Buscar

Guerra Fria, Oriente Médio e Conflito na Chechênia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios 
1. O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. O texto diz: “Duas infâncias. Na URSS (parte superior) crianças são apoiadas pelo amor da nação! Nos países capitalistas (figura inferior), milhões de crianças vivem sem comida ou abrigo.”
a) Como o cartaz descreve a sociedade capitalista ocidental?
O cartaz descreve a sociedade capitalista ocidental como geradora de desigualdade social devido à concentração de renda, onde parte da sociedade, inclusive os mais frágeis, as crianças, sofrem com a exclusão social. Como o cartaz é de propaganda soviética, a sociedade socialista é retratada como equilibrada, provedora de recursos para todos e cuidadosa com a infância em decorrência da melhor distribuição de renda.
b) Cite dois conflitos bélicos do período da Guerra Fria. 
Entre os conflitos, a Guerra da Coreia (que resultou na divisão da nação entre Coreia do Norte e Coreia do Sul), a Guerra do Vietnã, a ocupação soviética no Afeganistão, a guerra civil em Angola entre MPLA e Unita, entre outros conflitos. 
2. Observe o mapa a seguir.
O mapa destaca uma região do mundo que há muito tempo vive em conflitos étnico, religioso, político e econômico.
a) Nomeie a região em destaque no mapa, identifique seu principal recurso natural e discuta a importância desse recurso na economia da região.
A região em destaque é o Oriente Médio, cujo principal recurso natural é o petróleo, haja vista que é nessa área que se encontra as maiores reservas em nível mundial. O petróleo é a matriz do desenvolvimento da indústria no século XX sendo, portanto, essencial ao desenvolvimento da economia do planeta. Para o Oriente Médio, grupo de países subdesenvolvidos com indústria incipiente e produção agrícola insuficiente, o petróleo representa a base de sua economia, sua parcela de poder na geopolítica mundial e sua possibilidade de coerção em questões estratégicas, como o caso da elevação do preço do barril do petróleo feita pela OPEP (Organização dos países exportadores de petróleo) em 1973, causa do 1° choque do petróleo.
b) Indique as três religiões que tiveram origem nessa região e as implicações religiosas e econômicas dessa região para o Brasil. 
O Oriente Médio é o berço das três grandes religiões monoteístas: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo. As implicações das questões do Oriente Médio para o Brasil são inúmeras. Sob o ponto de vista,
- Religioso: destaca-se o predomínio do cristianismo no país, resultado da colonização portuguesa;
- Econômico: a determinação do preço do barril do petróleo que afeta diretamente o sistema produtivo do país;
- Étnico: a imigração de sírio-libaneses e judeus;
- Político: a recente mediação feita pelo governo brasileiro na questão nuclear do Irã, ressaltando a importância geopolítica do país. 
3. As últimas duas décadas foram marcadas pela ocorrência de vários conflitos de caráter étnico, religioso e separatista. O atentado ao metrô de Moscou, em março de 2010, fez ressurgir o movimento separatista da Chechênia.
Sobre essa temática, responda.
a) Qual a localização geográfica da Chechênia?
A Chechênia localiza-se na Federação Russa na região do Cáucasso.
b) Cite as principais causas desse conflito
Com o fim da URSS (re)surgiram inúmeros conflitos separatistas como tentativas de retomada de antigos nacionalismos coibidos, proibidos ou suprimidos pela então União Soviética, principalmente no regime stalinista (1922-1953). A Chechênia se autodenomina uma república separatista, não reconhecida pelo governo de Moscou.

Outros materiais