Buscar

APOL 01 - NOTA 80 - Discussões Avançadas em Internacionalização e Pesquisa de Mercado

Prévia do material em texto

FIQUEI EM DUVIDA NA QUESTÃO 3, POR MIM EU MARCARIA A LETRA 
	
	A
	a) o ticket médio de consumo.
,MAS FUI NA CORDA DE OUTRA APOL RESPONDIDA Q NEM NOTA TINHA E MARQUEI LETRA ‘B’. AINDA ASSIM NÃO TENHO CERTEZA, SE PUDESSE MUDAR UMA RESPOSTA MUDARIA ESSA DA QUESTÃO 3
Questão 1/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
O Sistema de Informações do Banco Central do Brasil (Sisbacen), criado em 1985, é um sistema informatizado que tem como objetivo dar condições para que o Banco Central do Brasil (Bacen) acompanhe e controle as operações bancárias. Uma delas é a compra e a venda de moeda estrangeira realizada entre as instituições autorizadas a operar no mercado de câmbio e seus clientes [...]
Instituído pelo Decreto nº 660, de 25 de setembro de 1992, o Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) permite um fluxo único de informações e o acompanhamento on-line das exportações brasileiras por todos os participantes envolvidos. A primeira fase de sua implantação iniciou-se em 1º de janeiro de 1993, por meio do módulo de exportação [...]
BORGES, Joni Tadeu. Financiamento ao Comércio Exterior: O que uma empresa precisa saber. Curitiba: Intersaberes, 2012
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação ao Sisbacen e ao Siscomex:
I. ( ) As operações de câmbio são registradas no Sisbacen e armazenadas por tipos de informações como contrato, natureza, prazos e tipo de moeda estrangeira.
II. ( ) Apenas algumas operações de câmbio de exportação e importação têm que ser obrigatoriamente registradas no Sisbacen.
III. ( ) No Siscomex são registrados os documentos utilizados na exportação e na importação, conhecidos como documentos eletrônicos.
IV. ( ) A gestão do Siscomex está sob responsabilidade de apenas um órgão, cuja finalidade é a manutenção das atualizações diante das legislações pertinentes ao comércio exterior brasileiro: Banco Central do Brasil (Bacen)
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	a) V, V, F, F.
	
	B
	b) F, V, F, V.
	
	C
	c) F, V, V, V.
	
	D
	d) V, F, V, F.
	
	E
	e) V, F, F, F.
Questão 2/5
Leia o texto a seguir:
São um conjunto de regras básicas e padronizadas que orientam as operações comerciais internacionais. Representa a condição utilizada nas operações comerciais internacionais de compra e venda de mercadorias, além de estabelecer onde termina a responsabilidade do exportador e começa a do importador quanto à entrega da mercadoria, aos custos e aos riscos envolvidos.
BORGES, Joni Tadeu. Financiamento ao Comércio Exterior: O que uma empresa precisa saber. Curitiba: Intersaberes, 2012
De acordo com o texto e com o livro-base, assinale a alternativa que corresponde a este conjunto de regras:
	
	A
	a) Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior).
	
	B
	b) Sisbacen (Sistema de Informações do Banco Central do Brasil).
	
	C
	c) Incoterms (International Commercial Terms).
	
	D
	d) Decex (Departamento de Operações de Comércio Exterior).
	
	E
	e) RES (Registro de Exportação Simplificada).
Questão 3/5
O Shopping Eldorado em São Paulo pretende conhecer seus frequentadores através de seu consumo, para isso, não será necessário investir em uma pesquisa de mercado, basta ele coletar todas as informações geradas pelos lojistas e realizar um estudo.
Nesse levantamento, uma das variáveis comportamentais que eles podem concluir é
	
	A
	a) o ticket médio de consumo.
	
	B
	b) a intenção de compra dos clientes.
	
	C
	c) os atrativos que devem ser lançados; 
	
	D
	d) a frequência de consumo atual e futura.
	
	E
	e) a procura dos clientes por outros mercados concorrentes
Questão 4/5
Segundo Mady (2014, p.62) “é fundamental você perceber que a formulação precisa e 
adequada do problema é a mais importante de todas as etapas do processo de pesquisa”.
MADY, Eliane Batista. Pesquisa de Mercado. Curitiba: InterSaberes, 2014.
PORQUE
 
Antes mesmo da elaboração do problema, se faz necessário definir se este problema será de identificação ou solução.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
	
	A
	a) As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	B
	b) A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
	
	C
	c) A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
	
	D
	d) As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira. 
	
	E
	e) As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa não justifica e nem complementa a primeira.
Questão 5/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
Valorização do dólar provoca reflexos na economia brasileira
Do início do ano até agora, valorização da moeda chega perto de 7%.
Muitos preços do dia-a-dia são cotados internacionalmente, como o trigo.
A cotação do dólar teve mais um dia de forte alta e fechou acima de R$ 2,83. Do início do ano, até agora, a valorização da moeda norte-americana chega perto dos 7% e nas casas de câmbio, a procura já aumentou. 
Quando muita gente quer, o preço sobe. E foi tanta gente querendo dólar, que a moeda americana subiu ao maior patamar em 10 anos e fechou a terça-feira (10) cotada a R$ 2,83, alta de 2,12%.
A corrida pelo dólar teve vários motivos, como as preocupações com o exterior, com a desaceleração da China e a crise da Grécia, e dúvidas sobre a economia brasileira.
“O real tem sofrido mais, tem se desvalorizado mais que outros pares latino-americanos e isso indica que há fatores domésticos como determinantes para essa maior desvalorização”, explica Luciano Rostagno, estrategista-chefe do banco Mizuho.
Todo mundo acaba sentindo a alta do dólar, mesmo que não tenha planos de viajar para fora ou dívidas na moeda americana. É que muitos preços do nosso dia-a-dia são cotados internacionalmente; por exemplo, o trigo, que na conversão fica mais caro e faz subir o preço do pãozinho. A mesma regra vale para o leite, já que os produtores vão acabar gastando mais para comprar ração e farelo de milho.
E se o real passa a valer menos, todos os nossos investimentos também têm perda. “Muita gente pensa que, porque mora no Brasil, isso não é muito importante, mas na verdade é. O padrão internacional é o dólar e nossos ativos estão perdendo valor, nossa economia está perdendo competitividade e isso acaba causando problemas para todo mundo”, diz o economista Luiz Fernando Roxo.
LEPRI, Janaína & SARDENBERG, C. A. Valorização do dólar provoca reflexos na economia brasileira. Hora 1. Edição do dia. 11 fev 2015. Disponível em: http://g1.globo.com/hora1/noticia/2015/02/valorizacao-do-dolar-provoca-reflexos-na-economia-brasileira.html. Acesso em 08 jun 2015. 
Considerando o texto dado, e os conteúdos abordados no livro, quando ocorre uma valorização, tanto do real, quanto do dólar, acontecem mais ou menos oportunidades para as empresas que atuam no mercado exportador. Analise a(s) afirmativa(s) que contemple(m) a(s) opção(ões) correta(s), de acordo com o texto citado:
I. A alta do dólar e consequente desvalorização do real são benéficos para todas as empresas brasileiras que exportam seus produtos.
II. A alta do real e consequente desvalorização do dólar são benéficos para todas as empresas brasileiras que exportam produtos.
III. Para as empresas que necessitam importar produtos para comercialização, a alta do dólar é preocupante, pois isso acaba refletindo no preço final repassado ao consumidor, no caso de revenda deste produto.
IV. Para as empresas que necessitam importar produtos para comercialização, a alta do dólar não influencia, já que o preço do produto importado a ser vendido, permanece estável.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	a) I, II e III apenas.
	
	B
	b) I e IV apenas.
	
	C
	c) I e III apenas.
	
	D
	d) II, III e IV apenas.
	
	E
	e) I e II apenas.

Continue navegando