Buscar

Estudo dirigido

Prévia do material em texto

Estudo dirigido de Bioquímica Metabólica:
Prof Msc, Rossana Soares.
Observação: além do caderno, utilize as suas apostilas para responder o questionário abaixo:
1. O que são enzimas?
2. O que é energia de ativação?
3. Explique o esquema: 
R -> R + Enzima -> P + Enzima
4. O que é uma holoenzima?
5. O que é uma apoenzima?
6. De que forma o cofator ativa uma enzima?
7. Explique o modelo chave-fechadura:
Obs: somente o desenho não responde a questão.
8. Explique de que forma temperatura e o pH são fatores limitantes para as enzimas? 
9. Diferencie RNA de DNA:
10. O que são ác nucleicos e qual a sua estrutura?
11. O que são nucleotídeos?
12. O que é uma purina?
13. Faça um resumo sobre a síntese de purinas:
Obs: somente o desenho não responde a questão.
14. Explique a diferença das estruturas abaixo:
7 - Modelo Chave/Fechadura prevê um encaixe perfeito do substrato no sítio de ligação, que seria rígido como uma fechadura
8 - Temperatura: Quanto maior a temperatura, maior a velocidade da reação, até se atingir a temperatura ótima; a partir dela, a atividade volta a diminuir, por desnaturação da molécula.
  - pH: Idem à temperatura; existe um pH ótimo, onde a distribuição de cargas elétricas da molécula da enzima e, em especial do sítio catalítico, é ideal para a catálise.
9 - Participam da síntese proteica os aminoácidos nucléicos, possuindo dois tipos DNA e RNA que são constituídos estruturalmente por nucleotídeos (bases nitrogenadas+açúcar+fosfato).
O DNA apresenta duas cadeias emparelhadas e enroladas uma sobre a outra, formando a dupla hélice, as cadeias do DNA emparelham-se através da ligação entre as bases nitrogenadas por pontes de hidrogênio. Os nucleotídeos do RNA se agrupam numa cadeia simples. 
A transcrição é um processo de codificação da mensagem contida no gene para uma fita de RNA e é realizado por uma enzima denominada RNA polimerase.
A tradução é o processo de síntese ou fabricação de proteínas. Para fabricação das proteínas é necessário que estruturas celulares chamadas de ribossomos decodifiquem a mensagem contida na molécula de RNA mensageiro para uma cadeia de aminoácidos. A combinar-se, o RNA mensageiro tem uma sequência de códons, lido para todos os códons o RNA transportador é atraído até os ribossomos e pela complementariedade de bases é feita a ligação entre o códon do RNA mensageiro e o anticódon RNA transportador liberando o aminoácido carregado pelo RNA transportador que é então ligado a cadeia crescente do polipeptídio.
10 – Os ácidos nucleicos são moléculas com extensas cadeias carbônicas, formadas por nucleotídeos. A sua estrutura é formada por um grupamento fosfórico (fosfato), um glicídio (monossacarídeo com cinco carbonos) e uma base nitrogenada (purina) constituindo assim, o material genético de todos os seres vivos.
11- Nucleotídeos são compostos por uma base nitrogenada, um grupo fosfato e uma robose ou desoxiribose. 
12 – Purinas são bases nitrogenadas que compõem o nucleotídeo. Adenina e Guanina são purinas que, por ponte de hidrogênio, se ligam as pirimidinas Timina e Citosina. Geralmente são pouco solúveis em água e pH neutro e bastante abundantes na natureza, uma vez que metade das bases do DNA são purinas.
13 – A síntese de purinas se dá por dois meios: de novo, em que ocorre a partir de aminoácidos, gás carbônico, ribose e amônia. E salvamento em que há a reciclagem de bases oriundas da degradação de nucleotídeos e nucleosídeos. 
14 – Primeiro ribose e desoxirribose, ambos são monossacarídeos, não hidroxilisaveis (não se quebram na presença de água, apenas suas ligações). Porém basicamente a diferença fundamental é que a ribose é uma pentose composta de 5 átomos de Carbono, 10 de Hidrogênio e 5 de Oxigênio (C-5, H-10, O-5) e a desoxirribose, como o nome já diz: Des (sem) oxi (oxigênio) rribose (ribose), ou seja, é uma ribose sem um oxigênio (C-5, H-10, O-4). 
E o RNA contém o açúcar ribose e o DNA contém o açúcar desoxirribose.

Continue navegando