Buscar

Estrutura rural brasileira

Prévia do material em texto

Estrutura rural brasileira
Esta diretamente relacionada aos tamanhos das propriedades e é uma herança dos tempos coloniais onde se tinham as distribuições de terras baseado na Lei das sesmarias, assim como no passado hoje os latifundiários são os detentores das propriedades com grandes extensões de terras sendo estes encontrados em número pequeno, já os minifundiários são uma parcela significativa das pessoas do campo que vivem em pequenas propriedades, tão pequenas em extensão que não conseguem produzir o necessário para a subsistência das famílias.
Para lutar contra essa desigualdade do campo foi que surgiu a Reforma agraria que mais do que uma politica social visa promover o desenvolvimento do campo e a valorização dos pequenos produtores que são os responsáveis por alimentar a mesa dos brasileiros, já que o que é produzido pelos grandes latifundiários se destina a exportação, quando não possuem grandes partes das suas propriedades totalmente improdutivas. Muitos destes grandes latifúndios acabam se formando também pela desistência dos pequenos produtores e pelas dificuldades da vida no campo, o que torna esse meio sustentado não mais pela mão de obra familiar mais sim por um sistema tecnificado que expulsa o homem do campo e torna estas pessoas a margem nos grandes da sociedade nos grandes centros urbanos. 
REFERÊNCIA: WANDERLEY, Maria de Nazareth Baudel. Um saber necessário: os estudos rurais no Brasil. Editora Unicamp, 2011.
REFERÊNCIAS: HOLANDA, M. J. et al. Abordagens sobre a" reforma agraria" no Brasil. Revista Tocantinense de Geografia, v. 4, n. 5, 2015.

Continue navegando