Buscar

Trabalho da atv 1 Filosofia

Prévia do material em texto

FACULDADE UNINA
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
TÍTULO: PERIODO CLASSICO
ANA PAULA ALVES NOGUEIRA
TURMA DRA.ZILDA ARNS
MODULO 3
Santa Cruz das Palmeiras/SP 2020
Introdução: 
A Filosofia Clássica é o período em que se iniciou o pensamento filosófico,esse periodo foi dividido entre os periodos Pré-Socrático, Clássico e Pós-Socrático,e tudo isso se deu ao maior filosofico da época,Socrates. Platão e Aristoteles também tiveram papeis importantes nesse periodo,e cada um deles propusseram e defenderam suas verdades teorias,vejamos como foi esse periodo nesse época:
	
Desenvolvimento:
O período clássico da filosofia Grega caracteriza pelo momento da historia da filosofia que inicia com o surgimento de Sócrates, o desenvolvimento de Platão e os trabalhos de Aristóteles. Esse período é compreendido entre os pré socráticos e pós socráticos,embora muitos filósofos pré-socráticos foram contemporâneos de Sócrates.O período clássico se destina mais na filosofia e da relevância dos três autores que compõe o período,são eles:Sócrates, Platão e Aristóteles.
 Esse período foi muito importante para filosofia,seus principais desenvolvimentos incluem ética e política, que estavam praticamente ausentes nos pré-socrático, o primeiro filosofo desse período foi Sócrates,que foi considerado um personagem histórico aparecendo como personagem principal nos diálogos de Platão, e autorizado por Aristóteles a proceder uma busca rigorosa por definições universais para as virtudes morais.Seu método mais importante foi a técnica de investigação e ensino,baseada em três elementos em meio do método socrático consistindo em perguntas e respostas que levam o interlocutor a pensar, modo aporético de terminar e Compreensão da complexidade das questões. Sócrates foi também o primeiro a contribuir para as área da epistemologia, procurando entender a extensão do conhecimento humano; política, em que defendia o rei filósofo como possível governante ideal, sendo interpretado como um crítico da democracia; ética, em que defendia a forma de viver através da virtude como base da ação humana; e diversos outros temas.
 Após Sócrates ainda no período clássico seu discípulo Platão foi o inventor do tema da filosofia,á descreveu como um exame rigoroso e sistemático dos assuntos éticos, metafísicos, políticos e epistemológicos, alcançados por meio de um método distintivo,suas posições são descritas de seguinte forma: Racionalista, Realista, Idealista e Dualista, contribuiu para as teorias presentes no debate filosófico.Platão explorou temas metafísicos,desenvolvendo suas teorias das idéias,onde as formas ideais das coisas são abstratas,e não de formas transitórias que só a conhecemos através dos sentidos. Aristóteles por sua vez,fez seus estudos filosóficos na escola de Platão,foi considerado o Pai da Ciência e um dos fundadores da idéia de disciplinas cientificas e acadêmicas.De todos seus trabalhos apenas 29 sobreviveram e ficou conhecido como Corpus Aristotelicum, os temas que vão de lógica e física até ética e poesia, passando ainda por retórica, ética, metafísica e política.
 Em termos de causalidade,existem quatro tipos de causa que explicam todas as coisas:Causa matérias, Causa formal,Causa eficiente e Causa Final.
A lógica formal moderna incluiu os estudos em lógica de Aristóteles, a partir do final do século XIX.
Considerações Finais:
	
 O periodo classico foi de grande importancia para a filosofia e a educação, foi neste período que viveram Sócrates, Platão, Aristóteles  cada um teve papel importante nesse periodo,eles pregavam a verdade imutavel baseada na razão,defendiam as ideias de uns aos outros sem repudiar suas proprias. Foi um periodo que destacou muito na Lógica, Política, Ética, Retórica, Metafísica, Astronomia e as Ciências da Natureza.
 
REFERÊNCIAS:
MACIEL, W. Filosofia da Educação. São Bráz: Curitiba, 2018.
MACIEL, W. Filosofia grega clássica.infoescola.c2006-2021. Disponível em:< https://www.infoescola.com/filosofia/filosofia-grega-classica/>

Continue navegando