Buscar

Estudos de Tráfego Aquaviário no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão :
O estudo de tráfego não se limita somente a rodovias, pois todos os modais possuem os mesmos ele mentos, alvo de estudo de engenharia de tráfego, como: usuários, condutores, veículos, vias e o meio ambiente. Todos os sistemas de transporte precisam ser administrados, sendo necessárias novas construções, implementações e manutenções, seja duplicação de uma rodovia ou a construção de sistemas: aeroviário, aquaviário, ferroviário ou dutoviário. O mundo passa por constantes mudanças, e mesmo em crise, os países estão em crescente demanda, seja no consumo de produtos ou de serviços. Avaliando esse cenário e o conteúdo estudado até o momento, descreva quais são os estudos de tráfego aquaviário, realizados no Brasil.
Reposta:
RESPOSTA:
Um dos estudos englobados pela engenharia de trafego é o do transporte aquaviário, O transporte aquaviário consiste no transporte de mercadorias e de passageiros por barcos, navios ou balsas, via um corpo de água, engloba tanto o transporte marítimo, utilizando como via de comunicação os mares abertos, como transpor te fluvial, usando os lagos e rios. Este modo de transporte cobre o essencial das matérias primas (petróleo e derivados, carvão, minério de ferro, cereais, bauxita, alumínio e fosfatos, entre outros).
De acordo com os estudos os modais possuem os mesmos elementos:
Usuários, condutores, veículos, vias e meio ambiente, ele tendem a ser administrados Um fator importante a formulação de políticas e diretrizes para o desenvolvimento e o fomento do setor de portos e instalações portuárias marítimos, fluviais e lacustres e, especialmente, promover a execução e a avaliação de medidas, programas e projetos de apoio ao desenvolvimento da infraestrutura e da superestrutura dos portos e instalações portuárias marítimos, fluviais e lacustres. Tipo de transporte aquaviário realizado nas hidrovias (são percursos pré-determinados para o tráfego sobre águas) para transporte de pessoas e mercadorias. São necessárias construções e ao mesmo tempo implementações e suas respectivas manutenções nos sistemas: aeroviário, aquaviário, ferroviário ou dutoviário.
Com uma avaliação maior do cenário podemos descrever que no Brasil possui uma rede hidroviária econômica mente navegada de aproximadamente 22.0 37km. Onde se encontra a maior bacia hidroviária do mundo, as hidrovias são de grande importância para este tipo de modal, visto que, através dela consegue-se transportar grandes quantidades de mercadoria a grandes distâncias. Nelas são transportados produtos como: minérios, cascalhos, areia, carvão, ferro, grãos e outros produtos não perecíveis. Se destaca o rio amazonas por onde circula desde a década de 80 quase toda a soja brasileira, segundo o levantamento das vias economicamente navegadas, realizado pela ANTAQ(2014), as principais hidrovias do país são: Amazônica (17.651 quilômetros), Tocantins-Araguaia (1.360 quilômetros), Paraná-Tietê (1.359quilômetros), Paraguai (591 quilômetros), São Francisco (576 quilômetros), Sul (500 quilômetros).
Assim podemos dizer que muito pouco se é utilizado em comparação aos outros modais, um dos aspectos deste sistema é o seu baixo custo comercial, além de ser muito utilizado para o transporte internacional, facilitando o acesso de mercadorias e com rotas exclusivas que não existem trânsito.

Continue navegando