Buscar

Av2 - Princípios Gerais da Corretagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

Disciplina: Superior de tecnologia em serviços imobiliários
Av2 - Princípios Gerais da Corretagem
1) O Mercado Imobiliário, vem sofrendo mudanças frequentemente e o profissional do ramo imobiliário, precisa ficar atento a prestação de serviços imobiliários. O cadastro de imóveis e clientes é um dos principais serviços fundamentais, utilizado pelo corretor de imóveis, criando catálogo de imóveis em ferramentas digitais.
Assinale as alternativas que apresentam as características de catálogo de Imóveis.
Alternativas:
a) descrição de imóvel, redes sociais, utilização de vídeos alta definição e qualidade. Alternativa assinalada
b) Cadastramento em Planilhas, ferramentas digitais, redes sociais.
c) Formulário, planilhas, descrição do imóvel.
d) Ferramentas digitais, descrição do imóvel, planilhas
e) Rede sociais, planilhas, descrição do imóvel.
2) A primeira Norma Brasileira para Avaliação de Imóveis Urbanos, a NB-502/77 da ABNT, surge em 1977, estabelecendo precisões para avaliações. Naquela época, a ABNT começa a produzir outras normas para avaliações, com as seguintes tipologias: Imóveis Rurais; Unidades Padronizadas; Máquinas, Equipamentos e Complexos Industriais e Glebas Urbanizáveis. Revista em 1989, a Norma Brasileira para Avaliação de Imóveis Urbanos é registrada no INMETRO como NBR 5676.
O assunto relativo a avaliações imobiliárias encontra-se atualmente normatizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT- NBR- 14653:2). 
Tornando-se como Referencia a ABNT  NBR 14653-2, normatizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, Especial, julgue as afirmativas a
seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
Alternativas:
a) (  )  a localização do imóvel,  as condições de infraestrutura, o tamanho, a conservação etc., Não serão importantes para a avaliação de imóveis
b) (  ) Para se descobrir o verdadeiro valor de um imóvel é necessário recorrer a uma avaliação imobiliária.
c) (   ) Os tipos de avaliação, são determinados conforme o tipo de imóvel ou propriedade a avaliar, estimando diversos valores, sendo os mais correntes os seguintes: Valor venal ou de capital; Valor de mercado; Valor de locação; Valor de rendimento; Valor patrimonial tributário. Alternativa assinalada
d) (  ) O avaliador imobiliário ao ser contratado para ser fazer uma avaliação, é preciso que ele esclareça quais métodos serão utilizados, para elaborar o laudo avaliativo mercadológico de avaliação de imóveis.
e) (   ) Toda  avaliação poderá prescindir da vistoria,
3) O contrato de corretagem imobiliária é uma espécie de negócio jurídico bilateral ou plurilateral, de acordo com o Código Civil, a depender de suas partes contratantes. Esta disciplina não estava contemplada no antigo Código Civil, de 1916, sendo uma novidade na atual legislação.
O conceito legal do contrato, encontra-se no art. 722 do Código Civil. Sendo assim, é necessário que o corretor de imóveis não possua relação de subordinação com nenhuma das partes à serem aproximadas. O contrato de corretagem tem como objetivo:
Alternativas:
a) firmar a intermediação do imóvel a ser comercializado com o vendedor e comprador, gerando assim, um negócio intermediado pelo corretor. Alternativa assinalada
b) a acessoriedade do contrato, que, mesmo não havendo a compra e venda, o contrato de corretagem se torna invalido.
c)  objetivo da contratação, o ônus da remuneração, que é chamada de comissão ou corretagem, não é obrigatório, esta pode ser acordada entre as partes
d) A remuneração, também chamada de corretagem ou comissão, está regulada no art. 721 do Código Civil
e) remuneração é, afinal, o direito do ainda que o negócio venha a ser celebrado diretamente entre as partes
4) A incorporação Imobiliária é regida pela ________, com o intuito de promover e realizar a construção, para alienação total ou parcial, de edificações ou conjunto de edificações compostas de unidades autônomas.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
Alternativas:
a) Lei 4.591/64. Alternativa assinalada
b) Lei. 8.212/1991.
c) Lei 6.766/1979.
d) NBR 12.721/2006.
e) art. 1314 do Código Civil.
5) A palavra “condomínio edilício” tem origem da expressão em latim cum que significa em conjunto, dominum que expressa propriedade/domínio/titularidade, e aedilitium que está diretamente ligado a edificação, que pode significar unidades em um loteamento (lotes ou casas) ou edifícios em pavimentos (lojas, garagens, apartamentos, salas).
Tomando como referência a Gestão de Condomínio julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
Alternativas:
a) (   )  Conforme dispõe o art. 1314 do Código Civil, in verbis: “Cada condômino pode usar da coisa conforme a sua destinação, sobre ela exercer todos os direitos compatíveis com a indivisão, reivindicá-la de terceiro, defender a sua posse e alhear a respectiva parte ideal, ou gravá-la”. Alternativa assinalada
b) (  )  O condomínio é compreendido: área total=áreas privativas ou autônomas (apartamento, sala, loja etc. e garagem) + áreas comuns (escadas, corredores, elevadores, playground , etc).
c) (    ) Segundo a ABNT NBR 12.721/2006, a definição de Unidade Autônoma é “parte  não destinada da edificação vinculada a uma fração ideal de terreno e coisas comuns, sujeita às limitações da lei, constituída de dependências e instalações de uso privativo e de parcela das dependências e instalações de uso comum da edificação, destinada a fins residenciais ou não, assinalada por designação especial numérica ou alfabética, para efeitos de identificação e discriminação.
d) (   ) A definição do que constitui uma unidade autônoma em um determinada Incorporação Imobiliária fica a cargo do corretor de imóveis , desde que respeite o conceito estabelecido na ABNT NBR 12.721/2006. Dessa forma, pode o corretor de Imóveis  estabelecer que a unidade autônoma do seu empreendimento é constituída de um apartamento e uma vaga de garagem, por exemplo.
e) (   ) No caso de um edifício residencial, unidades autônomas compostas do conjunto de um apartamento e uma vaga de garagem tendem a ser mais bem aceitas. Isso porque, ao deixar as vagas de garagem como unidades autônomas (não vinculadas aos apartamentos) fica permitido ao proprietário da vaga vende-la separadamente do apartamento.