Buscar

Prévia do material em texto

1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Na Grecia Antiga, mais precisamente no Século VII a. C, quais eram as fontes originárias do conhecimento?
		
	
	O teatro e a religião.
	
	O mito e a poesia.
	
	A poesia e o teatro.
	
	A poesia e a religião.
	 
	O mito e a religião.
	Respondido em 14/06/2021 21:07:08
	
	Explicação:
Os primeiros conhecimentos do Homem foram o mito e a religião.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Segundo Marilena Chauí Sócrates é considerado o patrono da Filosofia por diversas razões.Observe as razões abaixo: I ¿ Porque jamais se contentou com as opiniões estabelecidas, com os preconceitos de sua sociedade, com as crenças inquestionadas de seus conterrâneos. II ¿ Porque costumava dizer que era impelido por um espírito interior que o levava a desconfiar das aparências e procurar a realidade verdadeira de todas as coisas. III ¿ Porque era filho de uma parteira e dizia que sua mãe ajudava o nascimento dos corpos e que ele também era um parteiro, mas não de corpos e sim de almas. IV ¿ Porque ele vivia numa caverna de ilusões, como vivem todos os filósofos, até se libertar dela e enxergar claramente a realidade. Estão corretas:
		
	
	as razões II, III e IV.
	
	somente as razões III e IV.
	
	as razões I, II e IV.
	
	as razões I, III e IV.
	 
	as razões I, II e III.
	Respondido em 14/06/2021 21:07:55
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Enquanto nos primeiros séculos do cristianismo o homem, tomado pelo desespero, abdica da razão em nome da fé, agora a fé precisa da razão para iluminar-se, é quando temos:
		
	
	patristica
	
	apologia
	
	paganismo
	 
	escolástica
	
	apostolado
	Respondido em 14/06/2021 21:09:02
	
	Explicação:
Oposto à Patrística, o pensamento de São Tomas de Aquino é construído em bases racionais e empíricas, separando filosofia de teologia, apesar de subordinar a razão à fé.  Assim, o papel da razão é demonstrar e ordenar os mistérios revelados pela fé.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A Filosofia Medieval, que abrange o período do final do Helenismo (séc VII) ate o Renascimento (final séc XIV), foi um período propício para o surgimento da escolástica. Sobre a escolástica, todas as alternativas estão incorretas, com exceção:  
		
	
	A característica principal da escolástica e a ausência de explicações pré-estabelecidas.
	
	A escolástica surge de uma insatisfação mítica da realidade.
	
	É composta de três partes fundamentais a física, a lógica e a ética.
	
	O objeto de estudo da escolástica é o silogismo, um raciocínio pelo qual, a partir de determinadas premissas, chega-se a conclusão.
	 
	Escolástica significa os ensinamentos de Filosofia e Teologia ministrados nas escolas e universidades eclesiásticas da Idade Media sob os princípios do cristianismo.
	Respondido em 14/06/2021 21:09:45
	
	Explicação:
Escolástica significa os ensinamentos de Filosofia e Teologia ministrados nas escolas e universidades eclesiásticas da Idade Media sob os princípios do cristianismo.
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	As graves críticas contra a igreja católica no século XVI e as insatisfações acumulara-se de tal maneira que surgiu um movimento conhecido como:
		
	
	Humanismo
	
	Realismo
	
	Iluminismo
	
	Egocentrismo
	 
	Reforma protestante
	Respondido em 14/06/2021 21:11:19
	
	Explicação:
Reforma, foi considerada uma Renovação Religiosa ocorrida na Europa durante o Século XVI. Entendida como uma volta às Origens do cristianismo.  a Reforma protestante apresenta-se como uma das vias de realização do retorno dos principais lema do Renascimento.  No domínio religioso, o retorno aos princípios levava a negar o valor da tradição, portanto da Igreja, que se julgava sua depositária e intérprete. Lutero contrapunha à tradição eclesiástica a todos os rituais e interpretações por ela acumulados durante séculos o retorno direto à palavra de Jesus Cristo concretizada no Evangelho. Segundo Lutero, o ensinamento fundamentado no Evangelho é justificado por meio da fé, implicando a negação do valor das obras como Técnicas religiosas(ritos , sacrifícios, cerimônias), e a Redução dos sacramentos aos mencionados  Na Bíblia(batismo, Penitência e eucaristia),  E sem qualquer supervisão sacerdotal sendo eles considerados expressão da relação direta do homem com Deus
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O ponto de partida da filosofia de Rousseau é uma concepção de natureza humana representada pela famosa ideia: O homem nasce bom, a sociedade o corrompe. (Contrato Social, livro I, cap. 1), à qual se acrescenta a ideia de que:
		
	
	"todo pensamento passa pela razão".
	
	"todo homem nasce livre".
	
	"razão e fé se completam".
	 
	"o homem nasce livre e por toda parte se encontra acorrentado".
	
	"a sociedade é feita para ser corrompida".
	Respondido em 14/06/2021 21:12:49
	
	Explicação:
Embora Rousseau tenha escrito que o homem nasce bom, a sociedade o corrrompe e que nasce livre, mas se encontra acorrentado, ele acredita em uma vontade geral que zele pelo interesse e bem estar de todos, o que é obtido por meio de um contrato, um acordo no qual a vontade particular é submetida ao interesse coletivo.  Isso é obtido pela educação que deve transformar o indivíduo em cidadão, em membro de uma comunidade.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Para Locke as concepções da natureza do conhecimento tem como conceitos:
		
	
	as conclusões relatadas por Locke serviram como fundamento para a formulação da concepção de verdades absolutas na filosofia.
	
	os resultados da pesquisa empreendida por Locke o levaram a contestar as bases da corrente empirista da filosofia.
	
	a perplexidade relatada por Locke em nada se relaciona com as pesquisas filosóficas futuramente empreendidas por David Hume.
	
	concepção sobre os limites do conhecimento alicerçou a metafísica moderna.
	 
	acordo com concepções muito diferentes sobre a natureza do conhecimento, há certa similaridade entre Locke e Kant, somente no que diz respeito à intenção de "averiguar quais objetos são e quais não são adequados para serem tratados por nossos entendimentos".
	Respondido em 14/06/2021 21:14:24
	
	Explicação:
Locke era empirista. Kant buscou conciliar empirismo e racionalismo. Para Kant, partia-se da experiência sensível para depois conhecer pela razão. 
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Qual dos filósofos abaixo compreende que o conhecimento do objeto resulta da contribuição das faculdades da nossa mente, ou de nossa razão, da estrutura ou forma da sensibilidade e a estrutura ou forma do entendimento?
		
	
	Francis Bacon
	
	René Descartes
	
	Adam Smith
	
	David Hume
	 
	Immanuel Kant
	Respondido em 14/06/2021 21:17:25
	
	Explicação:
Kant, em sua concepção de uma filosofia transcendental, isto é, uma investigação que se ocupa tanto do objeto a ser conhecido, como do conhecimento que formulamos sobre o objeto. Esta é a sua teoria do conhecimento que busca também conciliar o empirismo com o racionalismo.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Estamos falando de um filósofo da educação que deu atenção especial à educação da primeira infância, fundando o "jardim de infância", pressupondo que os primeiros anos são básicos para a formação humana. Valorizou, também, as atividades lúdicas no trabalho com as crianças. Escolha a alternativa correta:
		
	
	Herbart
	
	Anísio TeixeiraFroebel
	
	Pestalozzi
	
	Augusto Comte
	Respondido em 14/06/2021 21:17:33
	
	Explicação:
Friedrich Froebel foi influenciado por Pestalozzi e valorizou muito a brincadeira e o contato das crianças com a natureza. Para ele, esse "cultivo" devia ocorrer na fase anterior ao ensino fundamental.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Sobre a proposta de educação do grande educador brasileiro Paulo Freire, podemos afirmar que:
I. Parte da análise da realidade vivida pelo povo brasileiro, apostando em um processo educativo que reconheça os direitos das massas populares a uma educação popular; e reconhecendo a urgência da democratização da cultura nacional.
II. O sucesso do processo educativo depende essencialmente da liberdade do educando. É tendo liberdade que este será motivado para uma participação crítica no processo educativo e, consequentemente, social.
III. Sua visão o leva a substituir a escola tradicional, monoliticamente estruturada, por outro veículo educativo mais maleável, mais participativo e baseado no diálogo: o círculo de cultura.
IV. Defende a autoridade máxima do professor tendo em vista que o mesmo é detentor do conhecimento e deve transmitir o mesmo de forma neutra e objetiva.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	3. Somente os enunciados II e III estão corretos
	
	2. Somente os enunciados I e III estão corretos
	
	1. Somente os enunciados II e IV estão corretos
	
	4. Somente os enunciados I, II e IV estão corretos
 
	 
	 5. Somente os enunciados I, II e III estão corretos
	Respondido em 14/06/2021 21:18:57
	
	Explicação:
Para Paulo Freire, a educação deveria ser emancipadora e partir dos elementos que dão significado ao universo dos educandos. Para esse autor, o método silábico, por exemplo, não era suficiene para tanto.

Mais conteúdos dessa disciplina