Logo Passei Direto
Buscar

AOL 1 LEGISLACAO PENAL ESP

User badge image
Solange

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A lei de drogas define diversos crimes, entre eles o porte para consumo pessoal e o tráfico. Este último contempla 18 condutas diferentes apenas em seu caput. Com tantas condutas sendo tipificadas como crime, é natural uma complexidade na análise do tipo penal no que se refere a seus sujeito ativo, sujeito passivo, consumação e tipo subjetivo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o delito de tráfico, analise as afirmativas a seguir: I. O crime de tráfico de drogas é de consumação instantânea. II. O sujeito ativo no crime de tráfico pode ser qualquer pessoa. III. O tipo subjetivo do crime de tráfico de drogas é o dolo. IV. No crime de tráfico de drogas, é possível a tentativa. V. O sujeito passivo do crime de tráfico é a saúde pública. Está correto apenas o que se afirma em.
III e IV.
IV e V.
II e III.
I e V.
I e II.

A lei n. 11.343/2006 trouxe uma enorme inovação para o sistema jurídico brasileiro ao inserir em seu §4º, artigo 33, a figura do tráfico privilegiado. Essa figura visa distinguir entre o traficante e aquele que faz do tráfico seu meio de vida.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os requisitos do tráfico privilegiado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): I. ( ) Para que seja aplicada a causa de diminuição do artigo 33, §4º, o agente deve ser primário. II. ( ) Para que seja aplicada a causa de diminuição de pena do artigo 33, §4º, o agente deve ser delator. III. ( ) Para que seja aplicada a causa de diminuição do artigo 33, §4º, a quantidade de droga apreendida deve ser pequena. IV. ( ) Para que seja aplicada a causa de diminuição do artigo 33, §4º, o agente deve ter residência fixa. V. ( ) Para que seja aplicada a causa de diminuição do artigo 33, §4º, o agente não deve integrar organização criminosa. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V, F, F, F, V.
F, V, V, F, F.
F, F, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, F, F, V, V.

O delito de posse de droga para consumo pessoal previsto no artigo 28 da lei de drogas sofreu o fenômeno conhecido como despenalização, no qual as penas para tais delitos foram abrandadas dos anos sem, contudo, deixar de ser crime a posse para consumo pessoal.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o delito do artigo 28, analise as afirmativas a seguir: I. A pena para o crime de posse de droga para consumo pessoal será de seis meses a um ano de detenção. II. A pena para o crime de posse de droga para consumo pessoal será de advertência sobre os efeitos das drogas. III. A pena para o crime de posse de droga para consumo pessoal será de multa de um a três salários mínimos. IV. A pena para o crime de posse de droga para consumo pessoal será de prestação de serviços à comunidade. V. Em caso de reincidência, a pena para o crime de posse de droga para consumo pessoal será de um a dois anos de detenção. Está correto apenas o que se afirma em.

Os crimes hediondos, por sua natureza, recebem do nosso ordenamento jurídico um tratamento mais rigoroso que os demais crimes. Nessa tratamento está inclusa a imposição de pena maiores e regime jurídico próprio para esses crimes.
Considerando essas informações e conteúdo estudado sobre as vedações trazidas pela lei de crimes hediondos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): I. ( ) Os crimes hediondos e equiparados são insuscetíveis de anistia, graça e indulto. II. ( ) A progressão de regime nos crimes hediondos será após o cumprimento de 3/5 da pena. III. ( ) A prisão temporária nos crimes hediondos tem duração 30 dias, renováveis por mais 30. IV. ( ) É determinado que a pena por crime hediondo deve ser iniciada em regime fechado. V. ( ) Os acusados por crimes hediondos são privados de medidas cautelares diversas da prisão. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

A lei dos crimes hediondos não tem em sua redação o conceito de crime hediondo. Todavia, em seu artigo segundo elenca em seu rol taxativo todos os crimes que serão considerados hediondos no sistema jurídico e receberão tratamento mais grave.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o critério para a definição dos crimes hediondos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. A legislação brasileira adotou o critério legal para definição dos crimes hediondos. Porque: II. O critério legal traz segurança jurídica, visto que o juiz poderá atribuir hediondez a qualquer crime, conforme o caso concreto. A seguir, assinale a alternativa correta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Leia o trecho a seguir: “Quanto a esse ponto, entendeu-se que a vedação de progressão de regime prevista na norma impugnada afronta o direito à individualização da pena (CF, art. 5º, XLVI), já que, ao não permitir que considerem as particularidades de cada pessoa, a sua capacidade de reintegração social e os esforços aplicados com vista à ressocialização, acaba tornando inócua a garantia constitucional. Ressalte-se, também, que o dispositivo impugnado apresenta incoerência, porquanto impede a progressividade, mas admite o livramento condicional após o cumprimento de dois terços da pena.” Fonte: GRECO, R. Curso de Direito Penal. 17. ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2015. p. 122.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o regime jurídico dos crimes hediondos, analise as afirmativas a seguir: I. Aos crimes hediondos e equiparados não se aplica anistia, graça, indulto e fiança. II. Para haver livramento condicional será necessário o cumprimento de 3/5 da pena. III. Nos crimes hediondos, a prisão temporária tem prazo de 30 dias, renováveis por tempo indeterminado. IV. Se o condenado for reincidente em crime hediondo com resultado morte, não se aplica o livramento condicional. Está correto apenas o que se afirma em:

A lei de crimes hediondos, em seu conteúdo, revela um regime jurídico próprio para esses crimes. Nesse regime jurídico há a obrigatoriedade do regime inicial fechado para o início do cumprimento da pena dos condenados por crimes dessa natureza.
Porque: II. Os critérios para fixação do regime inicial devem estar em harmonia com as garantias constitucionais. A seguir, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.

A lei n. 11.343/2006, conhecida como lei de drogas, tipifica os crimes de tráfico ilícito de drogas, porte para uso e outros. Quanto ao crime de tráfico de drogas, há 18 condutas tipificadas em lei. Destas algumas exigem qualidade especial do agente, outras não.
Considerando essas informações e conteúdo estudado sobre o tipo objetivo do crime de tráfico, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): I. ( ) A conduta de importar exige qualidade especial do agente. II. ( ) A conduta de prescrever exige qualidade especial do agente. III. ( ) A conduta de ministrar prescinde qualidade especial do agente. IV. ( ) A conduta de preparar exige qualidade especial do agente. V. ( ) A conduta de fabricar exige qualidade especial do agente. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F, F, V, V, F.
V, V, V, F, F.
V, F, F, V, V.
F, V, F, F, V.

A Constituição Federal, em seu artigo 5º, inciso XLIII, define o que a doutrina chama de mandado constitucional de criminalização. Nesse inciso, o constituinte foi claro ao dizer que os crimes hediondos teriam tratamento diverso dos demais, desde logo já lhes gravando com a inafiançabilidade. Outros crimes receberam o mesmo tratamento, sendo chamados de crimes equiparados aos hediondos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o fundamento constitucional dos crimes hediondos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): I. ( ) O tráfico de drogas é crime equiparado a hediondo. II. ( ) O homicídio simples é crime equiparado a hediondo. III. ( ) A tortura é crime equiparado hediondo. IV. ( ) O terrorismo é crime equiparado a hediondo. V. ( ) O roubo simples é crime equiparado a hediondo. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F, F, V, F, F.
V, V, V, F, F.
F, V, F, V, V.
V, F, V, V, F.
V, F, F, F, V.

A lei n. 11.343/2006 institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas. Ela prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas, estabelece normas para repressão à produção não autorizada e ao tráfico de drogas e define crimes. Todavia, a lei não elenca quais drogas serão consideradas ilícitas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre conceito de droga, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. A lei de drogas é normal penal em branco. Porque: II. As drogas a que faz referência serão especificadas em lei ou relacionadas em listas atualizadas periodicamente pelo Poder Executivo da União. A seguir, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A lei de drogas define diversos crimes, entre eles o porte para consumo pessoal e o tráfico. Este último contempla 18 condutas diferentes apenas em seu caput. Com tantas condutas sendo tipificadas como crime, é natural uma complexidade na análise do tipo penal no que se refere a seus sujeito ativo, sujeito passivo, consumação e tipo subjetivo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o delito de tráfico, analise as afirmativas a seguir: I. O crime de tráfico de drogas é de consumação instantânea. II. O sujeito ativo no crime de tráfico pode ser qualquer pessoa. III. O tipo subjetivo do crime de tráfico de drogas é o dolo. IV. No crime de tráfico de drogas, é possível a tentativa. V. O sujeito passivo do crime de tráfico é a saúde pública. Está correto apenas o que se afirma em.
III e IV.
IV e V.
II e III.
I e V.
I e II.

A lei n. 11.343/2006 trouxe uma enorme inovação para o sistema jurídico brasileiro ao inserir em seu §4º, artigo 33, a figura do tráfico privilegiado. Essa figura visa distinguir entre o traficante e aquele que faz do tráfico seu meio de vida.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os requisitos do tráfico privilegiado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): I. ( ) Para que seja aplicada a causa de diminuição do artigo 33, §4º, o agente deve ser primário. II. ( ) Para que seja aplicada a causa de diminuição de pena do artigo 33, §4º, o agente deve ser delator. III. ( ) Para que seja aplicada a causa de diminuição do artigo 33, §4º, a quantidade de droga apreendida deve ser pequena. IV. ( ) Para que seja aplicada a causa de diminuição do artigo 33, §4º, o agente deve ter residência fixa. V. ( ) Para que seja aplicada a causa de diminuição do artigo 33, §4º, o agente não deve integrar organização criminosa. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V, F, F, F, V.
F, V, V, F, F.
F, F, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, F, F, V, V.

O delito de posse de droga para consumo pessoal previsto no artigo 28 da lei de drogas sofreu o fenômeno conhecido como despenalização, no qual as penas para tais delitos foram abrandadas dos anos sem, contudo, deixar de ser crime a posse para consumo pessoal.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o delito do artigo 28, analise as afirmativas a seguir: I. A pena para o crime de posse de droga para consumo pessoal será de seis meses a um ano de detenção. II. A pena para o crime de posse de droga para consumo pessoal será de advertência sobre os efeitos das drogas. III. A pena para o crime de posse de droga para consumo pessoal será de multa de um a três salários mínimos. IV. A pena para o crime de posse de droga para consumo pessoal será de prestação de serviços à comunidade. V. Em caso de reincidência, a pena para o crime de posse de droga para consumo pessoal será de um a dois anos de detenção. Está correto apenas o que se afirma em.

Os crimes hediondos, por sua natureza, recebem do nosso ordenamento jurídico um tratamento mais rigoroso que os demais crimes. Nessa tratamento está inclusa a imposição de pena maiores e regime jurídico próprio para esses crimes.
Considerando essas informações e conteúdo estudado sobre as vedações trazidas pela lei de crimes hediondos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): I. ( ) Os crimes hediondos e equiparados são insuscetíveis de anistia, graça e indulto. II. ( ) A progressão de regime nos crimes hediondos será após o cumprimento de 3/5 da pena. III. ( ) A prisão temporária nos crimes hediondos tem duração 30 dias, renováveis por mais 30. IV. ( ) É determinado que a pena por crime hediondo deve ser iniciada em regime fechado. V. ( ) Os acusados por crimes hediondos são privados de medidas cautelares diversas da prisão. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

A lei dos crimes hediondos não tem em sua redação o conceito de crime hediondo. Todavia, em seu artigo segundo elenca em seu rol taxativo todos os crimes que serão considerados hediondos no sistema jurídico e receberão tratamento mais grave.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o critério para a definição dos crimes hediondos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. A legislação brasileira adotou o critério legal para definição dos crimes hediondos. Porque: II. O critério legal traz segurança jurídica, visto que o juiz poderá atribuir hediondez a qualquer crime, conforme o caso concreto. A seguir, assinale a alternativa correta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Leia o trecho a seguir: “Quanto a esse ponto, entendeu-se que a vedação de progressão de regime prevista na norma impugnada afronta o direito à individualização da pena (CF, art. 5º, XLVI), já que, ao não permitir que considerem as particularidades de cada pessoa, a sua capacidade de reintegração social e os esforços aplicados com vista à ressocialização, acaba tornando inócua a garantia constitucional. Ressalte-se, também, que o dispositivo impugnado apresenta incoerência, porquanto impede a progressividade, mas admite o livramento condicional após o cumprimento de dois terços da pena.” Fonte: GRECO, R. Curso de Direito Penal. 17. ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2015. p. 122.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o regime jurídico dos crimes hediondos, analise as afirmativas a seguir: I. Aos crimes hediondos e equiparados não se aplica anistia, graça, indulto e fiança. II. Para haver livramento condicional será necessário o cumprimento de 3/5 da pena. III. Nos crimes hediondos, a prisão temporária tem prazo de 30 dias, renováveis por tempo indeterminado. IV. Se o condenado for reincidente em crime hediondo com resultado morte, não se aplica o livramento condicional. Está correto apenas o que se afirma em:

A lei de crimes hediondos, em seu conteúdo, revela um regime jurídico próprio para esses crimes. Nesse regime jurídico há a obrigatoriedade do regime inicial fechado para o início do cumprimento da pena dos condenados por crimes dessa natureza.
Porque: II. Os critérios para fixação do regime inicial devem estar em harmonia com as garantias constitucionais. A seguir, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.

A lei n. 11.343/2006, conhecida como lei de drogas, tipifica os crimes de tráfico ilícito de drogas, porte para uso e outros. Quanto ao crime de tráfico de drogas, há 18 condutas tipificadas em lei. Destas algumas exigem qualidade especial do agente, outras não.
Considerando essas informações e conteúdo estudado sobre o tipo objetivo do crime de tráfico, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): I. ( ) A conduta de importar exige qualidade especial do agente. II. ( ) A conduta de prescrever exige qualidade especial do agente. III. ( ) A conduta de ministrar prescinde qualidade especial do agente. IV. ( ) A conduta de preparar exige qualidade especial do agente. V. ( ) A conduta de fabricar exige qualidade especial do agente. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F, F, V, V, F.
V, V, V, F, F.
V, F, F, V, V.
F, V, F, F, V.

A Constituição Federal, em seu artigo 5º, inciso XLIII, define o que a doutrina chama de mandado constitucional de criminalização. Nesse inciso, o constituinte foi claro ao dizer que os crimes hediondos teriam tratamento diverso dos demais, desde logo já lhes gravando com a inafiançabilidade. Outros crimes receberam o mesmo tratamento, sendo chamados de crimes equiparados aos hediondos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o fundamento constitucional dos crimes hediondos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): I. ( ) O tráfico de drogas é crime equiparado a hediondo. II. ( ) O homicídio simples é crime equiparado a hediondo. III. ( ) A tortura é crime equiparado hediondo. IV. ( ) O terrorismo é crime equiparado a hediondo. V. ( ) O roubo simples é crime equiparado a hediondo. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F, F, V, F, F.
V, V, V, F, F.
F, V, F, V, V.
V, F, V, V, F.
V, F, F, F, V.

A lei n. 11.343/2006 institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas. Ela prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas, estabelece normas para repressão à produção não autorizada e ao tráfico de drogas e define crimes. Todavia, a lei não elenca quais drogas serão consideradas ilícitas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre conceito de droga, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. A lei de drogas é normal penal em branco. Porque: II. As drogas a que faz referência serão especificadas em lei ou relacionadas em listas atualizadas periodicamente pelo Poder Executivo da União. A seguir, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Prévia do material em texto

Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Mostrar opções de resposta 
Pergunta 1 0 / 0,1
A lei de drogas define diversos crimes, entre eles o porte para consumo pessoal e o tráfico. Este último contempla 18 condutas diferentes apenas em seu caput. Com tantas condutas sendo tipific
como crime, é natural uma complexidade na análise do tipo penal no que se refere a seus sujeito ativo, sujeito passivo, consumação e tipo subjetivo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o delito de tráfico, analise as afirmativas a seguir:
I. O crime de tráfico de drogas é de consumação instantânea.
II. O sujeito ativo no crime de tráfico pode ser qualquer pessoa.
III. O tipo subjetivo do crime de tráfico de drogas é o dolo.
IV. No crime de tráfico de drogas, é possível a tentativa.
V. O sujeito passivo do crime de tráfico é a saúde pública.
Está correto apenas o que se afirma em.
ResposIII e IV.
IV e V.
II e III.
I e V.
Incorreta:
I e II.
Pergunta 2 0,1 / 0,1
A lei n. 11.343/2006 trouxe uma enorme inovação para o sistema jurídico brasileiro ao inserir em seu §4º, artigo 33, a figura do tráfico privilegiado. Essa figura visa distinguir entre o traficante even
aquele que faz do tráfico seu meio de vida.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os requisitos do tráfico privilegiado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Para que seja aplicada a causa de diminuição do artigo 33, §4º, o agente deve ser primário.
II. ( ) Para que seja aplicada a causa de diminuição de pena do artigo 33, §4º, o agente deve ser delator.
III. ( ) Para que seja aplicada a causa de diminuição do artigo 33, §4º, a quantidade de droga apreendida deve ser pequena.
IV. ( ) Para que seja aplicada a causa de diminuição do artigo 33, §4º, o agente deve ter residência fixa.
V. ( ) Para que seja aplicada a causa de diminuição do artigo 33, §4º, o agente não deve integrar organização criminosa.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
ResposV, F, F, F, V.
F, V, V, F, F.
F, F, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, F, F, V, V.
Pergunta 3 0,1 / 0,1
O delito de posse de droga para consumo pessoal previsto no artigo 28 da lei de drogas sofreu o fenômeno conhecido como despenalização, no qual as penas para tais delitos foram abrandadas
dos anos sem, contudo, deixar de ser crime a posse para consumo pessoal.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o delito do artigo 28, analise as afirmativas a seguir:
I. A pena para o crime de posse de droga para consumo pessoal será de seis meses a um ano de detenção.
II. A pena para o crime de posse de droga para consumo pessoal será de advertência sobre os efeitos das drogas.
III. A pena para o crime de posse de droga para consumo pessoal será de multa de um a três salários mínimos.
IV. A pena para o crime de posse de droga para consumo pessoal será de prestação de serviços à comunidade.
V. Em caso de reincidência, a pena para o crime de posse de droga para consumo pessoal será de um a dois anos de detenção.
Está correto apenas o que se afirma em.
Mostrar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Mostrar opções de resposta 
Os crimes hediondos, por sua natureza, recebem do nosso ordenamento jurídico um tratamento mais rigoroso que os demais crimes. Nessa tratamento está inclusa a imposição de pena maiores 
regime jurídico próprio para esses crimes.
Considerando essas informações e conteúdo estudado sobre as vedações trazidas pela lei de crimes hediondos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) 
I. ( ) Os crimes hediondos e equiparados são insuscetíveis de anistia, graça e indulto.
II. ( ) A progressão de regime nos crimes hediondos será após o cumprimento de 3/5 da pena.
III. ( ) A prisão temporária nos crimes hediondos tem duração 30 dias, renováveis por mais 30.
IV. ( ) É determinado que a pena por crime hediondo deve ser iniciada em regime fechado.
V. ( ) Os acusados por crimes hediondos são privados de medidas cautelares diversas da prisão.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Pergunta 5 0 / 0,1
A lei dos crimes hediondos não tem em sua redação o conceito de crime hediondo. Todavia, em seu artigo segundo elenca em seu rol taxativo todos os crimes que serão considerados hediondos
sistema jurídico e receberão tratamento mais grave.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o critério para a definição dos crimes hediondos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A legislação brasileira adotou o critério legal para definição dos crimes hediondos.
Porque:
II. O critério legal traz segurança jurídica, visto que o juiz poderá atribuir hediondez a qualquer crime, conforme o caso concreto.
A seguir, assinale a alternativa correta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Incorreta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
ResposA asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Pergunta 6 0,1 / 0,1
Leia o trecho a seguir:
“Quanto a esse ponto, entendeu-se que a vedação de progressão de regime prevista na norma impugnada afronta o direito à individualização da pena (CF, art. 5º, XLVI), já que, ao não permitir qu
considerem as particularidades de cada pessoa, a sua capacidade de reintegração social e os esforços aplicados com vista à ressocialização, acaba tornando inócua a garantia constitucional. Re
se, também, que o dispositivo impugnado apresenta incoerência, porquanto impede a progressividade, mas admite o livramento condicional após o cumprimento de dois terços da pena.”
Fonte: GRECO, R. Curso de Direito Penal. 17. ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2015. p. 122.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o regime jurídico dos crimes hediondos, analise as afirmativas a seguir:
I. Aos crimes hediondos e equiparados não se aplica anistia, graça, indulto e fiança.
II. Para haver livramento condicional será necessário o cumprimento de 3/5 da pena.
III. Nos crimes hediondos, a prisão temporária tem prazo de 30 dias, renováveis por tempo indeterminado.
IV. Se o condenado for reincidente em crime hediondo com resultado morte, não se aplica o livramento condicional.
Está correto apenas o que se afirma em:
Pergunta 7 0,1 / 0,1
A lei de crimes hediondos, em seu conteúdo, revela um regime jurídico próprio para esses crimes. Nesse regime jurídico há a obrigatoriedade do regime inicial fechado para o início do cumprimen
pena dos condenados por crimes dessa natureza.
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Porque:
II. Os critérios para fixação do regime inicial devem estar em harmonia com as garantias constitucionais.
A seguir, assinale a alternativa correta:
ResposAs asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
Pergunta 8 0 / 0,1
A lei n. 11.343/2006, conhecida como lei de drogas, tipifica os crimes de tráfico ilícito de drogas, porte para uso e outros. Quanto ao crime de tráfico de drogas, há 18 consultas tipificadas em lei. D
elas algumas exigem qualidade especial do agente, outras não.
Considerando essas informações e conteúdo estudado sobre o tipo objetivo do crime de tráfico, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) A conduta de importar exige qualidade especial do agente.
II. ( ) A conduta de prescrever exige qualidade especial do agente.
III. ( ) A condutade ministrar prescinde qualidade especial do agente.
IV. ( ) A conduta de preparar exige qualidade especial do agente.
V. ( ) A conduta de fabricar exige qualidade especial do agente.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F, F, V, V, F.
Incorreta:
V, V, V, F, F.
V, F, F, V, V.
ResposF, V, V, F, F.
F, V, F, F, V.
Pergunta 9 0,1 / 0,1
A Constituição Federal, em seu artigo 5º, inciso XLIII, define o que a doutrina chama de mandado constitucional de criminalização. Nesse inciso, o constituinte foi claro ao dizer que os crimes hed
teriam tratamento diverso dos demais, desde logo já lhes gravando com a inafiançabilidade. Outros crimes receberam o mesmo tratamento, sendo chamados de crimes equiparados aos hediondo
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o fundamento constitucional dos crimes hediondos , analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(
falsa(s):
I. ( ) O tráfico de drogas é crime equiparado a hediondo.
II. ( ) O homicídio simples é crime equiparado a hediondo.
III. ( ) A tortura é crime equiparado hediondo.
IV. ( ) O terrorismo é crime equiparado a hediondo.
V. ( ) O roubo simples é crime equiparado a hediondo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F, F, V, F, F.
V, V, V, F, F.
F, V, F, V, V.
ResposV, F, V, V, F.
V, F, F, F, V.
Ocultar opções de resposta 
Pergunta 10 0,1 / 0,1
A lei n. 11.343/2006 institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas. Ela prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependente
drogas, estabelece normas para repressão à produção não autorizada e ao tráfico de drogas e define crimes. Todavia, a lei não elenca quais drogas serão consideradas ilícitas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre conceito de droga, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A lei de drogas é normal penal em branco.
Porque:
II. As drogas a que faz referência serão especificadas em lei ou relacionadas em listas atualizadas periodicamente pelo Poder Executivo da União.
A seguir, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
ResposAs asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Mais conteúdos dessa disciplina