Buscar

atividade 1 GESTÃO DE PESSOAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Comportamento organizacional é um campo que estuda a influência que indivíduos e grupos têm sobre o comportamento dentro das organizações.
Já a cultura organizacional é o conjunto de valores compartilhados e valorizados pelos membros de uma determinada organização.
O comportamento humano é influenciado por algumas variáveis que são consideradas no estudo: psicológicas (percepção, comportamento, aprendizagem, motivação); fisiológicas (traços físicos e mentais) e ambientais (condições de vida, classe social).
O clima organizacional é a percepção que os funcionários de uma empresa têm sobre o ambiente no qual trabalham.
Chiavenato afirma que:
O clima organizacional reflete como as pessoas interagem umas com as outras, com os clientes e fornecedores internos e externos, bem como o grau de satisfação com o contexto que as cerca. O clima organizacional pode ser agradável, receptivo, caloroso e envolvente, em um extremo; ou desagradável, agressivo, frio e alienante, em outro extremo. (CHIAVENATO, 2014, p. 470).
Considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, responda: Por que o estudo do comportamento organizacional é de grande relevância para a gestão de pessoas e como a cultura e clima organizacional interferem nos resultados da empresa?
O estudo do comportamento organizacional é de grande relevância para a gestão de pessoas pois permite uma visão mais abrangente sobre o capital humano disponível e auxiliam na gestão de pessoas, considerando vários aspectos. 
Alguns exemplos dessas variáveis são: diversidade, maturidade, sendo de coletividade, qualidade dos relacionamentos interpessoais, nível de integração entre equipes , departamentalização em excesso e conflitos internos.
A cultura e clima organizacional interferem nos resultados da empresa influenciando na motivação e no desempenho dos membros da organizações e refletindo no ambiente interno das empresas. Logo, é preciso haver preocupação não só como que e feito, mas como o modo é feito.
Verificar se a organização esta conseguindo concretizar sua visão quanto ao que pretende torna-se pela busca constante de melhoria e desempenho organizacional.

Continue navegando