Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

AUDITORIA
Aula 10 – Relatórios de Auditoria
RELATÓRIOS DE AUDITORIA
DEFINIÇÃO
Relatório de auditoria é o instrumento técnico pelo qual o auditor comunica ou apresenta os resultados dos trabalhos realizados, suas conclusões, opiniões, recomendações e as providências necessárias que devem ser tomadas pela administração.
RELATÓRIOS DE AUDITORIA
DEFINIÇÃO
RELATÓRIOS DE AUDITORIA 
TIPOS
Os resultados dos trabalhos de auditoria podem ser apresentados sob a forma de parecer de auditoria quando da realização de auditorias sobre as demonstrações financeiras ou contábeis, ou sob a forma de relatório amplo, que é muito mais adequado para a auditoria operacional. Logo, tem-se relatório como gênero e parecer de auditoria e relatório de auditoria como espécies.
Parecer de Auditoria
1
O parecer de auditoria é a opinião manifestada ou declarada pelo auditor em decorrência de seus exames sobre as demonstrações contábeis. Através dele, o auditor informa aos administradores, sócios, investidores e demais interessados nas informações contábeis, de forma clara e objetiva, se concorda ou não com os fatos divulgados e apresenta as respectivas razões.
PARECER DE AUDITORIA
DEFINIÇÃO
O parecer de auditoria deve expressar de forma prudente e imparcial a opinião do auditor sobre as demonstrações contábeis tomadas em conjunto. Uma opinião sem restrições ou limpa demonstra a concordância do auditor sobre todos os aspectos relevantes divulgados nas mencionadas demonstrações.
PARECER DE AUDITORIA
DEFINIÇÃO
Parecer de Auditoria - Estrutura
2
PARECER DE AUDITORIA
ESTRUTURA
O parecer de auditoria compõe-se, basicamente, de três parágrafos:
PARECER DE AUDITORIA
ESTRUTURA
Identificação das demonstrações contábeis e à definição das responsabilidades da administração e dos auditores;
Parágrafo relativo à extensão dos trabalhos
opinião sobre as demonstrações contábeis
Componentes do Parecer
Título: "Parecer de Auditoria“ ou “Parecer dos Auditores Independentes”.
PARECER DE AUDITORIA
ESTRUTURA
Destinatário: ele é normalmente dirigido aos acionistas ou à diretoria da entidade.
Definição de responsabilidade
Identificação das demonstrações contábeis auditadas
Componentes do Parecer
Referência às normas de auditoria
PARECER DE AUDITORIA
ESTRUTURA
Expressão ou negativa de parecer sobre as demonstrações contábeis
Data: deve corresponder ao dia do encerramento dos trabalhos de auditoria
Assinatura do auditor
Parecer de Auditoria - Tipos
3
PARECER SEM RESSALVA
O parecer sem ressalva ou "limpo" indica que o auditor está convencido de que as demonstrações contábeis foram elaboradas segundo os Princípios Fundamentais de Contabilidade e com as demais disposições contábeis e legais pertinentes, em todos os seus aspectos relevantes. 
PARECER DE AUDITORIA
TIPOS
PARECER SEM RESSALVA – IMPOSSIBILIDADE DE EMISSÃO
PARECER DE AUDITORIA
TIPOS
há limitação na amplitude do trabalho do auditor, ou seja, há elementos significativos que não puderam ser auditados;
há discordância com a administração a respeito das demonstrações contábeis;
há incerteza significativa não divulgada, que afeta as demonstrações contábeis e cuja solução depende de eventos futuros.
PARECER COM RESSALVA
O parecer com ressalva é apresentado, quando o auditor conclui que as discordâncias ou restrições no escopo de um trabalho não é relevante ao ponto de determinar a emissão de um parecer adverso ou de uma negativa de opinião. Em outras palavras, é expresso quando o auditor avalia que não pode emitir parecer sem ressalvas, mas que o efeito da discordância ou da restrição de amplitude não é tão significativa, que requeira um parecer adverso, ou mesmo negativa de opinião. 
PARECER DE AUDITORIA
TIPOS
PARECER COM RESSALVA
O parecer com ressalva deve obedecer basicamente ao modelo do parecer limpo com a inclusão dos parágrafos das ressalvas e com a utilização das expressões "exceto por", "exceto quanto" ou "com exceção de" no parágrafo da opinião, referindo-se aos efeitos do assunto objeto da ressalva.
PARECER DE AUDITORIA
TIPOS
PARECER ADVERSO
O parecer adverso é emitido, quando o auditor realiza seus exames, mas discorda completamente das demonstrações contábeis apresentadas. Ou seja, o auditor deve emitir esse tipo de parecer quando verificar que as demonstrações contábeis estão incorretas ou incompletas, em tal magnitude que impossibilite a emissão do parecer com ressalva.
PARECER DE AUDITORIA
TIPOS
PARECER ADVERSO
Nesse caso, o auditor emite opinião de que as demonstrações não representam, adequadamente, a posição patrimonial e financeira, e/ou o resultado das operações, e/ou as mutações do patrimônio líquido, e/ou as origens e aplicações dos recursos da entidade, nas datas e períodos indicados.
PARECER DE AUDITORIA
TIPOS
PARECER COM NEGATIVA OU ABSTENÇÃO DE OPINIÃO
O parecer com negativa ou abstenção de opinião é aquele em que o auditor deixa de emitir opinião sobre as demonstrações contábeis, por não ter obtido evidência adequada para fundamentá-la ou em face de uma restrição significativa. Todavia, essa negativa não elimina a responsabilidade do auditor de informar qualquer fato significativo que possa influenciar a tomada de decisão dos usuários das demonstrações contábeis.
PARECER DE AUDITORIA
TIPOS
PARECER COM PARÁGRAFO DE ÊNFASE
O parecer com parágrafo de ênfase é emitido quando ocorre uma incerteza relevante, cujo desfecho poderá afetar significativamente a posição patrimonial e financeira da entidade, mas foi devidamente divulgada nas notas explicativas. Se o auditor concluir que a matéria envolvendo incerteza relevante não está adequadamente divulgada, o seu parecer deve conter ressalva ou opinião adversa.
PARECER DE AUDITORIA
TIPOS

Mais conteúdos dessa disciplina