Buscar

AULA 5 - Dietoterapia Nas Alterações do Estado Nutricional Nos Transtornos Alimentares - Anorexia e Bulimia Nervosa

Prévia do material em texto

AULA 5: Dietoterapia Nas Alterações do Estado Nutricional Nos Transtornos Alimentares: Anorexia e Bulimia Nervosa
MÓDULO 1: Identificar os Transtornos alimentares 
		
	Outros quadros, ainda não oficialmente classificados como TA, também têm sido estudados e, em todos eles, a terapia nutricional é peça fundamental para a recuperação do estado nutricional quase sempre prejudicado. 
	Devido à elevada associação dos TA com alta morbimortalidade, recomenda-se que suas manifestações clínicas sejam muito bem conhecidas pelos profissionais de saúde, para que seu diagnóstico seja realizado o mais precocemente possível, evitando que os pacientes cheguem para o tratamento apenas quando seu estado já seja grave. 
		
			
	
ANOREXIA NERVOSA
		
		
		
																													
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
MÓDULO 2 - Classificar o estado nutricional do paciente para planejamento da dieta de acordo com suas necessidades 
	
	
							
	
	
		
	
	
	
	
Pontos de atenção no tratamento da TA
	
	
	
	
		
	
MÓDULO 3 - Identificar a integração da equipe multidisciplinar no tratamento clínico 
		
	
	
	
	
	
	
	
	
CONSIDERAÇÕES FINAIS
	Os TA são patologias graves e de etiologia complexa, sendo ainda pouco discutidos e com sua gravidade consideravelmente desconhecida pela população. A anorexia e a bulimia, transtornos alimentares mais comuns, acarretam diversas complicações clínicas que diminuem a qualidade de vida e podem culminar na morte do indivíduo.
	O tratamento envolve uma gama de profissionais, tais como: psiquiatra, endocrinologista, ginecologista, pediatra, terapeutas individual e familiar, nutricionista e enfermeiro. Todos devem interagir de forma harmônica e se especializar para esse tipo de atendimento.
	Recomenda-se que todos os nutricionistas saibam identificar os casos de TA, conhecendo os critérios diagnósticos, para fornecer o melhor tratamento ou o encaminhamento para locais especializados.

Continue navegando