Buscar

Portfólio - áfrica - brasil

Prévia do material em texto

Aluno: Paulo Moraes Taffarello
Curso: Licenciatura em História
Disciplina: História da África
Atividade no Portfólio
Atividade no Portfólio 
Objetivos 
• Reconhecer a riqueza cultural do continente africano. 
• Analisar a influência dos africanos na construção cultural do Brasil. 
• Compreender a proximidade cultural entre África-Brasil.
Descrição da Atividade 
Nas leituras que efetuamos nesse ciclo, pudemos notar a riqueza cultural do continente africano, bem como a importância que os africanos tiveram na construção cultural brasileira. A partir disso, desenvolva um texto dividido em duas partes. Na primeira, indique quais as principais características culturais do continente africano pré colonização. Na segunda parte, explique como a presença dos africanos no Brasil contribuiu com a construção de nossa cultura. Cite exemplos. Poste sua atividade no Portfólio.
ATIVIDADE
1ª. Parte
Considerado o continente berço da humanidade, por estarem lá as primeiras evidências arqueológicas da origem do homem atual, a África passou por um processo de colonização diferente daqueles vividos nas colônias descobertas no século XV.Já na Idade Média, antes mesmo da presença europeia no litoral do Oceano Atlântico na África, países do norte do continente estabeleceram contato e trocas comerciais.
As caravanas comerciais eram promovidas por povos que habitavam a porção sul do deserto do Saara. Esses povos enviavam produtos ao longo do deserto para a Europa.
Foi a expansão muçulmana que fortaleceu o contato entre os africanos e europeus. Os adeptos do islã saíram da Ásia Ocidental e conseguiram pelo norte da África chegar até o sul da Europa.
Esse fenômeno fez com que o islamismo, embora atuando no papel de conquistador, pudesse coexistir com outras religiões e culturas.
Após o domínio muçulmano, as rotas comerciais ficaram ainda mais facilitadas pela possibilidade de navegabilidade do Mar Mediterrâneo.
2ª. Parte
A influência africana no processo de formação da cultura afro-brasileira começou a ser delineada a partir do tráfico negreiro. Quando milhões africanos "deixaram" forçadamente o continente africano e despontarem no Brasil para exercer o trabalho compulsório.
O escravo africano era um elemento de suma importância no campo econômico do período colonial sendo considerado as mãos e os pés dos senhores de engenho porque sem eles no Brasil não é possível fazer, conservar e aumentar fazenda, nem ter engenho corrente. Contudo, a contribuição africana no período colonial foi muito além do campo econômico, uma vez que, os escravos souberem reviver suas culturas de origem e recriarem novas práticas culturais através do contato com outras culturas.
É importante salientar que não houve uma homogeneidade cultural praticada pelos negros africanos, visto que imperava uma heterogeneidade favorecida pelas origens distintas dos africanos, que apesar de oriundos do continente africano, geralmente os escravos apresentava uma prática cultural diferenciada em alguns aspectos devido à região que pertencia, pois a África caracteriza-se em um continente dividido em países com línguas e culturas diversas.
Além da prática cultural diferenciada ressaltada, os africanos, ainda, incorporaram algumas práticas europeias e indígenas, além de, influenciá-los culturalmente. O intercâmbio cultural entre os elementos citados contribuiu para uma formação cultural afro - brasileira híbrida e bastante peculiar.
REFERÊNCIAS
MATTOS, R. A. História e cultura afro-brasileira. São Paulo: Contexto, 2013

Continue navegando