Buscar

OMBRO OSSOS ARTICULACOES ETC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ombro: Ossos, articulações, movimentos articulares, músculos e suas ações
Algumas vezes, nos exercícios que realizamos, ao longo da mesma fase, a força externa modifica sua forma de atuação em relação a uma determinada articulação, com isso pode alterar o grupo muscular ativo e o tipo de contração realizado por ele.
Realize o exercício:
P.I.: Decúbito lateral esquerdo
Execução: F1: Abdução do ombro D;
F2: Adução do ombro D.
Pense nos movimentos que a força externa (força da gravidade) irá provocar na articulação do ombro em cada uma das fases. Após, identifique os grupos musculares ativos, os músculos motores primários e os tipos de contrações em cada fase do exercício.
Padrão de resposta esperado
Fase 1 (a): de zero até 90°de abdução
- Grupo muscular ativo: abdutores
- Músculos motores primários: deltoide acromial (médio) e supra espinal
- Tipo de contração: isotônica concêntrica.
Fase 1 (b): acima de 90°de abdução
- Grupo muscular ativo: adutores
- Músculos motores primários: peitoral maior, parte do esternocostal, redondo maior, latíssimo do dorso (grande dorsal)
- Tipo de contração: isotônica excêntrica.
Fase 2 (a): até 90°de adução
- Grupo muscular ativo: adutores
- Músculos motores primários: peitoral maior, parte do esternocostal, redondo maior, latíssimo do dorso (grande dorsal)
- Tipo de contração: isotônica concêntrica.
Fase 2 (b): de 90° até zero
- Grupo muscular ativo: abdutores
- Músculos motores primários: deltoide acromial (médio) e supra espinal
- Tipo de contração: isotônica excêntrica.
1. 
A cintura escapular tem a finalidade principal de acomodar o movimento da articulação do ombro pela mudança de posição da cavidade glenoidal da escápula. Nesse sentido, a cabeça do úmero se articula com uma parte específica da escápula para formar a articulação do ombro, conhecida como:
C. 
Cavidade glenoide.
A cavidade glenoide é parte da escápula que se articula com o úmero. Ela é uma superfície lisa, arredondada e ligeiramente deprimida que forma a concavidade para a articulação do ombro. As demais estruturas fazem parte da estrutura da escápula, mas não se articulam com o úmero, a saber: a fossa subescapular é uma região ampla da escápula, que se apoia no gradil costal, não tendo contato com o úmero; o acrômio é a extremidade da espinha da escápula e, apesar do seu posicionamento ser lateral, ele fica acima da parte da escápula, que se articula com o úmero; a espinha da escápula fica na região posterior da escápula e essa posição também não permite a articulação com o úmero; e o processo coracoide faz parte da escápula, mas não se articula com o úmero.
2. 
Os movimentos realizados pelo ombro ocorrem em diferentes planos, tais como: frontal, sagital e horizontal (transversal). Nesse sentido, quais movimentos realizados pelo ombro ocorrem no plano sagital?
E. 
Rotação superior e inferior.
A flexão, a extensão e a hiperextensão ocorrem no plano sagital em torno do eixo transversal. A flexão vai de 0 a 180°, e a extensão é o retorno à posição anatômica. A partir da posição anatômica é possível obter aproximadamente 45° de hiperextensão. A abdução e a adução ocorrem no plano frontal em torno do eixo sagital. No entanto, a rotação medial e a lateral ocorrem no plano horizontal (transversal) em torno do eixo longitudinal. Os movimentos de supinação e pronação e de rotação superior e inferior são realizados pela articulação radioulnar e pela cintura escapular, respectivamente.
3. 
A articulação do ombro é a que existe entre a escápula e o úmero (osso do braço). Ela é conhecida como articulação glenoumeral (GU) devido à articulação de duas superfícies ósseas. A estrutura proeminente da escápula em relação à articulação do ombro é a área anatômica chamada de cavidade glenoidal. Ela é classificada como uma articulação em cabeça concavidade; e a cavidade glenoidal, embora um pouco rasa, é considerada a concavidade da articulação. Nesse contexto, a articulação do ombro apresenta algumas características, entre elas, podemos dizer que:
C. 
Tem pequena estabilidade e grande mobilidade.
A articulação do ombro (articulação glenoumeral), em razão de suas características, apresenta pequena estabilidade e uma grande mobilidade articular.
4. 
A articulação do ombro envolve, na verdade, duas estruturas anatômicas distintas: a cintura escapular e a articulação do ombro. A cintura escapular é formada pelos ossos clavícula e escápula, enquanto a articulação do ombro é composta pelos ossos escápula e úmero. Nesse contexto, a articulação do ombro realiza todos os movimentos denominados gerais e também os movimentos específicos, sendo assim, quais são os movimentos específicos realizados pelo ombro?
E. 
Flexão horizontal e extensão horizontal.
A flexão e a extensão horizontal são movimentos específicos realizados pelo ombro, no entanto, a rotação lateral e a medial são movimentos gerais realizados pela articulação do ombro. Pronação e supinação; elevação e depressão; e flexão lateral (direita e esquerda) são movimentos específicos da articulação radioulnar; cintura escapular; e coluna vertebral, respectivamente.
5. 
A cintura escapular tem a finalidade principal de acomodar o movimento da articulação do ombro pela mudança de posição da cavidade glenoidal da escápula. Há quatro movimentos fundamentais da cintura escapular, são eles: elevação, depressão, abdução e adução. Em razão da relação entre a clavícula e a escápula e entre a escápula e o tórax, no qual a cintura escapular está posicionada, o movimento exclusivamente em um plano em torno de um eixo não é sempre possível. Os movimentos fundamentais da cintura escapular são descritos em relação à direção em que a escápula se move. Nesse sentido, os movimentos de elevação e depressão ocorrem em que plano, respectivamente?
A. 
Plano frontal e plano frontal.
A elevação da cintura escapular é definida como um movimento superior (para cima) da escápula no plano frontal. A depressão da cintura escapular pode ser descrita como o movimento inferior (para baixo) da escápula no plano frontal, mas seria mais bem definida como retorno de elevação. Devido à posição anatômica inicial, a depressão da cintura escapular não é possível.

Continue navegando