Buscar

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Gestão de Materiais e Patrimônio
Logística
Para Chiavenato (2011) inputs são entradas recebidas pelo sistema, serviços ou materiais para a operação. Tudo o que o sistema importa do ambiente externo é considerada uma entrada e representa as demandas a serem transformadas para a execução da saída, convertendo insumos em produtos através da transformação industrial ou de serviços, sendo também o processo de uma determinada produção em função de suas execuções de inputs de serviços, como destaca Johnston (2009) há diversos atores desses processo tecnológicas, com características intelectuais e humanas.
Para SLACK (2009), outputs representam os produtos propriamente ditos, e são primordialmente desenvolvidos e vendidos antes mesmo de serem produzidos, representam a produção e o recebimento final do cliente. A produção de produtos que ainda não foram vendidos possuem um impacto de qualidade e testes, mais precisos, desta forma a cadeia de produção torna-se mais eficiente desde a adequação dos inputs, até a fase final da produção que é considerada o output. 
Para Slack (2008), os 4Vs da Produção, representam a quantidade de outputs, a diversidade de outputs, a variação da demanda do output e o contato com o cliente envolvido na produção como determinante para a entrega.
O nível de comprometimento no desenvolvimento da produção por parte da empresa irá determinar a qualidade do produto, a eficiência da produção, os padrões envolvidos, e a quantidade de repetições, o impacto da produção por funcionário, é ainda uma determinante para avaliar o custo da produção por produto, bens e serviços.
A tabela abaixo representa um exemplo da função produção com seus inputs e outputs de uma empresa de fornecimento de internet, é importante salientar que outputs nem sempre se materializam como produtos físicos, mas também representam a entrega de serviços de uma empresa como é o caso de um provedor de internet.
	Operação
	Inputs
	Processos
	Outputs
	Provedor de Internet
	Contratação de links dedicados de alta performance;
Técnicos especializados;
Manutenção de equipamentos de rede;
Monitoramento 24h de link;
Segurança da Informação;
Suporte ao Cliente.
	Instalação de serviço de internet no cliente;
Configuração de equipamentos de recepção de link;
Adequação de segurança elétrica dos equipamentos;
Configuração dos servidores;
Manutenção de equipamentos de informática internos.
	Garantia de link contratado;
Conectividade;
Suporte ao Cliente;
Monitoramento de conexão.
Tabela 01: produção própria.
A imagem 01 representa de forma sucinta como ocorre o processo de transformação e o objetivo da boa aplicação dos 4vs no processo de produção da iniciação do projeto até a satisfação do cliente.
Imagem 01: Produção própria.
Referências
Chiavenato, Idalberto, Introdução à Teoria Geral da Administração, 8ª edição, Ed. Elsevier, 2011, Rio de Janeiro.
Johnston, J., & Nahmad-Williams, L. (2009). Early childhood studies. Essex: Pearson.
SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 3ed, 2009.
SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. Editora Atlas, 2008.
Recursos
Processo de Transformação
Produtos e Serviços
Valor Agregado para o Cliente
Inputs
Outputs