Buscar

Planejamento, Avaliação e Prática Pedagógica

Prévia do material em texto

1) Embora alguns professores julguem ser o planejamento uma construção inútil e meramente burocrática ou ainda algo que os "amarra" e retira a liberdade de trabalho, sabemos que o ato de planejar é uma necessidade vital à prática pedagógica dos professores responsáveis. Planejar é uma atividade humana que surge antes até da ideia da escola e para que possa ser realizado deve seguir algumas etapas distintas. Assim, constituem etapas do planejamento de ensino, respectivamente:
a) Delimitação dos objetivos de ensino, seleção das metodologias e recursos de ensino, avaliação da aprendizagem, conhecimento da realidade e seleção dos conteúdos.
b) Avaliação da aprendizagem, seleção dos conteúdos, metodologias e recursos de ensino, conhecimento da realidade e delimitação dos objetivos de ensino.
c) xConhecimento da realidade, delimitação dos objetivos de ensino, seleção dos conteúdos, metodologias e recursos de ensino e avaliação da aprendizagem.
d) Conhecimento da realidade, avaliação da aprendizagem, delimitação dos objetivos de ensino, seleção dos conteúdos, metodologias e recursos de ensino.
2) O professor na contemporaneidade tem funções que vão além do domínio técnico do conteúdo que deve ministrar. Cabe a ele também assumir uma postura política e para tanto, assume essa postura na medida em que:
a) Contribui para a formação de seus alunos, mediante o cumprimento das exigências do mercado de trabalho, globalização e economia.
b) xDemonstrando competência técnica, desenvolve sua práxis pedagógica vinculada à luta política, visando um projeto de cidadania.
c) Assume uma postura profissional neutra, uma vez que seu papel consiste em ensinar, não devendo para tanto, tomar posição quanto Às desigualdades e injustiças sociais.
d) Participa ativamente de manifestações sociais, a fim de reivindicar educação de qualidade para todos.
3) Muitos são os desafios que se apresentam ao professor no que diz respeito à condução do processo de ensino e aprendizagem: a falta de tempo para discussões mais aprofundadas, pressões por parte da escola, gestores e família, dentre outros. No entanto, para que possa corresponder à altura ao que se espera de um bom professor nos dias atuais, cabe a ele:
a) xSaber organizar o tempo disponível, priorizando de forma lógica os elementos que compõem o programa de ensino, trabalhar de forma interdisciplinar e utilizar-se do planejamento de ensino.
b) Dar suas aulas de forma que não nenhum conteúdo sem ser trabalhado, mesmo que para isso tenha que discuti-los de forma superficial, pois cabe também aos alunos estudarem por conta própria.
c) Elaborar avaliações de caráter classificatório, identificando os alunos que dominam ou não o conteúdo objetivando perceber no grupo quais são os alunos que de fato aprendem e merecem um maior investimento por parte do professor.
d) Tratar os atos de indisciplina com as devidas punições para que os alunos percebam que a autoridade do professor se destaca sobre todos os outros fatores da relação professor-aluno.
4) O planejamento de ensino possibilita um melhor arranjo e manejo das funções inerentes à prática docente, possibilitando ao professor dividir os conteúdos em partes menores que podem ter a duração de uma aula, um bimestre ou um ano letivo. Dentre essas possibilidades tem-se um instrumento que possibilita ao professor acompanhar diariamente o andamento de seu conteúdo, selecionar a melhor metodologia e recursos, bem como decidir como avaliará o que foi trabalhado, pois configura-se num roteiro detalhado de atividades que deve ser flexível e voltado aos interesses e necessidades dos alunos, composto de introdução, desenvolvimento e fechamento. Com base nas informações fornecidas podemos afirmar que tal instrumento trata-se de um:
a) Plano de curso.
b) Planejamento educacional.
c) xPlano de aula.
d) Planejamento curricular.
5) Quando os professores avaliam seus alunos, têm reais condições de conhecer e intervir positivamente em suas dificuldades, pois os resultados obtidos fornecem dados relevantes a serem analisados. Para tanto, cabe ao professor analisar criticamente as informações obtidas, organizá-las e sistematizá-las numa perspectiva formativa. Assim, uma característica da avaliação formativa é ser
a) Classificatória.
b) xContínua.
c) Somativa.
d) Genérica.
1) Para a construção do Projeto Político Pedagógico da escola, faz-se necessário a definição de alguns princípios, objetivos estratégias, além de um trabalho coletivo para que possa ser operacionalizado. Numa abordagem crítica e democrática, o referido projeto deve assegurar à escola:
I – Melhor organização pedagógica, financeira e administrativa da escola, além do fortalecimento de novas relações pessoais e interpessoais entre os professores e seus pares.
II – A reconstrução e realinhamento da práxis pedagógica dos professores e envolvidos, possibilitando ganhos importantes como a formação continuada do quadro docente.
III – O estabelecimento de curto prazo com o objetivo de estabelecer medidas emergenciais na e para a escola, com vistas a superar as dificuldades, perceber outras e oferecer novas ações.
IV – A superação de práticas pedagógicas engessadas e fragmentadas e a garantia de que o ensino possa ser oferecido com qualidade.
Com base nas afirmativas acima, podemos afirmar que a opção correta é o que se apresenta em:
a) I, II e IV.
b) I, II e III.
c) I e IV.
d) I e II.
2) A construção do Projeto Político Pedagógico é um processo que contribui à consolidação da democracia e autonomia da escola, pois assegura a construção de sua identidade. Trata-se de uma ação intencional, com compromissos definidos coletivamente e esses refletem a realidade e apresentam possibilidades para o futuro. Assim concebido, o Projeto Político Pedagógico constitui-se como:
a) Um instrumento legitimador das ações normativas da equipe de gestores.
b) O desenvolvimento de ações espontâneas propostas pela comunidade escolar.
c) A definição de diretrizes e princípios que demonstram as práticas do presente e projetam o vir a ser da escola.
d) A implementação da estrutura organizacional objetivando a administração interna da escola.
3) A escola é a agência social responsável pela aprendizagem de conhecimentos significativos e ao construir seu currículo em seu Projeto Político Pedagógico deve levar em consideração os diferentes saberes dos contextos: acadêmico, social, político, econômico e cultural e nesta articulação, a práxis pedagógica assume uma perspectiva:
a) Técnica.
b) Multidimensional.
c) Humanística.
d) Experimental.
4) A formação de professores assume diferentes objetivos e esses são influenciados pelo contexto educacional de cada época. Leia as afirmativas a seguir e assinale o que não se apresenta adequado no que diz respeito à formação de professores nos dias atuais:
I – Os professores devem ser encorajados a refletir e analisar criticamente os fatos sociais, questionando o sistema, posicionando-se contra as injustiças sociais e politizando-se. 
II – Os professores devem adquirir apenas as competências, habilidades e atitudes necessárias à inserção na sociedade globalizada e às exigências do mercado de trabalho.
III – A formação de professores deve prepara-los para o ensino e transmissão de conhecimentos eruditos, apresentados a seus alunos como verdades inquestionáveis.
IV – Deve preparar os professores para encorajarem seus alunos a conviverem uns om os outros, a interagirem e a se relacionarem, pois as habilidades sócio-emocionais são tão importantes quanto o domínio de conteúdos e saberes.Com base nas afirmativas expostas, podemos afirmar que está correto o que se apresenta em:
a)  I, II e III.
b) II, III e IV.
c) III e IV.
d) I e IV.
5) A formação de professores deve desempenhar um papel valioso nas práticas profissionais que desempenham, possibilitando a formação de uma cultura formativa dentro das escolas. Assim, tal formação deve dar aos docentes formas de construírem um pensamento autônomo que garanta a todos uma perspectiva formativaque possibilite também a:
Alternativas:
a) Reprodução.
b) Problematização.
c) Reflexão-ação-reflexão.
d) Alienação.

Continue navegando