Buscar

FERRAMENTAS PRÁTICAS PARA A INOVAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A IMPORTÂNCIA DE RECURSOS PARA MELHORAR A PRODUTIVIDADE
Para manter uma empresa competitiva no mercado, é preciso acompanhar o cenário, ajustar-se às tendências e inovar. A principal característica da inovação é a capacidade de gerar resultados para o negócio e trazer valor para o cliente, seja pelo aumento de vendas, redução de custos, maior eficiência produtiva ou crescimento do número de clientes, entre outros. O grande desafio para as empresas, no entanto, é tornar a inovação um elemento permanente e presente em todas as estratégias do negócio, desde a organização de processos, até a concepção e entrega de produtos ou serviços, o que chamamos de cultura de inovação. Uma cultura organizacional de inovação precisa, primeiro, de líderes que defendam e propagem essa ideia, rompendo a resistência às mudanças e conscientizando seu time. É papel do líder promover um espaço de troca, onde todos se sintam livres para expor suas ideias. A cultura de inovação faz com que o profissional avalie o cenário e busque novas soluções para problemas antigos ou corriqueiros. Incentivar os funcionários a descobrirem novas formas de realizarem suas tarefas, e dar espaço para sugestões. Mostrando interesse e disposição para ouvir o que eles têm a dizer. 
A inovação não está presente apenas no desenvolvimento de novos produtos. Ela deve ter espaço nas atividades de todos os departamentos, grupos de trabalho e equipes. Dessa forma, a empresa ganha muito, seja no atendimento ao cliente ou na satisfação dos seus colaboradores, que trabalham muito mais motivados. Apesar de estarem bastante relacionadas, criatividade e inovação não são a mesma coisa. A criatividade se refere à capacidade de criar coisas novas, de gerar novas ideias a partir do que já é conhecido, uma habilidade que pode ser desenvolvida e estimulada. Já a inovação é o processo para transformar as ideias em realidade. Pessoas de perfis diferentes, conhecimentos e experiências diversas podem compor uma equipe muito mais forte, e capaz de descobrir caminhos bastante interessantes na inovação. É preciso oferecer os meios para que as pessoas desenvolvam suas habilidades, tenham contato com o mercado e assim, consigam ter novas ideias. A capacitação estimula o pensamento crítico e o coloca em contato com novas tecnologias e ferramentas. A inovação, de forma geral, não precisa ser vista como algo distante, pois podemos compreendê-la por meio de metodologias e ferramentas. A inovação é um imperativo no mercado, não apenas na constituição de novos produtos e serviços, mas também na forma de pensar, agir e criar estratégias. Os softwares de gestão também costumam ser excelentes companheiros dos empreendedores, porque ajudam a empresa a melhorar seus resultados e a alcançar seus objetivos. Neste estudo de caso, buscamos algumas vantagens que as ferramentas de gestão podem trazer a organização: otimização de processos e, com isso, aumento da produtividade; segurança no registro e armazenamento de dados; redução do tempo gasto com retrabalho; planejamento estratégico eficiente; maior autonomia dos funcionários; antecipação de crises; controle de processos; melhor gestão financeira e redução de gastos; diminuição de erros humanos etc.
Nessa conjectura, a gestão empresarial que decide abandonar práticas obsoletas e apostar em ideias ainda não exploradas por ela consegue se destacar e atingir um patamar diferenciado. Do contrário, quem preferir se estagnar e esperar acontecer milagres, estará sempre um passo atrás dos concorrentes. Como visto, a modernização e o fortalecimento dos negócios exigem a utilização de algo inteligente e estratégico. Por meio dessas soluções, as empresas conseguem tomar decisões mais acertadas, com base em dados, evitando erros, poupando tempo da equipe e aumentando a produtividade de todos.
REFERÊNCIAS 
ALMEIDA, Alivinio; et al. Inovação e Gestão do Conhecimento. Rio de Janeiro: FGV, 2016.
DAVENPORT, Thomas H.; PRUSAK, Laurence. Conhecimento Empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Tradução de Lenke Peres. São Paulo: Campus, 1998.
FIA. Técnicas e ferramentas de Gestão do Conhecimento e Inovação. São Paulo, 2009. (Apostila)

Continue navegando