Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

LÍNGUA PORTUGUESA
Texto para responder às questões 1 a 3:
Bim bom bim bim bom
Bim bom bim bim bom
Bim bom bim bim bom
Bim bim
É só isso o meu baião
E não tem mais nada não
O meu coração pediu assim
Só
Bim bom bim bim bom
Bim bom bim bim bom
Bim bom bim bim bom
Bim bim
GILBERTO, João. Bim bom. Disponível em: <https://www.vagalume.com.br/joao-gilberto/bim-bom.html>. Acesso em: 26 fev. 2018.
1. A morfologia da letra da música de João Gilberto é marcada pela simplicidade e pouca materialidade textual. Nela, quantos substantivos concretos podemos encontrar? 2
GABARITO: 2
Os únicos substantivos concretos presentes no texto são "baião" e "coração".
2. Na letra da música, há duas ocorrências do pronome possessivo "meu". Cada uma delas refere-se, respectivamente, aos substantivos: “baião” e “coração”, ambos concretos.
GABARITO
Pelos usos do pronome possessivo "meu", é possível concluir que tanto o baião quanto o coração pertencem ao eu lírico.
3. Além do pronome possessivo “meu”, há outra palavra que tem como função a especificação do substantivo “baião”. Tal palavra é: “o” – artigo definido.
Gabarito: Por ser artigo definido, "o" especifica o substantivo “baião”; assim, entende-se que não se trata de um simples baião: é “o” meu baião.
Texto para responder às questões 4 a 6:
Num domingo, Onofre e Anésia dormiam, Antônio na sala roçando canivete na sola das botas, Maria, no quarto jogando talco nos vestidos da cômoda, deu um toque no pescoço. Nico passava café, Antônio sentiu o cheiro e foi sugerir um biscoito de polvilho, ele mesmo o faria se Maria deixasse.
- Faz, mas deixa a cozinha arrumada e não usa a gordura toda que amanhã faço sabão.
Antônio pegou na despensa os ovos, leite e polvilho azedo. No fogão a lenha a água borbulhava, Nico botou açúcar deixando-a leitosa, acrescentou o pó torrado pela manhã e levou a mistura até a pia onde a coaria no bule. Antônio usava a lateral da mesma pia, ficou em pé sobre o banco para alcançá-la, ia misturar os ingredientes numa bacia. Na frente deles uma janela dando para a represa, ouvia-se dali uma cachoeira ao longe, constante, úmida.
Nico derramou a água fervente, o perfume subiu. Antônio interrompeu o biscoito para ver a fumaça se erguer. Nico apoiou a caneca de água na pia, Antônio fechou os olhos para fortalecer o aroma. Abriu-os e não viu mais o irmão, ele não estava mais na cozinha. Antônio se espichou para ver a água dentro do coador, ela desapareceu deixando uma pasta pelas beiradas, a caneca apoiada na pia, Maria fechando o armário lá dentro.
- Maria? Vem ver, o Nico caiu no bule.
Maria demorou a vir, pela impossibilidade do fato e nenhuma urgência naquela idiotia. Vendo Antônio olhar pela janela, foi até a despensa procurar Nico, no terreiro, chiqueiro, paiol, milharal.
- Nico sair desse jeito? Sem falar nada?
- Saiu não, Maria. Ele foi embora no coador.
- Fala direito, Antônio.
- Ele tava passando o pó, hora que botou a água, sumiu.
- Daqui a pouco ele chega.
- Não mexe no bule, deixa do jeito que tá para ele voltar.
(...)
FUEGO, Andrea del. Os Malaquias. Rio de Janeiro: Língua Geral, 2010.3
4. No trecho do romance da escritora paulistana Andrea del Fuego, quando se dá conta de que Nico sumiu, Antônio fala:
- Maria? Vem ver, o Nico caiu no bule.
Com a análise atenta da fala de Antônio, podemos afirmar que não haveria mudança de sentido se o artigo definido “o” estivesse ausente da frase, pois o substantivo “Nico” é:
· um substantivo próprio, o que cria uma especificação por si só.
GABARITO
“Nico” é um substantivo que, por si só, já indica uma especificação. Isso decorre do fato de ele ser um substantivo próprio. Portanto, o uso do artigo definido “o” seria mais uma escolha do próprio falante do que uma necessidade à compreensão do sentido.
5. Na expressão “a lateral da mesma pia”, presente no terceiro parágrafo, o vocábulo que podemos apontar como aquele que possui papel nuclear é: “ lateral 
GABARITO
A palavra “lateral” é o centro da expressão nominal “a lateral da mesma pia”, pois todas as outras palavras se associam diretamente a ela.
6. Releia o trecho:
Nico apoiou a caneca de água na pia, Antônio fechou os olhos para fortalecer o aroma.
A construção destacada caracteriza-se como: locução adjetiva, por caracterizar o substantivo “caneca”. 
GABARITO
A construção preposicionada “de água” caracteriza o substantivo “a caneca”, especificando-o, constituindo, assim, uma locução adjetiva.
Texto para responder às questões de 7 a 10:
Posêidon estava sentado à sua escrivaninha e fazia contas. A administração de todas as águas dava-lhe um trabalho interminável. Poderia ter quantos auxiliares quisesse, possuía muitos, aliás; mas, uma vez que levava muito a sério seu ofício, revia mais uma vez tudo e sendo assim os auxiliares o ajudavam pouco. Não se pode dizer que o trabalho o alegrasse; na verdade ele o realizava só porque lhe fora imposto; já havia solicitado muitas vezes tarefas mais prazerosas, conforme se expressava; mas, sempre que lhe faziam propostas diferentes, era manifesto que nada o agradava tanto quanto o cargo que até então ocupara. Era muito difícil, além disso, encontrar outra coisa para ele. Com efeito, era impossível atribuir-lhe algo como um determinado mar; sem mencionar que, neste caso, o trabalho de calcular não seria apenas maior, mas também mesquinho, o grande Posêidon só podia receber um posto que fosse dominante. E, se lhe ofereciam um ofício fora da água, sentia-se mal só com a ideia: seu alento divino se descontrolava, o tórax de bronze oscilava. De resto, não levavam realmente a sério as queixas que fazia; quando um poderoso importuna, é preciso dar a impressão de tentar ceder mesmo nas questões mais sem perspectiva: ninguém pensava em remover de fato Posêidon do seu posto; desde o início mais remoto tinha sido destinado a ser o rei dos mares e assim devia permanecer.
[...]
KAFKA, Franz. Posêidon. In: Narrativas do Espólio. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
7. Note que todos os vocábulos que destacamos em negrito na narrativa do escritor tcheco Franz Kafka são adjetivos. Assim, assinale o trio de adjetivos que esteja associado diretamente a substantivos presentes no texto: “interminável”, “prazerosas” e “diferentes”.
GABARITO
Dentre todas as opções, apenas as palavras da letra C estão ligadas diretamente a um substantivo, sendo elas: trabalho “interminável”, tarefas mais “prazerosas” e propostas “diferentes”.
8. Releia:
Posêidon estava sentado à sua escrivaninha e fazia contas.
Quanto ao seu sentido, a flexão de grau do substantivo destacado:
É parte integral do substantivo e não se refere necessariamente à sua dimensão.
GABARITO
A flexão de grau do substantivo “escrivaninha” não se refere necessariamente a uma mudança de tamanho/dimensão do substantivo, mas é parte integral do seu significado de mesa apropriada para se escrever.
9. Releia:
Era muito difícil, além disso, encontrar outra coisa para ele.
Quanto ao grau, o adjetivo em destaque constitui a forma: analítica, por empregar uma forma adverbial. 
GABARITO
Quando um adjetivo é modificado em grau através de um advérbio como “muito”, “bastante” etc., temos uma forma analítica. Em sua forma sintética, realizada através de sufixação, teríamos “dificílimo”.
10. Observe o uso dos artigos em destaque em dois trechos finais do texto: “quando um poderoso importuna” e “destinado a ser o rei dos mares”. A utilização desses artigos trazem ao texto sentidos opostos. Tais sentidos são, respectivamente, de generalização e especificação.
GABARITO 
O artigo indefinido “um” traz uma generalização: um poderoso dentre vários; já o artigo definido “o” traz uma especificação: o único rei dos mares, Posêidon.

Mais conteúdos dessa disciplina