Buscar

Impactos Ambientais na Metalurgia

Prévia do material em texto

Gestão Ambiental  
METALurgia
Aluno: leonardo azevedo costa
Turma: 2019.3
Professor: sérgio 
METALURGIA E SUAS CARACTERISTICAS
Os metais por sua vez, podem ser divididos em três subclasses: ferro (Fe) e aço (Fe-C); ligas não-ferrosas e superligas (Ex.: bronze, Cu-Sn; latão, Cu-Zn; e nitinol, Ni-Ti) de maior aplicação no campo aeroespacial; e compostos intermetálicos (Ex.: WC – widia), materiais estruturais de alta temperatura (UFRGS). O ferro é o metal mais produzido pelo homem, respondendo por mais de 90% da produção em escala global em massa de metais.
Metalurgia é o conjunto de técnicas e processos usados para extração, beneficiamento e processamento industrial dos metais. De maneira geral, distingue-se a metalurgia extrativa, ligada à mineração, da metalurgia de preparação dos metais para formar ligas e produtos diversos. Nas sociedades industrializadas, cresce a importância dos processos de recuperação e reciclagem da sucata, pelos quais se obtém notável economia em relação à extração a partir do mineral. extração, transformação e aplicação de materiais metálicos, como o ferro (Fe), o ouro (Au), a prata (Ag) e o bronze (Cu-Sn). Os materiais metálicos constituem um dos grupos em que podemos classificar tecnicamente os materiais. Os outros três grupos são: materiais poliméricos, materiais cerâmicos e compósitos (formados pela junção de materiais de tipos diferentes. Ex.: fibra de vidro é um compósito formado por um material cerâmico e um material polimérico).
IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS NO PROCESSO DA METALURGIA
Os riscos ambientais começam quando pode ocorrer o rompimento dos revestimentos ou mesmo de equipamentos, podem ocasionar vazamentos que comprometem totalmente o solo e até as águas. Causando assim:
Poluição do Ar
A indústria metalúrgica apresenta emissão de grandes quantidades de fumaça, sendo os principais deles o material particulado, dióxido de enxofre – SO2, névoas ácidas e vapores.
Poluição do Solo
A poluição nas águas causada pelas indústrias metalúrgicas é decorrente dos vários processos produtivos desenvolvidos através da deposição de poluentes atmosféricos, contaminação proveniente da disposição de resíduos sobre o solo, e lançamento de efluentes industriais sem tratamento nas galerias pluviais. 
Poluição Sonora
A emissão de ruídos é um dos impactos mais comuns provenientes das atividades industriais, e podem causar danos, principalmente aos animais e aos seres humanos, causando danos físicos, mentais e sociais. 
IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS NO PROCESSO DA METALURGIA
FISÍCOS
RUIDO: os metalúrgicos geralmente são expostos a ruídos acima dos limites de tolerância, o que pode gerar dores, irritação, diminuição da concentração e até mesmo a perda da audição.
FUMAÇA: decorrente das queimas de determinadas substâncias, sua toxicidade varia de acordo com o material. Esse risco pode provocar sensação de sufocamento, desconforto, tontura, irritação nos olhos, pele e nariz e até uma grave intoxicação respiratória.
CALOR: muitas indústrias metalúrgicas possuem temperaturas elevadas em seus ambientes, o que pode ser extremante prejudicial para o trabalhador. O calor excessivo pode provocar desidratação, cansaço, ansiedade, fraqueza, dor muscular e desmaio.
ERGONOMICO
Risco: presentes em quase todos os setores da metalúrgica, os riscos ergonômicos acontecem devido ao levantamento e transporte de equipamentos pesados, movimentos repetitivos e postura inadequada dos trabalhadores.
Medidas Preventivas
POLUIÇÃO - O revestimento anticorrosivo foi adotado pela maioria das indústrias com o objetivo de trocar as antigas ligas metálicas que utilizavam metais nobres para revestir e proteger diferentes superfícies.
Devido ao alto custo e a funcionalidade limitada dessas ligas, estudiosos e empresas se dedicaram a criação de um novo material, que contasse com as mesmas propriedades anticorrosivas, no entanto, que representassem um custo benefício mais favorável.
RUÍDO - para evitar este tipo de problema, pode ser estabelecida uma rotina de rodízio entre os trabalhadores, além do enclausuramento de máquinas, uso de silenciadores e utilização de protetores auriculares. 
Fumaça 
FUMAÇA - esse problema pode ser solucionado por meio da instalação de sistemas de exaustão, manutenção das máquinas e utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados, como máscaras de proteção com respiradores. 
CALOR - o ideal para evitar esse tipo de problema é sempre ter ao lado uma garrafa de água para se manter hidratado durante o decorrer do dia. Além disso, o local de trabalho deve contar com um bom sistema de ventilação e exaustão, além de barreiras isolantes.
RISCO ERGONOMICO - para a prevenção desse tipo de risco, é muito importante que haja uma diminuição do ritmo de trabalho e algumas pausas para descanso durante a jornada, adequação das ferramentas e equipamentos e realização de ginástica laboral.​

Continue navegando