Buscar

aol 2 Coz Regional 0.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 2 (AOL 2) – Questionário
0 DE 10 QUESTÕES RESTANTES
Conteúdo do teste
Pergunta 1
Devido às atividades pecuárias e agrícolas, o Brasil tornou-se ao longo dos séculos um país economicamente sólido, isso se deu inicialmente graças ao sucesso da cana-de-açúcar no século XVI. Desde então, a agricultura vem contribuindo grandemente para a ascensão econômica do país, ou seja, para o aumento do produto interno bruto.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a economia e geografia brasileira, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Soja, cana de açúcar e carne bovinas são alimentos exportados pelo Brasil para outro países.
II. ( ) Café, frango e aço são alimentos que o Brasil exporta para uso estrangeiro.
III. ( ) Carnes suínas, bovinas e frangos são alimentos importados de outros países para uso nacional.
IV. ( ) Pimenta, banana e coco foram produtos brasileiros importados pelos africanos no século XVII.
V. ( ) Banana, amendoim e mandioca são produtos produzidos em solo brasileiro e frequentemente exportados.
Está correto apenas o que se afirma em:
a) F, F, V, F, F.
b) F, V, F, V, F.
c) V, F, V, F, V.
d) V, V, F, F, V.
e) F, F, V, F, V.
Pergunta 2
Desde os primórdios da civilização, fatores geográficos afetam a economia e, portanto, o cultivo e alimentação do homem. A existência de solos férteis possibilita o plantio de diversos vegetais, assim como solos secos são aptos ao cultivo e desenvolvimento de outros tipos de alimentos, mas, principalmente, de pastos, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento econômico do Brasil.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a geografia e economia brasileira, analise as afirmativas a seguir.
I. A água doce possibilita o crescimento e desenvolvimento de vegetais existentes em solos arenosos e secos.
II. Solos mais secos são aptos para a criação de gados e, portanto, são pastos excepcionais desde que haja vegetação.
III. Regiões situadas na costa do oceano possuem dificuldade em obter alimentos devido à falta de água doce e solos arenosos.
IV. A facilidade de contato entre os continentes se dá devido à proximidade da costa, pois nos portos ocorre o contato de maneira mais fácil com outros países.
Está correto apenas o que se afirma em:
a) II e IV. 
b) I, II e III.
c) I e III.
d) I, II e IV.
e) II, III, IV.
Pergunta 3
Os pratos contemporâneos trouxeram à gastronomia um novo conceito, em que se mesclam sabores, cores e aromas em porções menores. O nome desse movimento, surgido na França, é Nouvelle Cuisine e se deu devido à necessidade de trazer a modernidade para a culinária no século XXI, quando a diminuição de porções foi se unindo a diversos ingredientes de outras nacionalidades e se adequando ao cotidiano brasileiro.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os aspectos modernos na gastronomia brasileira, é correto afirmar que:
a) O movimento originado através da adaptação da cozinha clássica, visava proporcionar ao indivíduo a redução das porções, permitindo que o mesmo experimentasse diversos pratos.
b) O movimento visava criar um novo conceito de gastronomia, em que grandes porções fossem repartidas com outras pessoas para que, desse modo, ocorresse menos desperdício de alimentos.
c) O movimento que surgiu na França, trouxe a diminuição dos pratos, portanto, porções menores começaram a ser servidas, ao invés de clássicas porções com grandes quantidades de alimentos.
d) O movimento trouxe uma nova tendência ao mercado, que começou a utilizar alimentos naturais e crus provenientes da terra ou do mar, visando proporcionar aos indivíduos mais saúde.
e) O movimento que surgiu em complemento à cozinha clássica, em que se servia porções menores, permitiu ao indivíduo experimentar diversos pratos, absorvendo uma ampla variedade de sabores.
Pergunta 4
A colonização brasileira teve sua origem na região Nordeste do país. Através da exploração, os portugueses encontraram uma região com solo adequado ao plantio e cultivo. Desse modo, a cana-de-açúcar logo se tornou um item de grande visibilidade e uma ampla moeda de troca. A expansão trouxe a necessidade de mudança no processo da cana, ampliando a mão-de-obra e provendo influência da cultura não só europeia, mas grande domínio da cultura africana sobre toda população nordestina da época. 
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre as regiões brasileiras e as influências dos colonizadores, pode-se afirmar que:
a) A Bahia e o Recôncavo baiano possuem gastronomia com forte base africana, tendo como alimentos o quiabo, o coco, as bananas e o azeite de dendê, trazidos pela influência dos negros escravos.
b) Os portugueses dominaram o Recôncavo Baiano, assim como a Bahia; dessa forma, a influência gastronômica se deu através dos alimentos como azeite de dendê, farinha de mandioca e coco.
c) O principal intuito dos africanos na Bahia e no Recôncavo Baiano era a disseminação de sua cultura, através da gastronomia. Por isso, partilhavam alimentos como azeite de dendê, guisado e quiabo.
d) Apesar de a influência africana ter sido bastante presente na gastronomia nordestina, o azeite de dendê, o coco e o quiabo foram trazidos pelos portugueses da Ásia e Europa Meridional.
e) O Recôncavo Baiano possui, assim como a Bahia, uma forte influência dos portugueses na gastronomia, que também partilhavam seus costumes e gastronomia com os nativos no Sul. 
Pergunta 5
O Nordeste possui uma ampla variedade de terras, onde se encontram desde o clima úmido e vertiginoso até o clima seco e árido. Sendo assim, os nordestinos da caatinga possuem uma queima maior e mais rápida de calorias, necessitando de uma alimentação adequada à região.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a dieta adequada aos nordestinos que residem na caatinga, é correto afirmar que:
a) Os indivíduos que habitam a região da caatinga nordestina necessitam de um maior consumo de gordura, com propriedades mais fortes e mais substanciosas em seus pratos, devido ao clima quente e seco.
b) Os nordestinos que habitam a caatinga necessitam de uma menor ingestão de gordura, tendo em sua base alimentar produtos mais leves, com pouca incidência de água, pois o clima, apesar de quente, é úmido.
c) Devido à região da caatinga nordestina possuir um clima chuvoso e úmido, os residentes dessa região necessitam de uma dieta de base líquida, em que as propriedades são mais leves e adequadas ao tipo climático.
d) O Nordeste conta com a caatinga, região onde poucas vezes se tem sol durante o ano, pois a umidade e a chuva são presença constante. Por isso, a alimentação é mais leve, com mais gordura e maior perda calórica.
e) Os residentes da região da caatinga necessitam de uma maior ingestão de água, porém, uma menor ingestão de gordura, devido ao clima quente e úmido, que torna a perda calórica algo difícil.
Pergunta 6
Santa Catarina, Paraná e Rio grande do sul tiveram grandes influências indígenas e, apesar de não ter havido colonização externa por um longo período, os tropeiros levaram ao Sul a atividade econômica do transporte de mercadorias e o comércio. Somente no século XVIII, o sul do país foi colonizado, obtendo influências desses colonizadores e, também, dos povos próximos que habitavam as regiões de fronteira. Por ter um clima frio, a região recebeu imigrantes italianos e alemães, que tiveram ampla contribuição na formação da cultura regional.
Considerando essas informações e os estudos sobre as regiões brasileiras e as influências dos colonizadores, é correto afirmar que:
a) Os garimpeiros tiveram ampla participação na construção da cultura sulista, através de pratos como a galinha caipira, que, posteriormente, se disseminaram pelo Brasil.
b) O chimarrão, assim como o churrasco, é um exemplo de influência sofrida pela região sul do país, que teve a presença dos indígenas e colonizadores portugueses e suíços.
c) As únicas influências obtidas pela região sul, além das herdadas dos indígenas, foram as dos italianose alemães que trouxeram pratos como polenta, macarronada e o famoso joelho de porco.
d) O Sul teve, além das influências dos europeus e indígenas, a participação dos Argentinos, Uruguaios e Paraguaios, que implantaram o churrasco, prato altamente consumido na região.
e) Os africanos levados pelos portugueses que colonizaram a região sul tiveram grande participação na construção da cultura e hábitos dos sulistas, implantando pratos como a feijoada.
Pergunta 7
As diferentes regiões geográficas brasileiras permitem o cultivo e desenvolvimento de diversas matérias-primas, pois as produções agrícolas e pecuárias dependem da diferença entre os solos e proporcionam o intercâmbio entre as cidades, formando excelentes relações comerciais.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as principais fontes econômicas brasileiras, pode-se afirmar que:
a) Solos mais secos são ideais para o desenvolvimento de gados e servem como excelentes pastos. Já solos férteis são ideais para o cultivo de vegetais, proporcionando uma dieta balanceada e rica em nutrientes.
b) Solos mais secos são ideais para o cultivo de cana-de-açúcar, bem como o desenvolvimento de diversas plantas e animais, possibilitando aos brasileiros uma dieta rica em carboidrato e proteínas.
c) Os solos férteis são ideais aos animais que necessitam de alimentação proveniente da vegetação, assim como a água doce, para o desenvolvimento de córregos naturais, proporcionando água pura.
d) Devido à infertilidade dos solos brasileiros, solos secos têm proporcionado grandes dificuldades ao Brasil, tanto economicamente, quanto em proporcionar uma dieta rica e variada em nutrientes.
e) Solos mais secos são ideias para o cultivo de grãos, proporcionando aos brasileiros grande variedade de alimentos e uma dieta rica em grãos e proteínas vegetais.
Pergunta 8
As mudanças da cozinha contemporânea permitiram não só a troca de cultura, mas a liberdade de criação sem preconceitos. Foram incorporados diversos ingredientes a pratos clássicos, visando dar mais sabor às preparações.
Com base no texto e nos conhecimentos adquiridos no tópico aspectos Modernos na Gastronomia Brasileira, é correto afirmar que:
a) Pratos com peixe ganharam a adição de shoyu, assim como a tradicional macarronada, aonde a presença desse ingrediente veio somar sabor e frescor ao paladar dos brasileiros.
b) O bife acebolado, assim como as marinadas francesas ganharam a adição de shoyu e também a adição de cachaça, visando proporcionar mais tempero e sabor aos pratos desenvolvidos no Brasil.
c) Poucos foram os pratos onde houve adição de componentes, uma vez que a cozinha brasileira já contava com uma riqueza muito grande de ingredientes, rica em sabor e completa.
d) Pratos como as tradicionais marinadas francesas, tiveram o vinho substituído pelo shoyu, para dar mais sabor, consistência e leveza ao prato, assim como o picadinho de carne acebolada.
e) Pratos como o tradicional picadinho de carne adquiriram uma versão atualizada, com a presença de shoyu, assim como nas marinadas francesas, onde a cachaça entrou em lugar do vinho. 
Pergunta 9
Analise o trecho da música a seguir:
“Moro
Num País Tropical
Abençoado por Deus
E bonito por natureza
(Mas que beleza!)
Em fevereiro (Em fevereiro!)
Tem carnaval (Tem carnaval!) [...]”
Fonte: BEM JOR; Jorge. País Tropical. Jorge Bem. Philips Records, 1969.
Considerando o trecho da música e o conteúdo estudado sobre influências climáticas do Brasil para a alimentação do brasileiro, pode-se afirmar que:
a) Apesar das adversidades encontradas no solo brasileiro, o país é conhecido mundialmente pelo cultivo específico de mandacaru e trigo, isso se dá devido ao clima seco durante o verão e chuvoso no inverno.
b) A dieta do brasileiro é rica e balanceada, devido ao clima e solo tropical, sem terremotos nem furacões, que permitem o cultivo de diversos alimentos ricos nutricionalmente, como trigo, milho, arroz, soja e outros.
c) As chuvas ocorridas durantes nas mais diversas regiões brasileiras causam grandes enchentes nas terras, possibilitando a a plantação de arroz e feijão em todas as regiões.
d) O solo do Brasil possui grandes adversidades devido ao clima seco, com ocorrência de poucas chuvas durante o ano, causando grandes impactos na alimentação do brasileiro do Sul e Nordeste.
e) Os brasileiros contam com diversos tipos de climas, nas diferentes regiões, porém, apesar da variedade, os climas existentes em nosso país dificultam as plantações para alimentação.
Pergunta 10
O Brasil é um país de multifaces que, por sua ampla área territorial, sofreu varias influências e obteve, durante os séculos passados, diferentes colonizadores. As regiões foram colonizadas em diferentes períodos e, devido a esses fatores, cada região possui pratos típicos trazidos e inseridos por culturas provenientes de países diversos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as regiões brasileiras e as influências dos colonizadores, analise os alimentos dispostos a seguir e associe-os com seus povos de origem.
1) Doces, leite e ovos.
2) Mandioca, chimarrão e peixes.
3) Massas, salame e canolli.
4) Joelho de porco, chucrutes e salsichas.
5) Azeite de dendê, coco e quiabo.
( ) Portugueses.
( ) Africanos
( ) Indígenas.
( ) Italianos.
( ) Alemães.
Está correto apenas o que se afirma em:
a) 1, 5, 2, 3, 4.
b) 4, 5, 1, 3, 2.
c) 5, 2, 1, 4, 3.
d) 2, 3, 1, 4, 5. 
e) 1, 2, 4, 5, 3.

Continue navegando