Buscar

SINAIS OU SINTOMAS DE CÂNCER DE MAMA

Prévia do material em texto

SINAIS OU SINTOMAS DE CÂNCER DE MAMA.
Os sinais e sintomas do câncer podem variar, e algumas mulheres que têm câncer podem não apresentar nenhum desses sinais e sintomas.
A maioria dos pacientes inicia uma investigação de câncer de mama devido a uma mamografia de rotina anormal mostrando uma massa ou nódulo. A massa mamária clássica é uma lesão dura, imóvel e dominante, com bordas irregulares, mas essa massa não quer dizer que o tumor seja benigno ou maligno. Esse nódulo ou massa benigna pode ser sólida ou cística, enquanto uma massa maligna é tipicamente sólida. A avaliação de uma massa mamária palpável requer uma abordagem sistemática da história, exame físico e estudos de imagem radiográfica para garantir um diagnóstico correto.
Quando a doença se apresenta localmente avançada já podemos observar gânglios aumentados na axila ou a pele do seio apresentar vermelhidão, espessamento ou ondulação da pele subjacente com aspecto de casca de laranja sugerindo uma inflamação.
Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são:
· Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;
· Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
· Alterações no bico do peito (mamilo endurecido);
· Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
· Saída espontânea de líquido dos mamilos 
Sintomas de câncer de mama no homem
Os sintomas de câncer de mama masculino são semelhantes aos sintomas de câncer de mama na mulher, por isso, quando existe algum tipo de alteração na mama, é importante consultar um mastologista para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado.
NÓDULO 
- É uma lesão sólida elevada com mais de 1 cm de diâmetro. Geralmente é bem delimitada e de origem epitelial ou conjuntiva.
- Pode ser pediculada ou séssil. Quando não está se expandindo é classificado como benigno e quando está é classificado como maligno.
- Suas características variam muito dependendo do lugar que se localiza (pulmão, mama, axila, tireoide e cordas vocais).
- É um espessamento ou uma saliência cuja textura é diferente do tecido mamário ao redor. Um nódulo pode ser descoberto em uma mama por acaso, durante um autoexame do seio ou durante um exame físico de rotina por um médico.
- São relativamente comuns e geralmente não são cancerosos. Podem ser indolores ou doloridos. Às vezes, eles são acompanhados por secreção no mamilo ou alterações na pele, como irregularidades, vermelhidão ou textura com covinhas (chamado de peau d’orange ou casca de laranja) ou estiramento da pele.
- Podem ser bolsas cheias de líquido (cistos) ou massas sólidas, que geralmente são fibroadenomas que não são cancerosos e os cistos também não costumam ser.
As causas mais comuns incluem:
- Fibroadenomas são nódulos que costumam ser lisos, arredondados, móveis e indolores. Eles se desenvolvem normalmente em mulheres em idade fértil, e podem diminuir de tamanho com o passar do tempo.
- Alterações fibrocísticas estão relacionadas às variações mensais nos níveis dos hormônios femininos estrogênio e progesterona. Esses hormônios estimulam o tecido mamário.
Às vezes, os nódulos resultam de: 
- Infecções de mama
- Um duto de leite bloqueado
- Lesões
- Câncer de mama
Tratamento:
- Fibroadenomas são normalmente removidos se eles estiverem aumentando de tamanho ou causando dor ou se a mulher quiser que eles sejam removidos.
- Alterações fibrocísticas depende da causa e se há ou não sintomas. Às vezes, os cistos são drenados.
- Caso seja diagnosticado, o tratamento do câncer de mama normalmente compreende cirurgia para remover o tumor mais radioterapia, quimioterapia e/ou medicamentos hormonais.
ESPESSAMENTO
- Representa uma região mais endurecida na palpação, sem que seja possível delimitar um nódulo.
- A indicação de mamografia segue os mesmos parâmetros descritos para o nódulo.
- O espessamento ocorre quando uma região da mama fica mais dura na palpação, mas não há percepção de nódulo.
- Em caso de espessamento a mamografia deve ser realiza como exame diagnostico.
CAUSAS:
- Cancer de mama 
- 
DESCARGA PAPILAR 
- É a saída de secreção através da papila mamária, quando não associada à gravidez e à lactação (descarga papilar fisiológica).
- Deve ser analisada criteriosamente, sendo fundamental caracterizar: se é espontânea ou à expressão, se é uni ou bilateral, se proveniente de ducto único ou múltiplo; se tem aspecto cristalina (ou "água de rocha"), colostro-símile, sanguinolento, seroso ou coloração esverdeada, amarelada. 
- Casos com descarga papilar espontânea, unilateral, de ducto único, "água de rocha" ou sanguinho lenta são suspeitos de doença maligna e a mamografia está indicada para iniciar a investigação.
CAUSAS
- Cancer de mama 
RESSONANCIA MAGNETICA 
https://www.researchgate.net/publication/338115742_Gaiola_de_Faraday_em_Ressonancia_Magnetica

Continue navegando