Buscar

DISTROFIA MUSCULAR-Genilsa

Prévia do material em texto

DISTROFIA MUSCULAR DE DUCHENNE
Genilsa Pereira de Farias
01543398
Estética e Cosmética
Em concordância com os dados observados no histórico da criança ela é portadora de Distrofia Muscular de Duchenne.
Por ser uma doença neuromuscular rara, degenerativa e hereditária o paciente distrófico tem um forte desequilíbrio na marcha, por consequência têm dificuldades para pular, correr e saltar, assim apresentando quedas frequentes como perda progressiva da força muscular proximal, com maior foco em MMII comparando com MMSS.
 Contudo favorece o sinal o de Gower, na qual o portador tem dificuldade em se levantar do chão sem apoio, e a maioria possui um aumento na panturrilha, acometendo os músculos esquelético, liso e cardíaco. 
Apesar de está presente desde o nascimento os sintomas só se desenvolvem nos três primeiros anos de vida entre 3 a 5 anos de idade.Entretanto quando as fibras musculares for de menor quantidade, irá ocorrer uma fraqueza pregressa que atinge vários músculos do corpo.
Dessa forma a doença de Duchenne só se desenvolver apenas nos homens, sendo que as mulheres são responsáveis pela transmissão do gene. A mulher mesmo que tenha o gene anômalo, não sofrerá com as manifestações clínicas, devido que o outro cromossomo X anulará os efeitos. Já com o homem não acontece o mesmo, portanto conclui-se que a anomalia é procedente da mãe.
REFERÊNCIAS
ABDIM, Disponível em http://www.abdim.org.br/doenca-genetica/distrofia-muscular/, acesso em 24/08/2022.
ANDERSON, WA e Kissane, JM. Patologia. 7a ed. São Paulo: Guanabara Koogan. v.2, p.1691-1992.
BADKE, Tatiana: A atuação da fisioterapia na insuficiência respiratória de pacientes portadores de distrofia muscular progressiva do tipo Duchenne: revisão bibliográfica, 2003.
BELL Cd, Conen PE. Change in fibersize in Duchenne muscular dystrophy. Neurology, 1985.
CAROMANO, F.A. Et al. Efeitos fisiológicos de sessão de hidroterapia em crianças portadoras de Distrofia Muscular de Duchenne, Rev. Univ. São Paulo, v5, n.1, p. 49-55, jan. /jun., 1998.
CAROMANO, FA. Características do portador de distrofia muscular de Duchenne (DMD): revisão. Arq. Ciências Saúde UNIPAR 1999; 3(3): 211-8.
DONEGÁ, Renata Angelotti; Ruzzon, Daniela Vincci Lopes. Distrofia Muscular de Duchenne, Disponível em: http://www.fisioneuro.com.br/ver_pesquisa.php?id=132. Acesso em 21/04/2014

Continue navegando