Buscar

Atividade de Participação Individual Bônus - Contabilidade e Sistema de informação contábil FGV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Matriz de Trabalho (Bônus)
Elaborado por: Renata Santos de Carvalho
Disciplina: Contabilidade financeira
Turma: 0622-2_1
Introdução
A contabilidade é uma ciência de extrema importância para a avaliação, manutenção e controle de qualquer empresa, independente do seu porte. A importância dessa ciência é tão abrangente, que varia entre o controle de entrada e saída de capital até investimentos e novas participações societárias que irão expandir o negócio. 
Desenvolvimento
Toda a saúde financeira empresarial fica a cargo dessa área da contabilidade, que se mostrou uma grande necessidade em todas as empresas. Ter uma análise certeira, e que se faça entender pelos gestores da empresa é extremamente necessário, pois é uma junção de setores que visam a manutenção do que já foi conquistado e também a expansão da mesma. A preparação de balanços patrimoniais, declarações de resultado, fluxo de caixa, dentre outras demonstrações financeiras, são demonstradas diretamente pela contabilidade financeira.
Um estudo aprofundado sobre a situação atual e também uma previsão quanto a possíveis perdas que possam acontecer, é algo necessário em empresas de todos os portes. Com isso, é preciso entender os fundamentos dos gastos (investimentos, custos, despesas e perdas) tanto pela contabilidade quanto pelo gestor, para que os relatórios vindos da contabilidade sejam de grande valia e aproveitados da melhor forma possível. Nisso conseguimos ver uma diferença entre a contabilidade financeira, que faz um demonstrativo de todo o financeiro da empresa a propósito de ter informações relevantes e confiáveis para toda a empresa, e a contabilidade gerencial, que foca em relatórios de planejamento e controle da entidade, visando o interesse nas partes. Isso é visto na atual situação do mundo, onde passando por uma pandemia muitas empresas acabaram fechando. Em muitos casos pode-se dizer que foi por falta de estrutura e planejamento, principalmente integrando o setor financeiro aos outros setores, e demonstrando aos gestores como está a saúde financeira da empresa para a avaliação das próximas tomadas de decisões.
Para um máximo aproveitamento dessas análises, é importante ter em mente qual o tipo de usuário que aquele determinado relatório está se direcionando. Sendo ele um usuário primário, as análises se direcionam mais a tomadas de decisões internas na entidade que entendem os tipos de gastos necessários conseguindo fazer um planejamento melhor, enquanto um usuário secundário é uma visão “externa” e mostra a saúde financeira da empresa para seus funcionários, governo, possíveis clientes, dentre outros. 
Além da necessidade de entender o tipo de gasto, é preciso entender o ciclo de entrada de fluxo de caixa estudando todo o ciclo operacional da empresa, e assim entendendo de que forma esse caixa consegue ser utilizado para todos os gastos necessários, como o custo de produção daquele produto a fim de estocá-lo para disponibilização da venda e assim ter o retorno do valor para o fluxo de caixa, e nisso calculando se existe a necessidade ou não de investimento externo para a manutenção do ciclo. Um planejamento estratégico, com base em dados financeiros corretos traz uma segurança imensa para o futuro empresarial.
Além do controle de gastos, a contabilidade também consegue ver a oportunidade para diminuição de imposto, pois é algo extremamente custoso, e que pode acabar se tornando um grande problema no futuro, podendo impactar na regularidade fiscal da mesma. Assim como também conseguir investidores, já que teria uma análise da saúde financeira da empresa, e com todos os valores contabilizados e em ordem, essa demonstração é mais clara, o que agrada muito.
Conclusão
Em suma, é possível ver as diversas vertentes e a importância de uma contabilidade estruturada, assim como o conhecimento das suas teorias, que são importantes não somente para o contador mas também para os gestores e administradores de todos os empreendimentos. As informações identificadas corretamente e especificadas, aplicadas e entendidas pelos setores corretos, são a base de uma empresa saudável e em bom funcionamento. 
Referências Bibliográficas
 - “A importância da contabilidade para o crescimento seguro das empresas”. htps://www.contabeis.com.br/noticias/48336/a-importancia-da-contabilidade-para-o-crescimento-seguro-das-empresas/#:~:text=Com%20a%20contabilidade%20auxiliando%20a,para%20o%20respons%C3%A1vel%20da%20corpora%C3%A7%C3%A3o.
- “A importância da contabilidade no crescimento das empresas”.
https://www.jornalcontabil.com.br/a-importancia-da-contabilidade-no-crescimento-das-empresas/
- “Quais são as diferenças entre Contabilidade Gerencial e Contabilidade Financeira?”. https://www.jornalcontabil.com.br/quais-sao-as-diferencas-entre-contabilidade-gerencial-e-contabilidade-financeira/
- “Contabilidade financeira e contabilidade gerencial: entenda a diferença”. https://investorcp.com/gestao-empresarial/contabilidade-financeira-e-contabilidade-gerencial-entenda-a-diferenca/
2

Outros materiais