Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Apesar de a Ambev ter surgido em 1999, sua história começa muito antes disso, nos anos de 1880, com o surgimento da Companhia Antarctica Paulista e da Manufatura de Cerveja Brahma & Villeger & Companhia. Essas duas companhias dominaram o mercado durante décadas, atuando por mais de um século, até que em 1999, ocorreu a fusão entre as duas marcas. 
Os empreendedores de sucesso Jorge Paulo Lemann, Marcel Herrmann Telles e Carlos Alberto Sicupira foram os seus fundadores , juntando forças e objetivos em comum, já que se tratava de duas grandes cervejarias brasileiras, resultando em uma única empresa, que tinha a inovação como lema principal, criando assim a AmBev (America’s Beverage Company, ou em português, “Companhia de Bebidas das Américas”). 
Desde sua criação, a AmBev notou a urgente necessidade de oferecer uma gama maior de produtos dentro do mercado de bebidas aliado com o preço acessível, já que o quanto maior fossem as opções de produtos ela oferecesse aos consumidores, melhor seria para todos, pois as vendas da empresa aumentariam de uma forma exponencial, e assim todo o faturamento devido ao fato de que as compras de bebidas são na sua maior parte recorrentes. 
Com base nessa necessidade do mercado, alinhado com um amplo planejamento e inúmeros estudos que vinham desde antes da sua fusão, pouco a pouco, a Ambev foi lançando novos produtos no mercado, que acabaram caindo no gosto do consumidor brasileiro. Buscando essa maior diversificação, refrigerantes, água mineral, chás, sucos, isotônicos e energéticos, começaram a fazer parte do vasto catálogo de produtos da Ambev no início dos anos 2000.
Visando a inovação e o desejo em dominar o mercado de bebidas, em 2004 a Ambev uniu forças com uma renomada cervejaria belga: a Interbrew. Foi quando surgiu a AB InBev. Juntas, essas empresas dominam o mercado de cervejas e bebidas ao redor do mundo. Na época, o negócio envolveu uma troca de ações que atingiu o valor de US$ 11 bilhões e que acabou sendo alvo de inúmeras críticas.
Em meados de 2010, a Ambev já estava consolidada no mercado brasileiro e até em boa parte do mundo, possuindo modernas fábricas que foram sendo construídas em diversas regiões do Brasil. 
Atualmente, o domínio da Ambev é indiscutível, a empresa já é a líder no segmento de bebidas na América Latina, e é atualmente a quarta maior cervejaria do mundo, Rótulos como a Budweiser, Bohemia, Corona, Skol, Serramalte e Stella Artois compõem o seu catálogo de bebidas. Até mesmo algumas das cervejas reconhecidas entre as melhores do mundo são distribuídas pela Ambev, como é o caso da renomada cerveja belga Hoegaarden. E no âmbito de refrigerantes, por exemplo, a Ambev é a maior distribuidora de produtos da PepsiCo fora dos Estados Unidos.
Na questão ao bem estar social, a partir de 2017 a AMBEV criou o projeto social “AMA”, em que todo o lucro das vendas dessa marca de água mineral é destinado a projetos sociais focados no auxilio daqueles que sofrem com a falta de água nas regiões norte e nordeste do país. E também o projeto “VOA”, que tem como propósito de ajudar ONG’s a administrarem melhor seus processos, orçamentos e também a gerenciar pessoas e carreiras, dando acesso a ferramentas utilizadas dentro da própria companhia, afim de levar as organizações a terem uma melhor gestão, e assim consequentemente aumentando o impacto positivo dentro da sociedade.
E baseado em toda essa história de crescimento constante, a empresa impressiona em números, hoje, apenas 23 anos após sua abertura, a empresa já está presente em 15 países além do Brasil, conta com aproximadamente 50 mil funcionários por todo o mundo, sendo que destes, 35 mil são apenas no Brasil, auxiliando na fabricação de uma gama de mais de 70 produtos diferentes, com uma produção de cerca de 18 bilhões de litros de bebidas em 2021, tendo um faturamento no final do ano de 72,85 Bilhões de reais, e um lucro líquido de 13,47 bilhões de reais.
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi1407200811.htm
https://www.blogdacompanhia.com.br/conteudos/visualizar/Terceiro-gole-a-fusao-com-a-Interbrew
https://investidorsardinha.r7.com/opiniao/ambev-em-2021/
https://www.ibnd.com.br/blog/conheca-a-historia-da-ambev-a-maior-cervejaria-do-brasil.html
https://chapiuski.com.br/historia-da-ambev/
https://pt.wikipedia.org/wiki/AMBEV#cite_note-AB21-3
https://vocerh.abril.com.br/voce-rh/programa-de-voluntariado-da-ambev-ja-ajudou-mais-de-2-milhoes-de-pessoas/

Mais conteúdos dessa disciplina