Buscar

ATIVIDADE 2 MOTIVAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 2 – MOTIVAÇÃO
1. Por que é importante estudar a motivação para se compreender o comportamento?
R: Permite compreender como os seres humanos, em determinadas e diferentes situações, são motivados ou não a ação.
2. O que, principalmente, caracteriza um comportamento motivado? 
R: Comportamentos motivados são gerados por um estado de alerta corporal que levam a tomadas de decisões com o objetivo principal de reduzir a tensão inicial ou gerar uma sensação de bem-estar. Eles são os resultados das ações dos estados motivacionais.
3. Que diferenças podem ser apontadas entre os conceitos de: motivo, incentivo, impulso e necessidade? Ilustrar a resposta com exemplos.
R: Pode-se distinguir entre incentivo positivo: aquele na direção do qual o comportamento se dirige (ex: alimento, dinheiro, sucesso) e incentivo negativo: no qual o indivíduo procura afastar-se ou que é ativamente evitado (ex: ferimento, o isolamento social). Impulso: força que põe o organismo em movimento
4. A aprendizagem exerce alguma influência no processo de motivação? Explicar a resposta.
R: A aprendizagem é influenciada pela inteligência, incentivo, motivação, e, na perspectiva de alguns autores, pela hereditariedade. Os elementos fundamentais para manter as novas informações adquiridas e processadas pelo indivíduo são o estímulo, o impulso, o reforço e a resposta.
5. Existe relação biunívoca entre motivos e comportamentos? Explicar a resposta.
R: Sim, um mesmo comportamento pode ser resultado de vários motivos ativando ao mesmo tempo. O bom desempenho da profissão motivado pela necessidade de realização e de prestigio simultamente.
6. Como costumam ser classificados os motivos? Explicar cada uma das três grandes categorias, oferecendo exemplos.
R: Motivos de Sobrevivência: Os motivos de sobrevivência são os que se baseiam nas necessidades fisiológicas ou quaisquer condições que afetem diretamente a sobrevivência do indivíduo. Ex.: Fome, Sede, Respiração.
Motivos Sociais: Os motivos sociais são os que exigem, para sua expressão, a presença ou participação de outros indivíduos da mesma espécie. Ex.: Sexo, Comportamentos maternais.
Motivos do Eu: que contribuem para a defesa e revigoração da imagem que cada pessoa possui de si mesma.  Ex.: necessidade de realização e de informação consonante
7. Como o conceito de homeostase pode auxiliar a compreender o processo
cíclico dos motivos de sobrevivência?
R: 
8. Qual a explicação oferecida pelas teorias Behaviorista, Cognitiva, Psicanalítica e Humanista para o processo da motivação?
R: Behaviorista: A motivação, na teoria behaviorista, tem como ponto central o conceito de impulso, entendido como a força que impele à ação, atribuível às necessidades primárias. Esta abordagem “vê a execução de uma resposta como se fosse exclusivamente determinada pelo hábito e o impulso. Os hábitos são as vias de acesso construídas entre o ponto de partida (estímulo) e o destino (resposta); o impulso é o combustível que possibilita a viagem” 
Cognitiva: Propõe a levar em consideração o que se “passa na cabeça” do organismo que se comporta. Segundo a teoria cognitiva, não há um estabelecimento automático de conexões estímulo-resposta, o indivíduo antevê consequências de seu comportamento porque adquiriu e elaborou informações nas suas experiências.
Psicanalítica: Comportamento humano é determinado, basicamente, pela motivação inconsciente e pelos impulsos instintivos. Por tanto, a mais forte tendência de comportamento não é, necessariamente, aquela que a pessoa conscientemente decide que é melhor para ela.
Humanista: O humanista tinha visão e pressuposição positivas sobre a natureza humana e suas potencialidades de autorrealização em qualquer tipo de ambiente, seja ele sadio ou não, desde que o seu comportamento esteja motivado e regulado para satisfazer suas necessidades básicas 
Produzido por Matheus Aguiar de Lima 
RA 6689 FAC-FEA Araçatuba 30/08/2022

Continue navegando