Buscar

EXERCICIOS DE CALCULOS DE MEDICACAO (1) (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCICIOS DE CALCULOS DE MEDICAÇÃO
SEMINÁRIOS INTEGRATIVOS – FMU
DÚVIDAS CONSULTE: http://www.coren-sp.gov.br/sites/default/files/boas-praticas-calculo-seguro-volume-2-calculo-e-diluicao-de-medicamentos_0.pdf
1. Foram prescritos 220 mL de soro glicosado a 5%, com 10 mL de Cloreto de potássio 10%, para ser administrado em 16 horas. Qual a quantidade de microgotas por minuto?
2. Foi prescrita para uma criança (5 anos) que chegou à unidade de saúde com diagnóstico de infecção intestinal uma solução de SG 5% 500 ml + 20 mg de gentamicina (40 mg/2 ml) diluída no soro. A solução deverá ser administrada em 6 horas. Quantos ml de gentamicina devem ser adicionados ao soro e quantas microgotas por minuto devem ser estabelecidas? 
3. O enfermeiro deve administrar 10mL de uma solução de glicose a 30%, porém na unidade, estão disponíveis ampolas de 20mL de glicose hipertônica a 50%. Qual será o volume de glicose a ser aspirado?
4. Após consulta médica, o paciente saiu com uma receita de paracetamol comprimido de 500 mg uso oral, tomar 500 mg de 6 em 6h, se temperatura igual ou acima de 37,5 °C. Neste caso, qual será a dose máxima diária do medicamento prescrito?
5. Para uma paciente com broncoespasmo foi prescrito 60 mg de aminofilina diluída em 500 mL de Soro Glicosado a 5%. Ao verificar que na unidade de saúde a aminofilina disponível é de 24 mg/mL em ampola de 10 mL, o Técnico de Enfermagem, para atender a prescrição médica, deve aspirar quantos ml da medicação?
6. Na sala de observação de um pronto-socorro, o médico solicitou à equipe de enfermagem que, após a Srª X ser medicada conforme a prescrição de 450 mL de Soro Fisiológico a 0,9% para correr à velocidade de 25 gotas por minuto por via endovenosa, a paciente deveria retornar ao consultório para ser reavaliada. Nesta situação, qual é o tempo previsto para a infusão venosa?
7. Paciente de 30 anos foi atendido no pronto atendimento de uma empresa, apresentando quadro de mal estar geral e cefaleia. Foram prescritos 10mg de uma determinada medicação cuja apresentação é ampola de 4ml (4mg/ml). Para que a prescrição seja realizada corretamente, deve(m) ser aspirado(s) quantos ml?
8. 
9. 
10. 
11. 
12. Parte superior do formulário
10. Para administrar uma prescrição médica em que a dose do medicamento a ser administrado é de 600mg, as ampolas de solvente disponíveis são de 10 mL, e o frasco do medicamento é de 1g, o técnico de enfermagem preparou o medicamento diluindo-o em 5 mL. Nesse caso, qual deve ser a dose administrada? 
11. Um trabalhador sentiu-se mal durante o turno de trabalho e no ambulatório da empresa o médico constatou que ele precisava de medicamento endovenoso. A prescrição a ser cumprida é de 2mL do medicamento diluídos em 50mL de solução fisiológica (SF), para ser infundido em uma hora. Nesse caso, o técnico mediu o volume exato de SF e adicionou o volume do medicamento prescrito. Qual deve ser a velocidade de infusão em gotas/min?
12. Há disponível frasco/ampola de heparina de 25.000 Unidades Internacionais (UI) por 5 mL. Quantos mL deve-se aspirar do frasco para obter 2.500 UIs?
13. Observe a tabela a seguir que indica o consumo mensal de omeprazol.
                 
Aplicando o conceito de média aritmética móvel, é correto afirmar que o consumo médio mensal de omeprazol 20 mg, nos últimos 3 meses indicados na tabela, é de ________________.
14. Na receita de M.H.C. foi prescrito: varfarina 2 mg VO segunda, quarta e sexta-feira, e 5 mg terça, quinta-feira e sábado; E Na receita de M.H.C. foi prescrito: varfarina 2 mg VO segunda, quarta e sexta-feira, e 5 mg terça, quinta-feira e sábado pela manhã. Quantos comprimidos de 2 e de 5mg M.H.C. precisará para um mês?
15. Sabe-se que um frasco-ampola do medicamento aciclovir contém 250 mg de princípio ativo na forma de pó liofilizado e que o mesmo deve ser reconstituído com 10 mL de água destilada. Após reconstituição, o medicamento deve ser aditivado a uma bolsa de solução fisiológica 0,9% ou de soro glicosado 5%, pois será administrado via endovenosa, durante 60 minutos e ficando com uma estabilidade de até 12 horas em temperatura ambiente (15 a 30 °C). Qual o volume mínimo de solução em que o medicamento deverá ser diluído, sabendo que soluções com concentração maior do que 10 mg/mL aumentam o risco de flebite?
16. A dose prescrita de determinado xarope é de 80 mg/Kg/dia de 6/6 h por 10 dias. Sabendo que o paciente pesa 15 Kg e o frasco do xarope possui 200 mg/5 mL frasco de 100 mL, calcule quanto o paciente tomará por horário, por dia e pelo tratamento todo.
17. O paciente C.S. está internado na Unidade de Terapia Intensiva de um Hospital Cardiológico, com a seguinte prescrição médica:
Furosemida                        40 mL
Solução Fisiológica 0,9%      500 mL
Sabendo que a velocidade de infusão é de 112 mL/hora e que a ampola de furosemida contém 2mL, quantas ampolas de furosemida a farmácia deverá dispensar para 24 horas?
18. Considere o caso clínico a seguir.
Uma paciente do sexo feminino, 35 anos de idade, com diagnóstico clínico de lúpus eritematoso sistêmico e que está sob os cuidados de um técnico de Enfermagem, deve ser medicada com Dexametasona 4 mg, por via endovenosa de 6/6 horas. Na instituição, está disponível frasco de Dexametasona com 10 mg/2,5 ml.
Calcule o volume em ml da droga que será utilizado a cada horário da sua administração.
19. O médico prescreve a um paciente 200 mg de Amicacina, mas no hospital existem apenas ampolas contendo 500 mg/2ml. O paciente deve receber uma aplicação de quantos ml de Amicacina?
20. Paciente internado na unidade de clinica médica, apresentando quadro inflamatório e infeccioso. Foi prescrito pela equipe médica penicilina cristalina 3800000UI de 6/6 horas. Na unidade dispõe desse medicamento em frasco de 5000000UI. Quantos ML o paciente receberá?
21. Na unidade de clinica cirúrgica foi prescrito para o paciente 10mg de decadron de 8/8 horas. Na unidade tem frasco de 4mg/ml de 2,5 ml. Quanto(s) frasco(s) o paciente receberá durante 3 dias? 
22. Para transformar 250ml de água destilada em solução fisiológica a 0,9% serão necessários quantos mililitros de cloreto de sódio 20%?
23. Em quanto tempo correrá o seguinte esquema de soro SF 0,9% 550mL + SG 50% 40mL + KCl 10% 10mL a 40 gotas por minuto?
24. Foram prescritos 0,015 g de garamicina. Sabendo-se que uma ampola de 2 mL contém 20 mg, qual será o volume a ser administrado?
25. Para administrar 3.500.000 UI de penicilina cristalina, o técnico em enfermagem deverá aspirar de um frasco de 5.000.000UI, que foi diluído em 8 mL de água destilada, o volume, em mililitros, de _______________?
26. Ao Sr. Jorge foram prescritos 180 mg de aminofilina diluída em 50 mL de soro glicosado a 5%. Na unidade só há disponíveis ampolas com 10 mL de aminofilina a 2,4%. A quantidade, em mililitros, de aminofilina a 2,4% que se deve administrar é de __________?
27. Foi prescrito 90 mg de Garamicina IM 12/12h. Estando disponível apenas ampolas de Garamicina 120mg/ 2ml, o volume total a ser administrado é de _____________?
Parte superior do formulário
28. Tatiana está com broncoespasmo intenso e foi prescrito para ela 50mg de Aminofilina. A medicação disponível é de 24mg/ml em ampola de 10ml. Calcule quanto Tatiana receberá da medicação em ml.
29. Marcelo está internado na UTI Neonatal e foi prescrito para ele 232mg de Ampicilina. No serviço temos disponível frasco-ampola de 1g. Quantos ml da medicação Marcelo receberá?
30. Mila deverá receber 60mg de cefalexina gotas a cada 6 horas. Sabendo-se que a concentração disponível é de 100mg/ml. Quantas gotas Mila receberá em cada horário?
31. Foi prescrito uma solução de Dopamina para uma adolescente internada em uma UTI, a ser administrada 60ml/h entretanto a bomba de infusão quebrou e deveremos infundir em equipo gotas. Qual será o gotejamento?
32. Uma criança com 7 kg deverá fazer uso de um antibiótico cuja dosagem recomendada é de 10mg/kg/dia, divididos em duas tomadas. Na unidade a apresentação disponível é de 100mg/ml. Responda.
a.Qual a dosagem em ml que a criança deverá fazer uso em cada horário
b. Qual a dosagem em gotas durante o dia
33. (Prefeitura de São Caetano do SUL-SP/CAIPIMES/2009) O médico pediatra do Pronto Socorro prescreveu para uma criança amoxicilina 325mg, de 8/8 horas por, 10 dias. Você tem disponível frasco de 250mg/5ml de 150ml após a reconstituição. A dosagem total por dia (em ml) e a quantidade de frascos que deverão ser fornecidos a mãe são, respectivamente:______________________. 
34. (Prefeitura de São Caetano do SUL-SP/CAIPIMES/2009) Em uma unidade de clínica médica é solicitada a infusão de um soro com glicose. Para transformar 100 ml de soro glicosado a 5% em soro glicosado a 7,5%, preciso acrescentar uma quantidade de glicose. Tenho disponível ampolas de glicose a 50% com 10 ml. Devo, então, acrescentar para cada 100 ml de soro glicosado a 5%
35. (Exército Brasileiro/EsFCEx/2011) Você tem uma prescrição médica de 0,25 mg de digoxina IV. A ampola que a farmácia enviou diz 0,125mg (=1cc). Quantos frascos você vai aspirar?
36. (Exército Brasileiro/EsFCEx/2011) Em uma prescrição pede-se a administração de 140 ml de uma solução em um tempo de 45 min. Calcule o número de microgotas necessárias para administrar essa solução no tempo prescrito e assinale a alternativa correta.
37. A quantidade em “mL” que corresponde a 100mg de uma medicação que se apresenta em frascos de 1g diluídos em 5 mL, é: 
38. Um comprimido de digoxina 0,25mg foi diluído em 20 ML de água filtrada. Para se administrar 0,10 mg, a quantidade, em ML, a ser aspirada é igual a: 
39. Numa prescrição de 60mg de fenobarbital por 24 horas via oral, duas vezes ao dia, antes do café da manhã e à noite, sabendo-se que esta medicação é encontrada na forma de comprimidos de 15mg, o total de comprimidos administrados em cada horário será: 
40. Para infundir 2.500mL de soro fisiológico a 0,9% em 24 horas, de acordo com a prescrição médica, a enfermeira programou a bomba infusora para administrar 104Ml/h, que corresponde, por minuto, ao seguinte numero de gotas: 
41. Têm-se frascos de Clorafenicol com 1g, diluente de 10 ml e foi prescrito 0,75g. Quanto devo administrar? 
42. Temos que administrar 2.000.000 UI de penicilina cristalina EV de 4/4h. Há na clínica somente frascos/ampolas de 5.000.000 UI. Quantos ml devo administrar? 
43. A prescrição médica é de 250mg injetável de um determinado medicamento. Dispomos do medicamento em ampolas de 5ml com 500mg. Quantos ml deverá ser aplicado no paciente? 
44. Quantos ml de soro de glicose 10% teremos que utilizar para administrar 30g de glicose?
45. A prescrição médica é de 20mg de levomepromazina. O frasco contém levomepromazina 4%. Como proceder? 
46. Cada ampola de Rifamida de 3ml contém 150 mg do produto. Num frasco de soro foram colocadas 2 1/2 ampolas. A quantidade total do produto, em gramas, que foi utilizada é igual a :
47. Quantos milimetros de heparina deverão ser aspirados de um frasco de 5ml com 25.000/ml para se administrar 7500U/ml prescritos?

Continue navegando