem ser considerados antes da criação do plano pedagógico e durante a existência da gestão acadêmica. O papel do diretor na gestão democrática é o de promover um ambiente educacional de qualidade, garantindo que os princípios de horizontalidade e de escuta sejam respeitados e exercendo liderança com os demais setores da escola.
A gestão escolar democrática é o modelo de organização no qual se prioriza a participação do coletivo. Nela, gestores, professores, funcionários, pais, alunos e todos os envolvidos na comunidade escolar podem opinar de maneira ativa nas decisões. Por ser descentralizada, a gestão democrática faz da escola um local mais aberto ao diálogo. Existe a busca por um espaço horizontal, em que o foco da tomada de decisões não se dá através de uma hierarquia. A gestão democrática é essencial na elaboração de um bom Projeto Político Pedagógico e sua concretização traz benefícios para toda a comunidade escolar.
Referências
https://tutormundi.com/blog/gestao-escolar-democratica/
Princípios da Gestão escolar democrática PDF
https://www.edukante.com/sistemas-gestao-escolar/gestao-escolar-principais-areas.aspx#:~:text=Para%20uma%20melhor%20explana%C3%A7%C3%A3o%2C%20dividimos,tempo%20e%20gest%C3%A3o%20de%20processos.

Continue navegando