Buscar

Lesões patológicas

Prévia do material em texto

Lesões patológicas
Mucocele: é um acúmulo de muco (saliva) que gera uma tumefação fissuras após escapar de um conduto salivar rompido. Mesmo após esse rompimento a glândula salivar continua a secretar salivar que acaba distendendo o tecido conjuntivo. 
É uma patologia comum encontrada na cavidade bucal, acometendo muitas vezes crianças e adolescentes, que apresentam como vício morder os lábios (por exemplo). 
É conhecida como uma bolha transparente que em seu interior tem saliva. Seu tratamento é cirúrgico.
Rânula: é um cisto que se origina da obstrução dos condutos exfretores das glândulas salivares maiores (sublingual maxilar e sub lingua) que se abrem no assoalho da boca.
A ranula se caracteriza clinicamente por uma elevação pronunciada do assoalho da boca, dificultando a ingestão de alimentos e a fonação ( a articulação das palavras).
A superfície da ranula é de cor azulada e o epitélio se apresenta delgado e brilhante, por estar a mucosa distendida pela grande quantidade de saliva acumulada. 
A rânula é geralmente unilateral, porém podem ocorrer (raramente) algumas bilaterais.
Grânulos de fordyce: são glândulas sabaceas que se desenvolvem na mucosa oral. Estas glândulas são consideradas estruturas anexas típicas da pele e as que têm sido encontradas na cavidade oral passaram a se chamar de ectópicas.
Estas glândulas apresentam- se como lesões papilares múltiplas  amareladas ou esbranquiçadaos comumente localizadas no lábio superior ou na mucosa julgal. Podem também aparecer na área retromolar e no pular amigdalite anterior.
 Acomete pessoas de todas as idades, apesar de serem muito mais frequentes em adultos. Tanto homens quanto mulheres estão vulneráveis, sendo possivelmente alguma alteração decorrente de interferência hormonal. 
De forma geral os granulos de fordyce são assintomaticos, embora causem uma leve rugosidade na região da boca. As manifestações clínicas são variáveis e uma pessoa pode ter poucas lesões enquanto que outra pode apresentar majs de cem delas. 
Leucoema/ leucoedema: o leucoedema de uma condição comum da mucosa jugal de causa desconhecida. Ocorre muito mais normalmente em negros do que em brancos. Sustentado a probabilidade de uma predisposição étnica para seu desenvolvimento.
Se caracteriza por uma aparência opalescente branco- acinzentada difusa da mucosa. A superfície frequentemente aparece pregueada, resultante em estrias esbranquiçadas ou rugosa. As lesões não são removidas por raspagem.
Macroglossia: é o crescimento anormal da língua, fazendo com que está alcance um tamanho maior do que a cavidade bucal permite e trazendo prejuízos a função de fonação, respiração, sucção e oi deglutição.
Causas: pode ser primária, congenita ou secundaria. Uma verdadeira hipertrofia é rara sendo a principal causa da macroglossia a presença de um tumor benigno congênito. Macroglossia verdadeira é um sintoma de comum ocorrência no critinismo e no mongolismo.
Em geral é de ocorrência congênita descoberta logo nascimento ou sendo suspeitada ao longo desenvolvimento da criança após eventos inflamatórios devido a lesões, ( associadas ao surgimento dos dentes).
Tratamento é clássico, na criança consiste na cirurgia, através da glossectomia parcial  pois quando não removida leva a má-oclusal e também desenvolvimento anormal da mandíbula e ossos da face. 
anquiloglossia: ou língua presa  é uma anomalia rara. Esse temo traduz se pelo aparecimento de um freio lingual curto ou inserido muito próximo a ponta da língua, de aspecto fibroso. 
Está anomalia é observada geralmente em recém nascidos e em crianças quando o frenulo ( pequenas tira de tecido que conecta duas estruturas) é muito curto e unjda a ponta da língua,imitando seus movimentos normais. 
Língua fissurada: é a anatomia congenita majs prevalente na acavidade bucal estando presente em quase 6% da população. Acomete a porção dorsal da língua é caracteriza- se clinicamente por fissura ou sulcos. Os sulcos são geralmente simétricos e originados de uma fissura maior na  porção mediana da língua.
Torus palatino mandibular: e um crescimento ósseo no Palato, normalmente presente na língua média do palato duro. Possui diâmetro menor que 2cm  mas a sua dimensão pode variar só longo da vida.
A prevalência varia de 9 a 60% são mais comuns do que ósseas crescimentos ocorridos sobre a mandíbula  conhecida como torus mandibular. 
As vezes são categorizados por sua aparência. 
Torus plano: localizadas sobre a linha média do Palato e alargar simetricamente para ambos os lados. 
Torus fusiformes: tem uma cume localizada na sua linha mediana. 
Torus nodular: possuem múltiplos crescimento ósseos crescimentos com sua própria base.

Continue navegando