Buscar

direito na engenharia

Prévia do material em texto

DIREITO NA
 ENGENHARIA CIVIL
SUMÁRIO
01. Contexto do ocorrido na Barragem de Brumadinho
02. Relação do ocorrido com a engenharia civil e o direito
 -CREA/CONFEA
03. Causa do rompimento
04. Ações judiciais 
 -Artigo 255
 -Responsabilidade civil, criminal, administrativa e trabalhista
05. Consequências e sansão aplicada 
06. Como a engenharia à luz do CREA e do CONFEA pode evitar tragédias como o Rompimento de Brumadinho. 
07. Referências.
01.
 Contexto do ocorrido na Barragem de Brumadinho
 o ocorrido foi 25 de janeiro de 2019;
 foi construída em 1976;
em 4 de outubro foi concluído laudo do rompimento da barragem.
liquefação: Na liquefação, um material que é rígido passa a se comportar como fluido. Isso ocorre quando o fluxo de água presente nesse material exerce uma força que anula o peso e a aderência de suas partículas, fazendo com que elas fiquem soltas. É um processo que ocorre naturalmente no meio ambiente nas areias movediças, por exemplo. Em barragens, pode ser provocado por excesso de chuvas, excesso de carga (depositada rapidamente), abalos sísmicos ou problemas no sistema de drenagem.
02.
Relação do ocorrido com a engenharia civil e o direito
03.
Causa do rompimento
Causas - O relatório da CIMNE/UPC confirma que a ruptura da barragem B1, em Brumadinho, se deu em razão do fenômeno da liquefação. “É incontroverso que o rompimento da Barragem I envolveu o fenômeno do fluxo por liquefação.
04.
Ações judiciais 
De acordo com o artigo 225, parágrafo 3º da Constituição Federal 
As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão aos infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados. (BRASIL, 1988, Art. 225 § 3º) 
04.
Ações judiciais
Após o rompimento da barragem do Córrego do Feijão, a Vale que é detentora dos direitos do local, sofreu várias sanções referentes às licenças de operação de barragens e postos de mineração. 
Em fevereiro de 2020, ou seja, mais de um ano depois do desastre, o CIAEA (Comitê Independente de Assessoramento Extraordinário de Apuração), divulgou um relatório com a conclusão de que a Vale tinha informações que indicavam fragilidades da barragem desde 2003, e se tornaram “especialmente relevantes” após o desastre de Mariana 4 anos antes. É de total responsabilidade civil da empresa ter o mínimo de condições aceitáveis para operação de suas barragens, e nem essas condições a Vale possuía. 
05.
Consequências e sansão aplicada 
Consequência :
 
A empresa teve que pagar 250 milhões de multa e mais 20 milhões por descumprir obrigações e multas diária de 2 milhões.
06.
Como a engenharia à luz do CREA e do CONFEA pode evitar tragédias como o Rompimento de Brumadinho. 
Sistema Crea/Confea.
Principio eticos profissionais.
Questão prática e teórica
Planos de emergencial
07.
Referência
http://www.mpf.mp.br/mg/sala-de-imprensa/noticias-mg/desastre-da-vale-relatorio-elaborado-por-universidade-da-espanha-aponta-causas-do-rompimento-da-barragem-em-brumadinho-mg#:~:text=Causas%20%2D%20O%20relat%C3%B3rio%20da%20CIMNE,fen%C3%B4meno%20do%20fluxo%20por%20liquefa%C3%A7%C3%A3o
https://www.google.com/amp/s/agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-07/zema-sanciona-lei-que-define-uso-de-r-11-bi-do-acordo-de-brumadinho%3famp
https://www.google.com/amp/s/agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-01/vale-paga-multas-ao-governo-mineiro-mas-questiona-cobrancas-do-ibama%3famp
07.
Referencias
https://blog.obraprimaweb.com.br/crea-por-que-ele-e-tao-importante-para-a-construcao-civil/#:~:text=Al%C3%A9m%20de%20fiscalizar%20os%20profissionais,registros%20para%20exercer%20a%20profiss%C3%A3o.
https://www.confea.org.br/sistema-profissional/o-sistema
http://www.creasp.org.br:8080/noticia/institucional/2019/01/25/rompimento-de-barragem-da-vale-em-brumadinho-mg/3097
https://www.institutodeengenharia.org.br/site/2019/01/28/rompimento-da-barragem-em-brumadinho-entenda-o-que-aconteceu-e-saiba-como-a-engenharia-pode-evitar-outras-tragedias/
Responsabilidade Civil da Vale 
com.apple.VoiceMemos (iPhone de Bruna (null))

Continue navegando