Buscar

QUESTÕES Tratamento AVC

Prévia do material em texto

QUESTÕES- APG 17
1- Com relação ao tratamento fibrinolítico em pacientes com diagnóstico de acidente vascular encefálico (AVE) isquêmico, julgue o item a seguir.
Suspeita de hemorragia subaracnóidea, história de hipertensão intracraniana, contagem de plaquetas < 100.000/mm3, traumatismo craniano nos últimos três meses, neoplasia intracraniana, uso de heparina nas últimas 48 horas e diátese hemorrágica conhecida são exemplos de contraindicações ao uso de fibrinolítico em paciente com AVE isquêmico.
( ) Certo
( ) Errado
2- Uma das contraindicações para uso de trombolítico venoso no acidente vascular encefálico (AVE) de etiologia isquêmica é:
A) Uso de heparina nos últimos 5 dias;
B) AVE isquêmico nos últimos 3 meses;
C) Puerpério tardio;
D) Pressão arterial > 150x100mmHg.
3- Os anticoncepcionais orais (ACOs) são fatores de risco independentes para AVE isquêmico e hemorrágico, exceto nas mulheres que:
A) Fumam.
B) Têm mais de 35 anos de idade.
C) Tenham história de hipertensão.
D) Realizam anticoagulação monitorizada.
4- De acordo com TOY, BRISCOE e BRITTON, os AVEs permanecem a terceira principal causa de óbito na América do Norte e são uma importante causa de incapacidade. Presume-se que ocorreu um AVE se os sintomas persistirem por mais de 24 horas. Considerando-se algumas definições, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Acidente Isquêmico Transitório (AIT). (2) Sintomas Transitórios com Infarto (STI). (3) AVE Isquêmico.
( ) Episódio transitório de disfunção neurológica associada à lesão isquêmica cerebral irreversível. ( ) Episódio transitório de disfunção neurológica, causado por isquemia focal do cérebro, medula espinal ou retina, sem infarto agudo. ( ) Infarto do tecido do sistema nervoso central.
A) 2 - 3 - 1.
B) 3 - 1 - 2.
C) 1 - 3 - 2.
D) 2 - 1 - 3.
5- Anita tinha 78 anos quando teve um AVE isquêmico no hemisfério esquerdo. Após a alta hospitalar, as condutas mais adequadas a serem tomadas são:
A) Imediata introdução de comunicação alternativa, visto que AVE isquêmico no hemisfério esquerdo provoca mutismo em pacientes com idade avançada e capacitação da família para o uso de pranchas de comunicação.
B) Solicitação de atendimento de terapia ocupacional porque AVE no hemisfério esquerdo provoca problemas motores dos membros superiores, dificultando a realização das atividades cotidianas e introdução imediata de comunicação alternativa.
C) Recomendação de repouso absoluto pelo período de dois meses que é o tempo médio de recuperação espontânea e acolhimento e esclarecimento à família sobre as sequelas.
D) Acolhimento da família para esclarecimento das possíveis sequelas, como desorganização da linguagem e dificuldades motoras, seguido de encaminhamento para avaliação e reabilitação fonoaudiológica e fisioterápica.
6- De acordo com as Diretrizes de 2018, da American Stroke Association, para o manejo precoce de pacientes com acidente vascular encefálico (AVE) Isquêmico Agudo, são cuidados que devem ser implementados no atendimento deste paciente:
A) Oxigênio suplementar, que deve ser ofertado a todos os pacientes com AVE isquêmico.
B) A hipoglicemia (glicose sanguínea abaixo de <60 mg/dL) deve ser tratada e mantida entre 100 e 140 mg/dL.
C) A hipotensão e a hipovolemia devem ser corrigidas para manter níveis sistêmicos de perfusão necessários para apoiar a função do órgão.
D) Pacientes que receberam a alteplase devem ter sua pressão arterial mantida acima de 180 X 105 mmHg por, pelo menos, 24 horas após o tratamento com a alteplase.
7- J.S., 75 anos, aposentado, procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), acompanhado de seu filho, muito ansioso e queixando-se de muita dor de cabeça, vertigem, dormência no braço esquerdo, náuseas e vômitos. Seu filho relata que J.S. mora sozinho, é diabético e hipertenso, fuma um maço de cigarros por dia e ingere cachaça diariamente. Refere que faz uso irregular das medicações de uso contínuo e que, há 2 anos, ficou internado pois apresentou quadro de infarto agudo do miocárdio. Ao exame físico, apresentava-se desidratado, emagrecido, hipocorado, anictérico, febril, pressão arterial: 200x100 mmHg, frequência respiratória: 28 ipm e frequência cardíaca: 72 bpm. Foi diagnosticado um quadro de acidente vascular encefálico (AVE) isquêmico. Analise as afirmativas abaixo:
I. No AVE hemorrágico, a oclusão de um vaso sanguíneo interrompendo o fluxo de sangue a uma região específica do cérebro interfere com as funções neurológicas dependentes daquela região e produz sintomatologia ou deficits característicos.
II. A falta de oxigênio e nutrientes na região afetada pelo AVE isquêmico pode levar à morte neuronal em poucas horas, sendo fundamentais reconhecimento dos sintomas e o atendimento precoce.
III. Os fatores de risco que o paciente apresenta são diabetes, hipertensão arterial, idade avançada, etilismo, tabagismo e história de infarto agudo do miocárdio.
IV. Os sinais de AVE acontecem de forma lenta e são combinados: fraqueza ou adormecimento em apenas um lado do corpo, dificuldade para falar ou entender coisas simples, engolir, andar e enxergar, tontura, perda da força da musculatura do rosto ficando com a boca torta, dor de cabeça intensa e perda da coordenação motora.
Estão corretas as afirmativas:
A) Apenas I, II, III 
B) Apenas I, II 
C) Apenas I, III, IV 
D) Apenas II, III 
	GABARITO: 1-ERRADO; 2-B; 3-D; 4-D; 5-D; 6-C; 7-D

Continue navegando