Buscar

apol 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - História e Historiografia Medieval Oriental
Considere a citação: 
“Esse estilo de arte [bizantina] corresponde a uma época de afirmação da Igreja Cristã. [...] Com o objetivo de expressar a autoridade absoluta, as imagens dos imperadores passaram a se misturar ao sagrado. Novas convenções foram adotadas, como a lei da frontalidade e a colocação de grandes halos sobre a cabeça dos imperadores – indicando que eles seriam representantes de Deus, com poderes temporais e espirituais”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEMOS, Sueli; ANDE, Edna. Arte bizantina: arte da Idade Média.  São Paulo: Instituto Callis, 2013. p. 11. 
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base História e historiografia medieval e oriental sobre Justiniano, assinale a alternativa correta:
	
	E
	A centralização política e organização da sociedade empreendidas por Justiniano se deveram à associação entre poder político e religioso.
Questão 2/10 - História e Historiografia Medieval Oriental
Leia a citação: 
“Da filosofia neoplatônica à hagiografia, da teologia aos oráculos caldeus, das ciências naturais à história e da teoria à prática aparentemente não havia tema ou assunto que não interessasse a Psello. Além de um intelectual eclético, ele foi uma das figuras públicas mais eminentes de seu tempo [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DIAS, João Vicente de Medeiros Publio. O riso melancólico de Psello na Chronographia. https://bizantinistica.files.wordpress.com/2013/06/joc3a3o-vicente-de-medeiros-publio-dias.pdf. Acesso em: 12 jul. 2019. 
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base História e historiografia medieval e oriental sobre a importância e figura de Miguel Psellos em Bizâncio, é possível afirmar:
 
	
	D
	Trabalhou e escreveu sempre a fim de exaltar a história de Constantinopla perante o Ocidente.
Questão 3/10 - História e Historiografia Medieval Oriental
Analise o fragmento de uma notícia: 
“Filme sobre tomada de Constantinopla reaviva debate sobre neo-otomanismo 
‘Fetih 1453’ [‘Conquista 1453] ganha uma importância particular na Turquia de hoje, onde a diplomacia do governo Erdogan é com frequência classificada de ‘neo-otomana’, com a ambição de restaurar a influência do império sobre seus antigos territórios – um termo rejeitado pelo governo de Ancara. ‘Com sua economia em plena expansão e sua influência política, a Turquia é percebida como um modelo no Oriente Médio’, explica Mensur Akgun, professor de Relações Internacionais na Universidade Kultur de Istambul. [...] Nesta recuperação de influência, o cinema desempenha um papel relevante, assim como as séries turcas para televisão, muito populares no mundo árabe”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: G1. Filme sobre tomada de Constantinopla reaviva debate sobre neo-otomanismo. http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2012/03/filme-sobre-tomada-de-constantinopla-reaviva-debate-sobre-neo-otomanismo.html. Acesso em: 15 jul. 2019.
Considerando o fragmento de notícia citado e os conteúdos do livro-base História e historiografia medieval e oriental, pode-se afirmar que o título do filme faz referência ao seguinte acontecimento:
	
	E
	Conquista de Constantinopla pelos otomanos.
Questão 4/10 - História e Historiografia Medieval Oriental
Leia o fragmento de texto: 
“No fundo, estas são as premissas de Bizâncio: um império cristão e grego, dirigido por um basileus (que era, no célebre dizer de uma das ‘leis novas’ de Justiniano, 527-565, ‘depois de Deus o pai de todos’), marcado por uma organização social e administrativa muito particular e legitimado por uma sumptuosa encenação do poder”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MONTEIRO, João Gouveia. História concisa do Império Bizantino: das origens à queda de Constantinopla. https://digitalis-dsp.uc.pt/bitstream/10316.2/40786/1/Hist%C3%B3ria%20concisa%20do%20Imp%C3%A9rio%20Bizantino%20(Das%20origens%20%C3%A0%20queda%20de%20Constantinopla)..pdf. Acesso em: 10 jul. 2019.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base História e historiografia medieval e oriental sobre o surgimento do Império Bizantino, marque a alternativa correta:
 
	
	A
	Justiniano, figura fundamental para o surgimento do Império Bizantino, era defensor da ortodoxia cristã.
Questão 5/10 - História e Historiografia Medieval Oriental
Analise a imagem: 
 
Após esta avaliação, caso queira ver a imagem em seu contexto, ela está disponível em: SHUTTERSTOCK. RAVENNA, ITALY - FEBRUARY 25, 2018: In 2017 more than three million tourists visited the art cities of Emilia Romagna to view UNESCO monuments such as mosaics of Basilica of San Vitale in Ravenna. https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/ravenna-italy-february-25-2018-2017-1046518099. Acesso em: 10 jul. 2019. 
Considerando a imagem e os conteúdos do livro-base História e historiografia medieval e oriental sobre a iconografia bizantina, assinale a alternativa correta:
 
	
	C
	A iconografia bizantina destaca a propaganda do imperador e de seu governo, associando, às vezes, os governantes às personagens sacras.
Questão 6/10 - História e Historiografia Medieval Oriental
Leia o excerto de texto: 
“Na verdade, os papas estavam longe demais da Palestina para terem alguma liderança sobre aqueles exércitos. Eles eram, no máximo, líderes morais e espirituais do movimento, mas, mesmo sob esse aspecto, ele era questionado”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PUBLIO DIAS, J. V.; BERTOLI, A. O discurso da dissensão e da união nas cruzadas no oriente. OPSIS, v. 11, n. 1, 234-251, 2011. https://www.revistas.ufg.br/Opsis/article/view/11125. Acesso em: 19 jul. 2019. 
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base História e historiografia medieval e oriental sobre a permanência dos cruzados na Palestina, assinale a alternativa correta:
	
	E
	Muitos cruzados criaram raízes na Palestina e assumiram, assim, novas identidades.
Questão 7/10 - História e Historiografia Medieval Oriental
Considere a seguinte citação:
“Visto que o imperador [Justiniano] mantém aqui [em Constantinopla] sua residência, resulta da grandeza do Império que uma multidão de homens das mais variadas condições chegam [sic] à cidade, vindos de todas as partes do mundo. Cada um deles é levado a vir ou por alguma necessidade de negócios ou por qualquer esperança ou por acaso; e muitos na verdade vêm por [sic] os seus negócios não se encontrarem em feliz situação na terra natal a fim de fazerem uma petição ao imperador; e todos estes passam a residir na cidade por qualquer obrigação urgente, iminente ou ameaçadora”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEDRERO-SANCHÉZ, Maria Guadalupe. História da Idade Média: Textos e Testemunhos. Procópio de Cesareia, p. 47.
Considerando a citação dada e os conteúdos das videoaulas da Rota de Aprendizagem da disciplina História e historiografia Medieval Oriental, sobre o reinado de Justiniano, assinale a alternativa correta:
	
	E
	No período de Justiniano, a cidade de Constantinopla consolidou-se como centro econômico e político, com intensa atividade comercial e urbana.
Questão 8/10 - História e Historiografia Medieval Oriental
Considere o extrato de texto: 
“Foram dinastias importantíssimas, em especial a dos Comnenos, que lutaram denodadamente pela recuperação do império, negociando soluções inovadoras (como a aliança com Veneza), mas que se viram confrontadas, por causa do avanço dos Turcos, com o problema das Cruzadas na Terra Santa e com a degeneração progressiva do espírito original deste projeto”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MONTEIRO, João Gouveia. História concisa do Império Bizantino: das origens à queda de Constantinopla. https://digitalis-dsp.uc.pt/bitstream/10316.2/40786/1/Hist%C3%B3ria%20concisa%20do%20Imp%C3%A9rio%20Bizantino%20(Das%20origens%20%C3%A0%20queda%20de%20Constantinopla)..pdf.Acesso em: 10 jul. 2019.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base História e historiografia medieval e oriental sobre a dinastia dos Comnenos e sua ascensão, assinale a alternativa correta:
	
	C
	Surgiu com base na força militar, isto é, com raízes no exército, e enfrentou resistências, principalmente do patriarca Miguel Cerulário.
Questão 9/10 - História e Historiografia Medieval Oriental
Atente para o fragmento de texto: 
“O Oriente era quase uma invenção europeia, e fora desde a Antiguidade um lugar de romance, de seres exóticos, de memórias e paisagens obsessivas, de experiências notáveis”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. Trad. Tomás Rosa Bueno. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. p. 13. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base História e historiografia medieval e oriental sobre as guerras que ocorreram entre os séculos VIII e XV na Península Ibérica, assinale a alternativa correta:
	
	E
	Muitos dos indivíduos que lutaram na conquista cristã da Península Ibérica já tinham a sua própria cultura influenciada pelo contato com os muçulmanos no território.
Questão 10/10 - História e Historiografia Medieval Oriental
Analise o extrato de texto: 
“Que a historiografia possui suas raízes na Antiguidade Clássica, entre renomados autores como Heródoto e Tucídides, não há grandes discordâncias; porém, que esse modo de se pensar e analisar o passado sofreu transformações na Idade Média, é também um fato presumido, pressuposto digno de nossa ponderação. Não se trata aqui de afirmar ou apontar mudanças totalmente drásticas nesse trajeto, mas sim de considerar que o medievo trabalhou com a tradição clássica, adequando e atualizando seus ditames em função de novos e respectivos contextos sociais, políticos e culturais. Ora, e quando falamos de Idade Média, não consideramos apenas o ambiente latino, mas o universo muçulmano, judeu e, no caso específico do presente estudo, o ambiente bizantino”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SENKO, Elaine Cristina. Ana Comnena (1083-1153) e os aspectos da concepção bizantina de história: o diálogo com os clássicos da Antiguidade. https://bizantinistica.files.wordpress.com/2012/06/elaine-v11-2012-1.pdf. Acesso em: 12 jul. 2019.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base História e historiografia medieval e oriental sobre a importância e características do Império Bizantino, é correto afirmar:
	
	A
	O Império Bizantino preservou e transformou o legado da tradição clássica.
Questão 1/10 
-
 
História e Historiografia Medieval Oriental
 
Considere a citação:
 
 
“Esse es
tilo de arte [bizantina] corresponde a uma época de afirmação da Igreja Cristã. [...] Com o objetivo de expressar a autoridad
e absoluta, as 
imagens dos imperadores passaram a se misturar ao sagrado. Novas convenções foram adotadas, como a lei da frontalida
de e a colocação de 
grandes halos sobre a cabeça dos imperadores 
–
 
indicando que eles seriam representantes de Deus, com poderes temporais e espirituais”.
 
 
Após esta avaliação
, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEMOS, Sueli; AN
DE, Edna. 
Arte bizantina: 
arte da Idade 
Média.
 
 
São Paulo: Instituto Callis, 2013. p. 11.
 
 
Considerando a citação e os conteúdos do livro
-
base 
História e historiografia medieval e oriental
 
sobre Justiniano, assinale a alternativa correta:
 
 
E
 
A centralização 
política e organização da sociedade empreendidas por Justiniano se deveram à associação 
entre poder político e religioso.
 
Questão 2/10 
-
 
História e Historiografia Medieval Oriental
 
Leia a citação:
 
 
“Da filosofia neoplatônica à hagiografia, da teologia aos oráculos caldeus, das ciências naturais à história e da teoria à pr
ática aparentemente não 
havia tema ou assunto que não interessasse a Psello. Além de um intelectual eclético, ele foi uma das figur
as públicas mais eminentes de seu tempo 
[...]”.
 
 
Após esta avaliação
, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DIAS, João Vicente de Medeiros Publio. O riso melancólico de
 
Psello na 
Chronographia
. https://bizantinistica.files.wordpres
s.com/2013/06/joc3a3o
-
vicente
-
de
-
medeiros
-
publio
-
dias.pdf. Acesso em: 12 jul. 2019.
 
 
Considerando a citação e os conteúdos do livro
-
base 
História e historiografia medieval e oriental
 
sobre a importância e figura de Miguel Psellos 
em Bizâncio, é possível afirmar:
 
 
 
 
D
 
Trab
alhou e escreveu sempre a fim de exaltar a história de Constantinopla perante o Ocidente.
 
Questão 3/10 
-
 
História e Historiografia Medieval Oriental
 
Analise o fragmento de uma notícia:
 
 
“
Filme sobre tomada de Constantinopla reaviva debate sobre neo
-
otomanismo
 
 
‘Fetih 1453’ [‘Conquista 1453] ganha uma importância particular na Turquia de hoje, onde a diplomacia do governo Erdogan é co
m frequência 
classificada de ‘neo
-
otomana’, com a ambição de restaurar a influência do império sobre seus antigos territórios 
–
 
um 
termo rejeitado pelo governo 
de Ancara. ‘Com sua economia em plena expansão e sua influência política, a Turquia é percebida como um modelo no Oriente Méd
io’, explica 
Mensur Akgun, professor de Relações Internacionais na Universidade Kultur de Istambul. [.
..] Nesta recuperação de influência, o cinema 
desempenha um papel relevante, assim como as séries turcas para televisão, muito populares no mundo árabe”.
 
 
Após esta avaliação
, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: G1. 
Filme sobre t
omada de Constantinopla reaviva debate sobre neo
-
otomanismo
. http://g1.globo.com/pop
-
arte/noticia/2012/03/filme
-
sobre
-
tomada
-
de
-
constantinopla
-
reaviva
-
debate
-
sobre
-
neo
-
otomanismo.html. Acesso em: 15 jul. 2019.
 
Considerando o fragmento de notícia citado e o
s conteúdos do livro
-
base 
História e historiografia medieval e oriental
, pode
-
se afirmar que o 
título do filme faz referência ao seguinte acontecimento:
 
 
E
 
Conquista de Constantinopla pelos otomanos.
 
 
Questão 1/10 - História e Historiografia Medieval Oriental 
Considere a citação: 
“Esse estilo de arte [bizantina] corresponde a uma época de afirmação da Igreja Cristã. [...] Com o objetivo de expressar a autoridade absoluta, as 
imagens dos imperadores passaram a se misturar ao sagrado. Novas convenções foram adotadas, como a lei da frontalidade e a colocação de 
grandes halos sobre a cabeça dos imperadores – indicando que eles seriam representantes de Deus, com poderes temporais e espirituais”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEMOS, Sueli; ANDE, Edna. Arte bizantina: arte da Idade 
Média. São Paulo: Instituto Callis, 2013. p. 11. 
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base História e historiografia medieval e oriental sobre Justiniano, assinale a alternativa correta: 
 
E A centralização política e organização da sociedade empreendidas por Justiniano se deveram à associação 
entre poder político e religioso. 
Questão 2/10 - História e Historiografia Medieval Oriental 
Leia a citação: 
“Da filosofia neoplatônica à hagiografia, da teologia aos oráculos caldeus, das ciências naturais à história e da teoria à prática aparentemente não 
havia tema ou assunto que não interessasse a Psello. Além de um intelectual eclético, ele foi uma das figuras públicas mais eminentes de seu tempo 
[...]”. 
Após esta avaliação
, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DIAS, João Vicente de Medeiros Publio. O riso melancólico de Psello na Chronographia. https://bizantinistica.files.wordpress.com/2013/06/joc3a3o-vicente-de-medeiros-publio-dias.pdf. Acesso em: 12 jul. 2019. 
 
Considerando a citação e os conteúdosdo livro-base História e historiografia medieval e oriental sobre a importância e figura de Miguel Psellos 
em Bizâncio, é possível afirmar: 
 
 
D Trabalhou e escreveu sempre a fim de exaltar a história de Constantinopla perante o Ocidente. 
Questão 3/10 - História e Historiografia Medieval Oriental 
Analise o fragmento de uma notícia: 
“Filme sobre tomada de Constantinopla reaviva debate sobre neo-otomanismo 
‘Fetih 1453’ [‘Conquista 1453] ganha uma importância particular na Turquia de hoje, onde a diplomacia do governo Erdogan é com frequência 
classificada de ‘neo-otomana’, com a ambição de restaurar a influência do império sobre seus antigos territórios – um termo rejeitado pelo governo 
de Ancara. ‘Com sua economia em plena expansão e sua influência política, a Turquia é percebida como um modelo no Oriente Médio’, explica 
Mensur Akgun, professor de Relações Internacionais na Universidade Kultur de Istambul. [...] Nesta recuperação de influência, o cinema 
desempenha um papel relevante, assim como as séries turcas para televisão, muito populares no mundo árabe”. 
Após esta avaliação
, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: G1. 
Filme sobre tomada de Constantinopla reaviva debate sobre neo-otomanismo
. http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2012/03/filme-sobre-tomada-de-constantinopla-reaviva-debate-sobre-neo-otomanismo.html. Acesso em: 15 jul. 2019.
 
Considerando o fragmento de notícia citado e os conteúdos do livro-base História e historiografia medieval e oriental, pode-se afirmar que o 
título do filme faz referência ao seguinte acontecimento: 
 
E Conquista de Constantinopla pelos otomanos.

Continue navegando