Buscar

Trabalho de Marketing av 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
REBECA MOREIRA GIVIGI
Orientação de Produto x Orientação de Marketing
SÃO GONÇALO- RJ
2022
Introdução
Hoje as empresas estão preocupadas em atender e se adaptar as necessidades dos clientes, acompanhando o desenvolvimento e os avanços tecnológicos. Esse fator impacta diretamente as empresas gerando competição e com isso passam a buscar por mais produtividade e satisfação do consumidor. 
Nesse contesto temos a empresa Beta que desenvolve produtos tecnológicos, como smartphones e notebooks e sempre focou no seu cliente e manteve o produto com as características iniciais, não fazendo alterações. 
O diretor de marketing acredita de deve mudar o foco da empresa, pois o custo dos processos de fabricação estão cada vez mais altos e continuam perdendo clientes. Ele está em dúvida se deve seguir a Orientação de Produto ou a Orientação de Marketing.
Como consultora de marketing contratada pela Beta irei escolher a melhor orientação para realizar as estratégias. 
Desenvolvimento
A empresa Beta desenvolve produtos tecnológicos, mas não está acompanhando as tendências do mercado e com isso está perdendo muitos clientes e se continuar assim será engolida pela concorrência. Um grande exemplo disso é a Blockbuster Vídeo, uma empresa de locação de vídeo que perdeu seu lugar para as “locadoras on line” como a Netflix, pois se recusou a usar a internet que era a inovação da época.
Hoje as transformações e evoluções digitais são quase que diariamente, gerando uma enorme concorrência entre as empresas. Vivemos na era da tecnologia e a geração z, que são nativos digitais, são imediatistas, eles querem o agora, estão sempre em busca de uma internet mais rápida, aparelhos mais modernos com designer mais inovadores, eles querem a tecnologia na palma de suas mãos. 
Pensando nisso a Beta deveria seguir uma Orientação de produto e melhorar não só seus softwares, mas também a parte de hardware para que consiga acompanhar o mercado. Mas por outo lado existe uma preocupação com os custos mais elevados da produção desses componentes novos que são cada vez mais sensíveis. Segundo Kotler (1993, p.36) devemos atender a demanda, o desejo dos clientes pelo produto, mas também medir o número de pessoas que de fato podem adquirir o produto.
Nesse sentido a Orientação de Marketing preocupa se em englobar as atividades e estratégias de todo o negócio e assim atingir não só a satisfação do cliente, mas também o lucro. Nessa orientação o objetivo é interagir com as áreas de produção, de concorrência, de produto, de lucro, de vendas e de clientes.
Conclusão
Por todos esses aspectos conclui-se que a Beta deve seguir a Orientação de Marketing passando a fazer melhorias dos seus produtos atendendo as necessidades dos consumidores, sabendo quais são as suas dores para fazer os ajustes em seus produtos, e com isso buscar obter a liderança do mercado. E mesmo tendo um preço mais elevado a empresa deve continuar buscando manter um bom relacionamento com o cliente, gerando estratégias para garantir clientes fiéis que valorizam e se identificam com a marca. 
Algo muito importante é a criação do Branding e o Marketing de conteúdo. A Beta precisa gerar valor para a sua marcar para que o consumidor veja os benefícios dos seus produtos e não o preço. As redes socias são um ótimo meio para se cria um Storytelling e mostra para o consumidor o porquê ele precisa daquele produto. 
Referências bibliográficas
IS – Instituto Sucessor. Plataforma Sucessor. Porto Alegre, RS, c2020. Disponível em: http://www.sucessor.com.br/novas-geracoes/. Acesso em 28 ago. 2022
LIMA, A e ZOTES, L. Marketing: gestão do relacionamento com o cliente. 2013. 2f. I Simpósio Internacional de Ciências Integradas da UNAERP Campus Guarujá. Disponível em https://www.unaerp.br/documentos/810-marketing-gestao-do-relacionamento-com-o-cliente/file. Acesso em 28 ago. 2022
RAMPINELLI, F. Lições de 3 grandes empresas que quebraram por não inovar. In:DDA Soluções em Tecnologia. Mercado e Tendências. Rio de Janeiro, 15 jul. 2017. Disponível em: https://www.dds.com.br/blog/index. php/licoes-empresas-quebraram-por-nao-inovar/. Acesso em 28 ago. 2022
ROCHA, R. Conheça os Tipos de Orientação de Marketing. In: Ignição Digital. Rio de Janeiro, 08 jul 2020. Disponível em: ignicaodigital.com.br/conheca-os-tipos-de-orientacao-de-marketing/#:~:text=O%20que%20é%20orientação%20 para%20o%20marketing%3F,direcionar%20esforços%20para%20uma%20área. Acesso em 28 ago. 2022
5 Empresas que faliram por falta de Inovação [Brasil]: Passa a Passo Empreendedor 2021. 1 vídeo ( 9 minutos ). Disponível em https://www.youtu be.com/watch?v=RpvJdriHy6U. Acesso em 28 ago. 2022

Continue navegando