Buscar

Semana 2

Prévia do material em texto

Navegação, pesquisa, filtragem, interação, colaboração e compartilhamento: canais digitais e abstrações
Navegação, pesquisa e filtragem são atividades recorrentes de todo usuário do ambiente virtual World Wide Web, a Web. Utilizamos a Web também para colaborar diretamente ou indiretamente, síncrona ou assincronamente com nossos pares ou mesmo com desconhecidos.
Utilizando uma abordagem conceitual, isto é, sem tratar de sistemas específicos, vamos decompor essas atividades em atividades menores, observar padrões nas tarefas e nos dados, e observar os algoritmos utilizados.
Na primeira videoaula, discutiremos navegação e busca, que por sua vez demanda por índices e filtragem sobre eles.
Na segunda videoaula, começamos por diferenciar Web de Internet. A seguir, discutimos como as atividades de colaboração na web envolvem interações entre usuários e compartilhamento de objetos. Finalizamos com exemplos da Univesp.
Na terceira videoaula, revisitamos e detalhamos conceitos das duas videoaulas anteriores, observando a necessidade por estratégias de busca e filtragem adequadas para grandes volumes de dados.
Assim, o conteúdo desta semana se integra ao que já conhecemos da Web e da Internet, apresentando conceitos e técnicas de computação que podemos aplicar em nosso dia a dia.
Ao final desta semana você deverá ser capaz de:
Definir atividades de navegação, pesquisa, filtragem, interação, colaboração e compartilhamento similares às apresentadas em aula;
Rotular o conteúdo dos pilares do Pensamento Computacional correspondentes;
Elaborar os algoritmos correspondentes.
Desafio
Canais digitais e desinformação
No desafio desta semana, vamos analisar, observar e descrever como uma desinformação se espalha facilmente por meio dos canais digitais atuais.
Importante:
(a) Este desafio é conceitual: nas discussões do Fórum, não vamos utilizar o nome de serviços específicos. Em vez disso, vamos abstrair o que o serviço faz, por exemplo: app de comunicação instantânea, operadora de telefonia; rede social; seguidores e publicadores; app de edição de áudio/vídeo.
(b) Também é da maior importância não utilizarmos o nome de pessoas específicas: não podemos correr o risco de ofender ninguém nem de cometer crimes de calúnia ou difamação. Assim, use nomes genéricos como Fulano e Sicrana.
Para este desafio:
Selecione alguma desinformação que chegou até você e identifique como ela chegou até você.
Crie uma versão “fantasia” da desinformação, utilizando as orientações (a) e (b) acima.
Faça um diagrama de como a informação chegou até você, utilizando os conceitos trabalhados nas aulas: busca, interação, compartilhamento, filtragem, indexação, publicação, notificação, comunicação instantânea, índice etc.
Estenda o seu diagrama para incluir os provedores de serviços (sem citar nomes): operadoras de telefonia, navegador, web app, mobile app, rede social etc.
Identifique no seu diagrama aspectos que facilitam a disseminação de desinformação.
Reflita sobre que recursos podem e devem ser utilizados para diminuir o problema.
Sugestão de leitura:Guia Internet, Democracia e Eleições
Revisitando Conhecimentos
Material de apoio 1: Arpanet | mozilla.org
Um parágrafo apresentando a primeira rede de computadores
Material de apoio 2: Como funciona a internet? Entenda uma das principais dúvidas do brasileiro | Rodrigo Lara
Conceitos básicos da Internet e da Web
Material de apoio 3: Rede social | Wikipedia
Apresentação simplificada sobre Redes Sociais e Redes Sociais online.
Orientação de Estudo
Receita para Orientação de Estudos
Ingredientes obrigatórios
Videoaulas da semana
Material-base da semana
Quizzes e Atividade Avaliativa
Modo de preparo
Depois de assistir a cada videoaula pela primeira vez, leia o material-base de autoria de Pimentel e Marzo.
A seguir, revise cada uma das aulas e responda às quizzes correspondentes, de preferência em dias separados e sempre depois de um boa noite de sono.*
No próximo passo, leia também o material indicado em Revisitando conhecimentos.
Na sequência de cada aula, estude as animações criadas com programação em bloco disponibilizadas criadas para dar apoio à aula. Procure entendê-las e modificá-las. Participe ativamente do Fórum para tirar dúvidas sobre como elas funcionam e como você pode modificá-las, e para colaborar com seus colegas em seu aprendizado.
Agora é hora de responder à Atividade Avaliativa da semana: as que valem nota no AVA.
Finalmente, leia o Desafio e participe ativamente das discussões do Fórum relacionadas a ele.
(opcional) Se tiver oportunidade, não deixe de ler o material disponibilizado na seção “Aprofundando o tema”
* Atenção: o espaçamento entre as horas de estudo e sono de boa qualidade e em quantidade suficiente (entre 7 e 8 horas por noite) são essenciais para que seus neurônios possam integrar profundamente o conhecimento que você já possui com as informações apresentadas no material que forem novidade para você.
Rede social
Artigo
Discussão
Ler
Editar
Ver histórico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: se procura pelo filme de 2010, veja A Rede Social.
Sociologia
Social Network Diagram (segment).svg
HistóriaPortal
Teoria
PositivismoAntipositivismoCulturalismoPós-positivismoFuncionalismoConstrutivismo socialEstruturalismoInteracionismoTeoria críticaTeoria ator-rede
Métodos
QuantitativaQualitativaEtnografiaEtnometodologiaAnálise de redes sociais
Subcampos
CriminologiaDivergenteDemografiaEducaçãoEconômicaAmbientalIndustrialDesigualdadeConhecimentoDireitoMatemáticaMédicaPolíticaReligiãoRuralCiênciaMudança socialMovimento socialPsicologia socialEstratificação socialCTSTecnologiaUrbanaInternet
Índice
Por país
vde
Rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e objetivos comuns. Uma das fundamentais características na definição das redes é a sua abertura, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. "Redes não são, portanto, apenas uma outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente".[1]
Muito embora um dos princípios da rede seja sua abertura e porosidade, por ser uma ligação social, a conexão fundamental entre as pessoas se dá através da identidade.
Os limites das redes não são limites de separação, mas limites de identidade. (...) Não é um limite físico, mas um limite de expectativas, de confiança e lealdade, o qual é permanentemente mantido e renegociado pela rede de comunicações.[2]
Visão geral
Logotipo Myspace, uma das primeiras redes sociais.
Logo Facebook
As redes sociais online podem operar em diferentes níveis, como, por exemplo, redes de relacionamentos (Facebook, Twitter, Instagram, Google+, Youtube, MySpace, Badoo), redes profissionais (Linkedin), redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes políticas, redes militares, dentre outras, e permitem analisar a forma como as organizações desenvolvem a sua atividade, como os indivíduos alcançam os seus objetivos ou medir o capital social – o valor que os indivíduos obtêm da rede social.
As redes sociais têm adquirido importância crescente na sociedade moderna. São caracterizadas primariamente pela autogeração de seu desenho, pela sua horizontalidade e sua descentralização.
Um ponto em comum dentre os diversos tipos de rede social é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns. A intensificação da formação das redes sociais, nesse sentido, reflete um processo de fortalecimento da Sociedade Civil, em um contexto de maior participação democrática e mobilização social.
Com as diversas redes sociais, os consumidores estão em contato constante com as marcas. Este fato resulta da revolução tecnológica que, com tablets e smartphones, coloca o mundo nas mãos do consumidor, e tem, como consequência, uma revolução ao nível do marketing e da forma como as empresas secomunicam com os consumidores. Devido a este fenômeno, as marcas, nas mais diversas áreas de negócio, estão a perceber-se de que as técnicas de marketing tradicionais estão a tornar-se cada vez menos eficazes e mais dispendiosas,[3] isto porque a segmentação no marketing "tradicional" é muito menos eficaz e a medição do impacto não é imediata, o que acontece com o marketing digital e, principalmente, com o marketing das redes sociais.
As marcas já não conseguem controlar nem a sua comunicação nem o que se diz sobre elas nas redes sociais. O consumidor assumiu o controle e é participativo em todo o processo de comunicação, chegando mesmo ao ponto de as marcas terem que apresentar conteúdos relevantes, pertinentes e adequados aos desejos e necessidades dos consumidores de forma a terem "permissão" para falar com eles. Este fenômeno está diretamente ligado a um conceito emergente no marketing e comunicação: earned media ("mídia conquistada").
Marketing nas redes sociais
As redes sociais criaram uma nova forma de exploração das dinâmicas de relacionamento entre as empresas e os seus clientes, o marketing nas redes sociais é mais pessoal e interativo do que qualquer outro meio, no entanto é também necessário ter em atenção de que estas novas ferramentas que surgem todos os dias são cada vez mais complexas e de difícil entendimento para o utilizador mais comum. Uma gestão profissional de marketing nas redes sociais exige o estudo e conhecimento de outras áreas como por exemplo as comunidades virtuais e as conexões. O marketing e a comunicação atravessam, portanto, hoje, um caminho que se pauta pela existência de diversificados canais de comunicação, com duas vias, através dos quais as marcas dialogam com os seus consumidores e vice-versa.
As redes sociais online apresentam-se atualmente como uma plataforma de interação com clientes e potenciais clientes, promovendo a fidelização. Permitem ainda que esta mesma interação seja em tempo real uma vez que estando estas Redes ligadas 24 horas/dia, 365 dias/ano as empresas e os seus utilizadores estão conectados quase que automaticamente, sabendo sempre a opinião de cada um. Por exemplo, a empresa lança um produto novo mas quer saber se o mesmo irá ter ou não sucesso no mercado, poderá efetuar um questionário aos seu
s seguidores e após tratamento das respostas sabe se será aceite ou não consoante está ou terá que ser alterado. Isto tudo em tempo real ou numa questão de dias, enquanto que através de outros sistemas antigos isto era tudo muito mais complicado e demorado. As redes sociais permitem mesmo à empresa uma espécie de estudo de mercado com um custo baixíssimo.
Cada vez mais, as redes sociais são utilizadas também para vendas,[4] com plataformas como o Marketplace do Facebook[5] ou a loja do Instagram.
Formas de redes sociais
As redes sociais costumam reunir uma motivação comum, porém podem se manifestar de diferentes formas. As principais são:
Redes comunitárias: estabelecidas em bairros ou cidades, em geral tendo a finalidade de reunir os interesses comuns dos habitantes, melhorar a situação do local ou prover outros benefícios.
Redes profissionais: prática conhecida como networking, tal como o LinkedIn, que procura fortalecer a rede de contatos de um indivíduo, visando futuros ganhos pessoais ou profissionais.
Redes sociais online tais como Facebook, WhatsApp, VK, Google+, MySpace, Twitter, Badoo WorldPlatform (normalmente estamos acostumados a redes sociais públicas, mas existem privadas. Normalmente, existem estágios de tempo em cada rede social até que se torne pública) que é um serviço online, plataforma ou site que foca em construir e refletir redes sociais ou relações sociais entre pessoas, que, por exemplo, compartilham interesses e/ou atividades, bate-papo, jogar com os amigos, entre outras funções.
Como já dito acima, existem redes sociais públicas, em que o registro está desbloqueado para todos. As privadas podem pedir o endereço eletrônico e só depois de uma resposta é que o registro fica disponível, nesse tipo de rede nem sempre são aceitos todos os tipos de pessoas. Existem ainda as redes sociais pessoais, para família ou amigos, pouco conhecidas na Internet.
Análise de redes
Um exemplo de um diagrama de uma rede social. O nó com maior grau de centralidade de intermediação está representado em amarelo.
A análise de redes sociais surgiu como uma técnica chave na sociologia moderna. O conceito surgiu na sociologia e na antropologia social. No final do século XX, o termo passou a ser olhado como um novo paradigma das ciências sociais, vindo ser aplicada e desenvolvida no âmbito de disciplinas tão diversas como a antropologia, a biologia, os estudos de comunicação, a economia, a geografia, as ciências da informação, a psicologia social, a sociolinguística e, sobretudo, no serviço social.
A ideia de rede social começou a ser usada há cerca de um século atrás, para designar um conjunto complexo de relações entre membros de um sistema social a diferentes dimensões, desde a interpessoal à internacional.
Em 1954, J. A. Barnes começou a usar o termo sistematicamente para mostrar os filhos da patria, incorporando os conceitos tradicionalmente usados quer pela sociedade quer pelos cientistas sociais: grupos bem definidos (exemplo: tribos, famílias) e categorias sociais (exemplo: género, grupo étnico).
Académicos como S. D. Berkowitz, Stephen Borgatti, Ronald Burt, Kathleen Carley, Martin Everett, Katherine Faust, Linton Freeman, Mark Granovetter, David Knoke, David Krackhardt, Peter Marsden, Nicholas Mullins, Anatol Rapoport, Stanley Wasserman, Barry Wellman, Douglas R. White ou Harrison White expandiram e difundiram o uso sistemático da análise de redes sociais.[6]
Em teoria, na estrutura das redes sociais, os atores sociais se caracterizam mais pelas suas relações do que pelos seus atributos (gênero, idade, classe social). Estas relações tem uma densidade variável, a distância que separa dois atores é maior ou menor e alguns atores podem ocupar posições mais centrais que outros. Este fenômeno é explicado por alguns teóricos apontando a existência de laços fortes e fracos e a dos buracos estruturais onde se encontram os atores que não podem comunicar entre si a não ser por intermédio dum terceiro.[7]
No estudo da estrutura das redes sociais, é necessário incluir as relações de parentesco de seus membros, redes sociométricas, capital social, redes de apoio, de mobilização, interconexões entre empresas e redes de escola
É composta por três elementos básicos:
Nós ou atores
Vínculos
Fluxos de informação (unidirecional ou bidimensional)
In this article
Saiba mais
Arpanet
A ARPAnet (Advanced Research Projects Agency Network, em português, Rede da Agência de Pesquisas em Projetos Avançados) foi a primeira rede de computadores, construída em 1969 como um meio robusto para transmitir dados militares sigilosos e para interligar os departamentos de pesquisa por todo os Estados Unidos. ARPAnet primeiro executou NCP (Network Control Protocol, em português, Protocolo de Controle de Rede) e posteriormente a primeira versão do protocolo de internet ou o conjunto de protocolos TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol, em português, Protocolo de Controle de Transmissão/Protocolo de Internet), fazendo da ARPAnet uma parte proeminente da nascente Internet. ARPAnet foi fechado no início de 1990.
https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2019/05/07/como-funciona-a-internet.htm
https://scratch.mit.edu/projects/715601977
PERGUNTA 1
Considere as afirmações: 
I. A web tem mais de 3 bilhões de páginas. 
II. Para responder a uma pesquisa do usuário, um serviço de busca consulta um índice remissivo que relaciona cada página ao conteúdo que ela contém. 
III. Para gerar o índice remissivo, um serviço de busca precisa navegar nas páginas web de modo similar ao que usuários humanos fazem. 
No que se refere às afirmações acima, indique a alternativa correta. 		
Todas as alternativas estão corretas. 
PERGUNTA 1
Considere asafirmações: 
I. Internet e Web são sinônimos. 
II. A Web utiliza um modelo cliente-servidor no qual “navegadores web” atuam como clientes e os “servidores web” atuam como servidores. 
III. Uma app de comunicação instantânea na Internet utiliza um modelo cliente-servidor no qual a “app” atua como cliente e o “servidor da app” atua como servidor. 
No que se refere às afirmações acima, indique a alternativa correta: 
		
Apenas II e III estão corretas.
PERGUNTA 1
Considere as afirmações: 
I. Para oferecer operação de “voltar” um navegador registra o histórico de navegação em uma lista que é tratada como uma pilha. 
II. Para gerar um índice remissivo, um serviço de busca precisa navegar na Web. 
III. Serviço de comunicação instantânea para grupos estendem as funções de um serviço de comunicação instantânea entre indivíduos. 
No que se refere às afirmações acima, indique a alternativa correta: 
		
Todas as alternativas estão corretas. 
PERGUNTA 1
Questão referente ao Texto-base: Navegação, pesquisa, filtragem, interação, colaboração e compartilhamento: canais digitais e abstrações, de Profª Maria da Graça Campos Pimentel.
Considerando o cenário no qual um usuário está navegando na Web, quais das afirmativas abaixo são verdadeiras? 
I. Ao navegar na Web, cada link selecionado pelo usuário gera um registro na lista que controla a navegação. 
II. A cada novo link selecionado, seu registro navegação é inserido no final (anexado) na lista de registros de navegação. 
III. Quando uma operação de voltar é realizada, o navegador remove o último registro da lista e direciona o usuário para o endereço correspondente. 
IV. Ao chegar em uma página que não tenha links, o usuário não pode utilizar uma operação de voltar para se manter na navegação. 
V. Ao navegar na Web, o usuário realiza uma interação um a um com o navegador. 	
		
Apenas I, II, III e V são verdadeiras.
		
Avaliativa
PERGUNTA 1
Qual das alternativas apresenta a melhor estimativa quanto ao número de páginas disponíveis na Web? 
· A Web é composta de mais de 2 bilhões e menos de 2,5 bilhões de páginas.
· A Web é composta de mais de 1,1 bilhões e menos de 1,5 bilhões de páginas.
· Qual das alternativas apresenta a melhor estimativa quanto ao número de páginas disponíveis na Web? 
· A Web é composta de mais de 2,5 bilhões e menos de 3 bilhões de páginas.
· A Web é composta de mais de 1,5 bilhões e menos de 2 bilhões de páginas.
]
PERGUNTA 2
Entre os componentes de um Serviço de Busca na Web, estão: 
 
1. Serviço de interface com o usuário. 
2. Serviço de indexação. 
3. Bancos de dados. 
 
I. Recebe consultas do usuário. 
II. Apresenta o resultado para o usuário. 
III. Navega na Web para captura sua estrutura. 
IV. Extrai termos relevantes de páginas. 
V. Armazena a estrutura de websites. 
VI. Armazena os termos relevantes contidos em páginas. 
 
Assinale a alternativa que correlaciona adequadamente os dois grupos de informação. 
		
1-I, 1-II, 2-III, 2-IV, 3-V, 3-VI 
		
1-I, 1-II, 1-III, 2-IV, 3-V, 3-VI
		
1-I, 1-II, 1-III, 2-IV, 2-V, 3-VI
		
1-I, 2-II, 3-III, 1-IV, 2-V, 3-VI
		
1-I, 2-II, 3-III, 1-IV, 2-V, 3-VI
1,66 pontos 
PERGUNTA 3
Considerando o cenário em que dois usuários trabalham remotamente na redação do mesmo documento utilizando um editor de texto colaborativo remoto em modo síncrono, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. 
I. Podemos abstrair que cada comando de edição realizado por um usuário é tratado como uma mensagem que é enviada para o outro usuário. 
PORQUE 
II. A mensagem enviada a cada comando de edição corresponde ao comando de edição realizado que deve ser replicado no ambiente do usuário remoto. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 
		
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 
		
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. 
		
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
		
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
		
As asserções I e II são proposições falsas. 
1,66 pontos 
PERGUNTA 4
Considerado a Internet e a Web, quais das afirmações abaixo são verdadeiras? 
I. A Internet é o sistema global de redes de computadores interconectadas (uma rede de redes). 
II. A Web é uma aplicação da Internet, que permite a comunicação de programas que reconhecem o protocolo HTTP. 
III. Correio eletrônico é uma aplicação da Internet. 
IV. A organização da Internet e seu conjunto de protocolos é um exemplo um dos pilares do Pensamento Computacional (decomposição). 
		
Apenas III é correta. 
 
		
Apenas I e II são corretas.
		
Apenas II e III são corretas. 
		
Todas as afirmativas são corretas. 
		
Apenas I e III são corretas.
1,66 pontos 
PERGUNTA 5
Considerando o seguinte conjunto de tarefas de um Serviço de Busca, em que sequência as tarefas são executas pelo serviço? 
I. Receber consultas do usuário. 
II. Apresentar o resultado para o usuário. 
III. Navegar na Web para captura sua estrutura. 
IV. Extrair termos relevantes de páginas. 
V. Armazenar a estrutura de websites. 
VI. Armazenar os termos relevantes contidos em páginas. 
VII. Filtrar informações relevantes para o usuário. 
		
I, II, III, IV, V, VI, VII, nessa ordem.
		
III, V, VI, IV, VII, I, II, nessa ordem.
		
I, II, III, IV, V, VI, VII, nessa ordem.
		
III, IV, V, VI, I, VII, II, nessa ordem.
		
III, VII, VI, V, IV, I, II, nessa ordem.
1,66 pontos 
PERGUNTA 6
No cenário em que um há um usuário “publicador” em uma rede social na Web, usuário esse que tem três “seguidores”, qual conjunto de operações representa um algoritmo correspondente ao envio de uma mensagem pelo publicador a seus seguidores? 
mensagem(publicador, seguidor1, conteúdo) 
mensagem(publicador, seguidor2, conteúdo) 
mensagem(publicador, seguidor3, conteúdo) 
mensagem(publicador, servidor, conteúdo) 
mensagem(servidor, seguidor1, conteúdo) 
mensagem(servidor, seguidor2, conteúdo) 
mensagem(servidor, seguidor3, conteúdo) 
mensagem(seguidor1, seguidor2, conteúdo) 
mensagem(seguidor2, seguidor3, conteúdo) 
		
I, VIII, IX, nessa ordem.
		
IV, V, VI, VII, nessa ordem.
		
I, II, III, nessa ordem.
		
I, VIII, IX, IV, nessa ordem.
		
I, II, III, IV, nessa ordem.

Continue navegando