Buscar

Atividade 4 - Localização Varejista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade 4 - Localização Varejista
1. Explique a importância da localização para o varejo físico.
Uma loja mal localizada não pode mudar de lugar com a velocidade necessária que lhe permita evitar consequências negativas. Além disto, é através da localização que o varejo tradicional consegue oferecer os benefícios de lugar e tempo para seus clientes.
2. O que são: regiões de mercado, áreas de comércio e locais para loja?
Regiões de mercado são extensas áreas geográficas que contêm mercados regionais. A dimensão de uma região de mercado é variável e pode incluir um país, vários países, um estado, vários estados, um município, vários municípios.
Áreas de comércio são áreas geográcas menores, contidas em uma região de mercado determinada, onde existem atividades de comércio.
Locais para a loja são os diversos espaços físicos em uma área de comércio onde poderá ser instalada uma nova loja.
3. Quais os pontos que deverão ser levados em consideração no processo de localização no varejo?
Existência de mercado, nível e tipo de competição existente, disponibilidade de locais, custos (aquisição ou aluguel), acessibilidade, facilidade de estacionamento, disponibilidade de mídias para comunicação com o público-alvo, aspectos legais.
4. O que caracteriza mercado?
Existência de pessoas, com determinada necessidade ou desejo a ser atendido por determinado produto ou serviço, dispondo de recursos para satisfazê-lo, em determinado local, em determinado período de tempo e em número suficiente que justifique a exploração comercial de forma lucrativa.
5. O que é demanda do mercado?
uma função que relaciona os esforços de marketing de um setor empresarial ao total demandado, em um definido ambiente de negócios.
6. O que é previsão de mercado?
Total demandado correspondente a um determinado esforço de marketing do setor empresarial em um ambiente de negócios.
7. O que é potencial de mercado?
É o total máximo de demanda possível de ser atingido em um setor empresarial quando o esforço de marketing no setor empresarial também for máximo em um certo ambiente de negócios.
8. O que é demanda da empresa?
É uma função que relaciona a proporção dos esforços de marketing com o total demandado da empresa, em um período de tempo e ambiente de negócios definidos.
9. O que é previsão de vendas da empresa?
Nível previsto das vendas da empresa correspondente ao esforço de marketing da empresa em sua curva de demanda em um ambiente de negócios presumido para um período de tempo especifico.
10. O que é potencial de vendas da empresa?
É o máximo de vendas a ser atingido pela empresa no setor empresarial em sua curva de demanda e corresponde ao esforço máximo de marketing.
11. Quais informações precisam ser levantadas para configurar a identificação da existência de efetivo mercado na região?
tamanho da população, densidade populacional, estratos socioeconômicos e o poder de compra de cada um, renda disponível familiar, renda disponível per capita, renda disponível total, ocupações, nível educacional, distribuição etária.
20. O que são áreas de influência?
É uma área geográfica que contém os consumidores de uma empresa particular ou um grupo de empresas para bens ou serviços específicos.
24. Explique a localização final da loja em: local isolado, centros comerciais naturais e shopping centers? Aponte as vantagens e desvantagens de cada um.
Local isolado	
As vantagens incluem aluguéis baixos, estacionamento amplo, inexistência de concorrência direta, bem como menos restrições em relação a sinalização, horários ou tipos de mercadorias. Já em relação as desvantagens, a mais séria é a falta de sinergia com as outras lojas. Um varejista que está em um local isolado precisa ser um ponto de destino principal para os clientes. Ele precisa oferecer aos clientes algo especial na mercadoria, preço, promoção ou serviços, para que os atraia para dentro da loja.
Centros comerciais
A vantagem do varejista em escolher a localização em um centro natural é a de beneficiar-se gratuitamente da capacidade do centro em atrair tráfego. Dependendo da organização dos varejistas desse centro, poderá também usufruir de outras vantagens como: propaganda e promoção conjuntas e segurança e vigilância conjuntas, efetuadas através de uma associação de comerciantes da localidade. A principal desvantagem está em não ter controle sobre o nível de concorrência. Por se tratar de um centro comercial natural, a entrada de concorrentes é totalmente livre.
Shopping centers
Vantagens
· Fluxo de pessoas frequente e de qualidade: de modo geral, as pessoas se deslocam até os shoppings com a intenção de consumir
· Infraestrutura: segurança, limpeza, praça de alimentação, banheiros, estacionamento
· Esforço promocional conjunto: sua rede se beneficia das ações de marketing promovidas pelo shopping
· O mix de lojas disponível favorece a compra por impulso
· Experiência de compra: o consumo em shoppings geralmente está associado a status, satisfação pessoal e relacionamento
Desvantagens
· Maior investimento inicial: valor das luvas do ponto comercial a serem pagas ao escolher o local
· Custo de ocupação: aluguel (que é variável conforme a localização da loja e o fluxo de pessoas), taxas de condomínio e fundo de promoção (divulgação do shopping)
· Maior concorrência
· Falta de autonomia para definir aprovação e calendário de ações promocionais
· Inflexibilidade em relação a horário de funcionamento e recebimento de mercadorias

Continue navegando