Buscar

Atividade 2 de ludicidade e educação

Prévia do material em texto

FACULDADE EUCLIDES DA CUNHA-FAEC
Credenciada pela Portaria Ministerial n.1485, DOU nº 253 de 20/12/2016
LUCAS SOUZA DA SILVA
O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E APRENDIZAGEM
Euclides da Cunha – BA
2020
O desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem são influenciados pelo aspecto biológico da carga genética de cada criança e também influenciados pela interação com mundo que faz parte. Os aspectos motores, sensoriais, perceptivos, cognitivos e afetivos, presente no desenvolvimento psicomotor da criança devem ser estimulados para alcançar a competência indispensável à aprendizagem escolar e da vida diária.
Mesmo dentro do útero materno a criança logo compreende os incentivos sensoriais, o que permite a adaptação ao novo meio, assim os sentidos tornam-se os canais condutores de estímulos. 
Esses sistemas se dividem em três categorias:
Exteroceptivo - Este Sistema sensorial também é conhecido como os cincos sentidos do corpo humano, elas agem a partir das informações transmitidas por células sensitivas que por sua vez, são estimuladas por sensações fora do corpo.
Os cincos sentidos externos:
 Visão: É considerado o mais eficiente canal sensorial, é preciso na comunicação e no relacionamento com o outro. Com a maturação cerebral a informação visual será controlada e categorizada com a informação motora, pois com esse estimulo visual, a criança vai conhecendo as pessoas e os objetos para a sua criação de imagens do mundo.
Audição: É por meio da audição que percebe um vasto tipo de sons, representa um canal importante de aprendizagem e determinante para o conhecimento do mundo. 
Tato: É um sentido que é percebido pela pele, com ela se da percepção de tudo ao seu redor. 
Olfato: Tendo o nariz como principal órgão receptor de estímulos, contribui na orientação espacial quando a visão não puder ser utilizada.
Paladar: Reconhecemos os gostos das substâncias colocadas sobre a língua, onde estão localizadas as papilas gustativas, que são estruturas compostas por células sensoriais. Através da alimentação acontece a interação nutritiva, afetiva e emocional.
Proprioceptivo – Este sistema é que direciona as informações relacionadas aos movimentos corporais e a posição do corpo. Os receptores proprioceptivos localizados nos músculos, no tendão, nas cápsulas articulares e no labirinto.
Cinestésico Este sentido depende de receptores dos músculos, tendões, cápsulas, ligamentos e articulações. Ele registra a posição do corpo e ajuda a equilibrar os movimentos, o posicionamento, a velocidade e a força das partes do corpo durante o movimento. 
Interoceptivo – O sistema sensorial rege as informações emocionais ligadas ao controle de todo equilíbrio fisiológico. Este sistema sensorial permite que o indivíduo se aproprie das estimulações recebidas dos aparelhos digestivos, respiratório e circulatório.
Ao nascer, o bebê já possui uma boa quantidade de mecanismos perceptivos e cognitivos. Durante a vida a criança por meio do sistema sensorial, vai recebendo dados vindos do exterior, levando-os a desenvolver uma capacidade de reconhecimento e identificação das informações para, compreender e se relacionar com o meio que o envolve. Essa percepção é de grande relevância no processo de aquisição de competências indispensáveis na aprendizagem escolar.
Os canais perceptivos são indispensáveis na aquisição da aprendizagem. Dentre eles destacam:
Percepção visual: Ela representa o primeiro degrau das funções cognitivas, pois constitui um dos principais meios de estimulação garantindo a representação mental, que analisa a distancia, a visão e o reconhecimento do objeto.
Percepção auditiva é a capacidade de perceber e entender as diferenças entre sons (a sonoridade, a tonalidade e o timbre)
Percepção tátil-cinestésica É o meio pelo qual o indivíduo projeta, registra, analisa, armazena e integra no cérebro as informações captadas pelos receptores táteis e cinestésicos, isso acontece por manipulação e experimentação do movimento no espaço ao redor de si próprio. 
Aspectos cognitivos as funções cognitivas representam o processo pelo qual um organismo recebe informações e as elabora para pautar seu comportamento. 
Aspectos afetivos: Desce muito cedo, a criança já é capaz de interagir afetivamente a objetos e pessoas, usando sorrisos e outras manifestações de formas reflexas. As primeiras formas de comunicação estão ligadas aos seus desejos, seus desconfortos, suas necessidades. Toda condutas afetivas não podem ser consideradas apenas uma reação a uma experiência; elas também são formadoras de experiências
CONSIDERAÇÕES FINAIS.
O desenvolvimento psicomotor só se torna concreta se partir das experiências da criança, experiências essas que devem ser bem exploradas e aproveitadas através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo, bem como suas possibilidades de percepção, atuação, interação com o outro, com os objetos e seu estado comportamental consigo mesmo.
A psicomotricidade esta nos pequenos movimentos e em todos os exercícios que desenvolve a motricidade da criança, buscando o conhecimento e o domínio do seu corpo. A memória psicomotora é a base para o processo do intelecto e da aprendizagem da criança. 
O processo de aprendizagem usa os elementos básicos da psicomotricidade, os sistemas e seus sentidos são primordiais para o desenvolver total da aprendizagem e do alcance das habilidades de cada criança. 
Vale ressaltar que quando uma criança não tem um dos sentidos, sua aprendizagem não será insuficiente, pois na falta de um, os demais sistemas sensoriais recompensarão aquela lacuna.

Continue navegando