Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Indiscutivelmente, a construção civil é um local onde ocorrem muitos acidentes. A forma mais eficaz de evitar tais acidentes é a colocação de proteções coletivas. A NR-6 não nos deixa dúvida quando o assunto é a prioridade do tipo de proteção. Nesse sentido, os programas de segurança como o PPRA e o PCMSO sempre estarão a colaborar com as medidas de proteção e prevenção de doenças. Às vezes, nem sempre é possível uma medida coletiva. O grande problema é que nem sempre é possível fazer uso de proteções coletivas por uma série de fatores, os mais comuns são: Impossibilidade técnica: em algumas situações, o local não comporta a instalação de proteções coletivas. Inviabilidade técnica: às vezes, a instalação de proteção coletiva até é possível, mas, é inviável. O motivo mais comum é porque o ambiente de trabalho na construção civil é mutável, por isso, nem sempre vale a pena investir em uma benfeitoria que não ficará de forma permanente. Lembre-se de que uma campanha de segurança sempre é possível.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: I- O mercado de consumo de equipamentos de proteção individual tende a aumentar. São cada vez mais exigidos cursos e investimentos em segurança do trabalho em empresas. O EPI é necessário em toda atividade em que houver risco para o trabalhador. II- Na construção civil, são necessários o uso de luvas, botas e capacetes. III- Podemos concluir que o trabalho na construção civil é um dos que ocorrem menos acidentes. IV- Temos então aqui um grande mercado para o EPI, ou seja, todas as indústrias, a construção civil, hospitais, entre outros. O mercado brasileiro, cada vez mais competitivo, demanda mais EPIs. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, III e IV estão corretas.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C As sentenças I, II e IV estão corretas.
D Somente a sentença III está correta.

O EPI é um equipamento que deve ser utilizado pelo trabalhador durante sua atividade profissional, a fim de evitar acidentes e riscos à sua saúde. A NR-6 determina que toda empresa deve oferecer os equipamentos de proteção de forma totalmente gratuita e sem o desconto no salário. O EPI deve estar sempre em perfeito estado de conservação, e o funcionário deverá ser treinado para aprender como utilizá-lo corretamente. Ao empregado, cabe a tarefa de sempre utilizar o EPI para a finalidade a que o dispositivo é destinado, além de se responsabilizar por conservar o equipamento e sempre comunicar a empresa quando o EPI estiver impróprio para uso.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: I- O Certificado de Aprovação ou CA é um código que deve conter todo equipamento de proteção individual. II- O certificado de aprovação, ou simplesmente CA, é um código que define a aprovação para uso de equipamentos de segurança pelo Ministério do Trabalho e é requerido a todo EPI. III- Este código é definido por legislação e é exigido em alguns tipos de EPI. IV- São necessários os seguintes documentos para requerer o CA: carta requerimento à DSST, memorial descritivo do EPI, cópia autenticada do laudo de ensaio do EPI, termo de responsabilidade, cópia autenticada do alvará de localização do estabelecimento ou licença de funcionamento atualizada; cópia autenticada do CNPJ; cópia autenticada do CRF. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças I, II e IV estão corretas.
C As sentenças I, III e IV estão corretas.
D As sentenças II, III e IV estão corretas.

Os equipamentos de proteção individual são importantes para manter a integridade física de um empregado, ou pelo menos, diminuir a gravidade de qualquer acidente que possa vir a ter.
Inicialmente, as leis de proteção ao trabalhador surgiram em 1802 na Inglaterra, na França em 1862, na Alemanha 1865 e nos Estados Unidos em 1921. Em 1923, promulga-se o Regulamento Sanitário Federal, que inclui as questões de higiene profissional e industrial na esfera da Saúde Pública, criando a Inspetoria de Higiene Industrial, órgão regulamentador e fiscalizador das condições de trabalho. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A Em 1930, o Decreto n° 19.433, de 26 de novembro, cria o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, passando as questões de saúde ocupacional para o seu domínio, ficando sob sua subordinação, até hoje, as questões de higiene e segurança do trabalho.
B Em 1950, o Decreto n° 19.433, de 26 de novembro, cria o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, passando as questões de saúde ocupacional para o seu domínio, ficando sob sua subordinação, até hoje, as questões de higiene e segurança do trabalho.
C Em 1910, o Decreto n° 19.433, de 26 de novembro, cria o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, passando as questões de saúde ocupacional para o seu domínio, ficando sob sua subordinação, até hoje, as questões de higiene e segurança do trabalho.
D Em 1920, o Decreto n° 19.433, de 26 de novembro, cria o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, passando as questões de saúde ocupacional para o seu domínio, ficando sob sua subordinação, até hoje, as questões de higiene e segurança do trabalho.

No Brasil, os altos índices de acidente de trabalho são uma realidade. Foram quase 700 mil casos de acidentes de trabalho, só em 2017, em dados recolhidos pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social. Esses números colocam o Brasil em quarto lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho. A realidade é que esse número diminuiria drasticamente caso a regra prevista pela CLT de uso de equipamentos de proteção individual durante trabalhos de risco fosse cumprida a risca. Esses equipamentos têm por objetivo proteger determinadas partes do corpo do trabalhador a fim de diminuir o impacto causado por quedas, tombos e outros acidentes mais graves.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Cada atividade possui uma luva específica com o objetivo de neutralizar o possível dano causado ao ser humano. ( ) Existem apenas uma variedade grande de luvas de segurança e cada luva de segurança possui aplicações bem claras quanto ao uso.
( ) Existem apenas dois tamanhos e especificações de luvas no mercado.
( ) As luvas constituem um dos equipamentos de proteção mais importantes, pois protegem as partes do corpo com maior risco de exposição: as mãos.
( ) O usuário deve certificar-se sobre o tamanho ideal para a sua mão, utilizando as tabelas existentes na embalagem.
A F - V - F - V.
B F - F - F - F.
C V - V - F - V.
D V - F - V - V.

A função de uma empresa de equipamentos de proteção individual é, além de contar com uma ampla gama de opções de equipamentos, ajudar e sanar às dúvidas de quem está comprando o equipamento em questão. Além disso, a empresa de equipamentos de proteção individual pode ajudar a explicar para os funcionários ou para o gestor que vai fazer o pedido para os funcionários como conservar o equipamento, conferindo a ele maior vida útil e também garantindo que suas propriedades de resistência e segurança permaneçam intactas.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: I- A função do EPI é neutralizar ou atenuar a ação do agente agressivo contra o funcionário que o usa. II- Um soldador deverá utilizar óculos de proteção para os olhos, mas não pode ser qualquer óculos, deverá ser um óculos próprio para utilização em solda, feito de material mais resistente ao calor e as fagulhas da solda, ao contrário dos óculos plásticos utilizados por trabalhadores da construção civil, da área química ou eletroeletrônica. III- Qualquer Equipamento de Proteção Individual só irá proteger o trabalhador se estiver dentro de sua validade, conforme apresentado anteriormente, e se for usado de maneira correta, ou seja, cada EPI serve para neutralizar o efeito de alguma insalubridade. IV- Estes equipamentos têm como objetivo aumentar as lesões ou atenuar sua gravidade e, também, proteger o corpo e o organismo dos trabalhadores. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças I, II e IV estão corretas.
C As sentenças I, III e IV estão corretas.
D As sentenças II, III e IV estão corretas.

Quando de trata de segurança, definir os melhores equipamentos de segurança individual se torna uma questão também particular. É que cada função, cada ramo empregatício foca em um sistema de segurança de acordo com os riscos que a rotina de trabalho daquele ambiente pode fornecer.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: I- Seja qual for a empresa, é importante que se crie uma relação direta entre o setor de compras e o da segurança no trabalho, com o objetivo de que os equipamentos adquiridos correspondam às condições exigidas. II- É importante que se exija o uso correto dos EPIs. Para tanto, deve-se instruir devidamente o usuário, explicando as finalidades do uso dos equipamentos certos, produzindo um trabalho correto, seguro e eficaz. III- O uso inadequado ou incorreto do equipamento traz prejuízo ao trabalho e, ainda, expõe o operário a riscos de acidentes. IV- O empregado pode optar em não querer utilizar o EPI. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, III e IV estão corretas.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C As sentenças I, II e IV estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Indiscutivelmente, a construção civil é um local onde ocorrem muitos acidentes. A forma mais eficaz de evitar tais acidentes é a colocação de proteções coletivas. A NR-6 não nos deixa dúvida quando o assunto é a prioridade do tipo de proteção. Nesse sentido, os programas de segurança como o PPRA e o PCMSO sempre estarão a colaborar com as medidas de proteção e prevenção de doenças. Às vezes, nem sempre é possível uma medida coletiva. O grande problema é que nem sempre é possível fazer uso de proteções coletivas por uma série de fatores, os mais comuns são: Impossibilidade técnica: em algumas situações, o local não comporta a instalação de proteções coletivas. Inviabilidade técnica: às vezes, a instalação de proteção coletiva até é possível, mas, é inviável. O motivo mais comum é porque o ambiente de trabalho na construção civil é mutável, por isso, nem sempre vale a pena investir em uma benfeitoria que não ficará de forma permanente. Lembre-se de que uma campanha de segurança sempre é possível.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: I- O mercado de consumo de equipamentos de proteção individual tende a aumentar. São cada vez mais exigidos cursos e investimentos em segurança do trabalho em empresas. O EPI é necessário em toda atividade em que houver risco para o trabalhador. II- Na construção civil, são necessários o uso de luvas, botas e capacetes. III- Podemos concluir que o trabalho na construção civil é um dos que ocorrem menos acidentes. IV- Temos então aqui um grande mercado para o EPI, ou seja, todas as indústrias, a construção civil, hospitais, entre outros. O mercado brasileiro, cada vez mais competitivo, demanda mais EPIs. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, III e IV estão corretas.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C As sentenças I, II e IV estão corretas.
D Somente a sentença III está correta.

O EPI é um equipamento que deve ser utilizado pelo trabalhador durante sua atividade profissional, a fim de evitar acidentes e riscos à sua saúde. A NR-6 determina que toda empresa deve oferecer os equipamentos de proteção de forma totalmente gratuita e sem o desconto no salário. O EPI deve estar sempre em perfeito estado de conservação, e o funcionário deverá ser treinado para aprender como utilizá-lo corretamente. Ao empregado, cabe a tarefa de sempre utilizar o EPI para a finalidade a que o dispositivo é destinado, além de se responsabilizar por conservar o equipamento e sempre comunicar a empresa quando o EPI estiver impróprio para uso.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: I- O Certificado de Aprovação ou CA é um código que deve conter todo equipamento de proteção individual. II- O certificado de aprovação, ou simplesmente CA, é um código que define a aprovação para uso de equipamentos de segurança pelo Ministério do Trabalho e é requerido a todo EPI. III- Este código é definido por legislação e é exigido em alguns tipos de EPI. IV- São necessários os seguintes documentos para requerer o CA: carta requerimento à DSST, memorial descritivo do EPI, cópia autenticada do laudo de ensaio do EPI, termo de responsabilidade, cópia autenticada do alvará de localização do estabelecimento ou licença de funcionamento atualizada; cópia autenticada do CNPJ; cópia autenticada do CRF. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças I, II e IV estão corretas.
C As sentenças I, III e IV estão corretas.
D As sentenças II, III e IV estão corretas.

Os equipamentos de proteção individual são importantes para manter a integridade física de um empregado, ou pelo menos, diminuir a gravidade de qualquer acidente que possa vir a ter.
Inicialmente, as leis de proteção ao trabalhador surgiram em 1802 na Inglaterra, na França em 1862, na Alemanha 1865 e nos Estados Unidos em 1921. Em 1923, promulga-se o Regulamento Sanitário Federal, que inclui as questões de higiene profissional e industrial na esfera da Saúde Pública, criando a Inspetoria de Higiene Industrial, órgão regulamentador e fiscalizador das condições de trabalho. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A Em 1930, o Decreto n° 19.433, de 26 de novembro, cria o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, passando as questões de saúde ocupacional para o seu domínio, ficando sob sua subordinação, até hoje, as questões de higiene e segurança do trabalho.
B Em 1950, o Decreto n° 19.433, de 26 de novembro, cria o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, passando as questões de saúde ocupacional para o seu domínio, ficando sob sua subordinação, até hoje, as questões de higiene e segurança do trabalho.
C Em 1910, o Decreto n° 19.433, de 26 de novembro, cria o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, passando as questões de saúde ocupacional para o seu domínio, ficando sob sua subordinação, até hoje, as questões de higiene e segurança do trabalho.
D Em 1920, o Decreto n° 19.433, de 26 de novembro, cria o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, passando as questões de saúde ocupacional para o seu domínio, ficando sob sua subordinação, até hoje, as questões de higiene e segurança do trabalho.

No Brasil, os altos índices de acidente de trabalho são uma realidade. Foram quase 700 mil casos de acidentes de trabalho, só em 2017, em dados recolhidos pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social. Esses números colocam o Brasil em quarto lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho. A realidade é que esse número diminuiria drasticamente caso a regra prevista pela CLT de uso de equipamentos de proteção individual durante trabalhos de risco fosse cumprida a risca. Esses equipamentos têm por objetivo proteger determinadas partes do corpo do trabalhador a fim de diminuir o impacto causado por quedas, tombos e outros acidentes mais graves.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Cada atividade possui uma luva específica com o objetivo de neutralizar o possível dano causado ao ser humano. ( ) Existem apenas uma variedade grande de luvas de segurança e cada luva de segurança possui aplicações bem claras quanto ao uso.
( ) Existem apenas dois tamanhos e especificações de luvas no mercado.
( ) As luvas constituem um dos equipamentos de proteção mais importantes, pois protegem as partes do corpo com maior risco de exposição: as mãos.
( ) O usuário deve certificar-se sobre o tamanho ideal para a sua mão, utilizando as tabelas existentes na embalagem.
A F - V - F - V.
B F - F - F - F.
C V - V - F - V.
D V - F - V - V.

A função de uma empresa de equipamentos de proteção individual é, além de contar com uma ampla gama de opções de equipamentos, ajudar e sanar às dúvidas de quem está comprando o equipamento em questão. Além disso, a empresa de equipamentos de proteção individual pode ajudar a explicar para os funcionários ou para o gestor que vai fazer o pedido para os funcionários como conservar o equipamento, conferindo a ele maior vida útil e também garantindo que suas propriedades de resistência e segurança permaneçam intactas.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: I- A função do EPI é neutralizar ou atenuar a ação do agente agressivo contra o funcionário que o usa. II- Um soldador deverá utilizar óculos de proteção para os olhos, mas não pode ser qualquer óculos, deverá ser um óculos próprio para utilização em solda, feito de material mais resistente ao calor e as fagulhas da solda, ao contrário dos óculos plásticos utilizados por trabalhadores da construção civil, da área química ou eletroeletrônica. III- Qualquer Equipamento de Proteção Individual só irá proteger o trabalhador se estiver dentro de sua validade, conforme apresentado anteriormente, e se for usado de maneira correta, ou seja, cada EPI serve para neutralizar o efeito de alguma insalubridade. IV- Estes equipamentos têm como objetivo aumentar as lesões ou atenuar sua gravidade e, também, proteger o corpo e o organismo dos trabalhadores. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças I, II e IV estão corretas.
C As sentenças I, III e IV estão corretas.
D As sentenças II, III e IV estão corretas.

Quando de trata de segurança, definir os melhores equipamentos de segurança individual se torna uma questão também particular. É que cada função, cada ramo empregatício foca em um sistema de segurança de acordo com os riscos que a rotina de trabalho daquele ambiente pode fornecer.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: I- Seja qual for a empresa, é importante que se crie uma relação direta entre o setor de compras e o da segurança no trabalho, com o objetivo de que os equipamentos adquiridos correspondam às condições exigidas. II- É importante que se exija o uso correto dos EPIs. Para tanto, deve-se instruir devidamente o usuário, explicando as finalidades do uso dos equipamentos certos, produzindo um trabalho correto, seguro e eficaz. III- O uso inadequado ou incorreto do equipamento traz prejuízo ao trabalho e, ainda, expõe o operário a riscos de acidentes. IV- O empregado pode optar em não querer utilizar o EPI. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, III e IV estão corretas.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C As sentenças I, II e IV estão corretas.

Prévia do material em texto

19/09/2022 12:46 Avaliação II - Individual
about:blank 1/6
Prova Impressa
GABARITO | Avaliação II - Individual (Cod.:771283)
Peso da Avaliação 1,50
Prova 52028472
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 10/0
Nota 10,00
Indiscutivelmente, a construção civil é um local onde ocorrem muitos acidentes. A forma mais 
eficaz de evitar tais acidentes é a colocação de proteções coletivas. A NR-6 não nos deixa dúvida 
quando o assunto é a prioridade do tipo de proteção. Nesse sentido, os programas de segurança como 
o PPRA e o PCMSO sempre estarão a colaborar com as medidas de proteção e prevenção de doenças. 
Às vezes, nem sempre é possível uma medida coletiva. O grande problema é que nem sempre é 
possível fazer uso de proteções coletivas por uma série de fatores, os mais comuns são: 
- Impossibilidade técnica: em algumas situações, o local não comporta a instalação de proteções 
coletivas. 
- Inviabilidade técnica: às vezes, a instalação de proteção coletiva até é possível, mas, é inviável. O 
motivo mais comum é porque o ambiente de trabalho na construção civil é mutável, por isso, nem 
sempre vale a pena investir em uma benfeitoria que não ficará de forma permanente. Lembre-se de 
que uma campanha de segurança sempre é possível. 
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: 
I- O mercado de consumo de equipamentos de proteção individual tende a aumentar. São cada vez 
mais exigidos cursos e investimentos em segurança do trabalho em empresas. O EPI é necessário em 
toda atividade em que houver risco para o trabalhador. 
II- Na construção civil, são necessários o uso de luvas, botas e capacetes. 
III- Podemos concluir que o trabalho na construção civil é um dos que ocorrem menos acidentes. 
IV- Temos então aqui um grande mercado para o EPI, ou seja, todas as indústrias, a construção civil, 
hospitais, entre outros. O mercado brasileiro, cada vez mais competitivo, demanda mais EPIs. 
Assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: https://prolifeengenharia.com.br/principais-equipamentos-de-protecao-individual-epi-
usados-na-construcao-civil/. Acesso em: 7 dez. 2018.
A As sentenças I, III e IV estão corretas.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C As sentenças I, II e IV estão corretas.
D Somente a sentença III está correta.
As luvas constituem um dos equipamentos de proteção mais importantes, pois protegem as 
partes do corpo com maior risco de exposição: as mãos. Existem vários tipos de luvas no mercado e a 
utilização deve ser de acordo com o tipo de atividade a ser praticada. 
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Cada atividade possui uma luva específica com o objetivo de neutralizar o possível dano causado 
ao ser humano. 
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
19/09/2022 12:46 Avaliação II - Individual
about:blank 2/6
( ) As luvas GUNN servem para atividades que ofereçam trabalhos em até 150 °C. Esta luva é 
confeccionada em raspa Groupon, com forro de feltro e lona felpada na palma, polegar, dorso e 
punho.
( ) As luvas Montpelier mistas são utilizadas para atividades que ofereçam trabalhos em até 200 °C. 
Esta luva é palma, polegar e forquetas confeccionada em raspa térmica, forrada com lã e suedine, 
dorso e punho em raspa Groupon, com forro de lona felpada. 
( ) Existem apenas o tamanho P e M de luvas no mercado. O usuário deve certificar-se dentre estes 
tamanhos qual o ideal para a sua mão, utilizando as tabelas existentes na embalagem. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V - F.
B V - V - V - F.
C F - V - F - V.
D F - F - V - V.
O EPI é um equipamento que deve ser utilizado pelo trabalhador durante sua atividade 
profissional, a fim de evitar acidentes e riscos à sua saúde. A NR-6 determina que toda empresa deve 
oferecer os equipamentos de proteção de forma totalmente gratuita e sem o desconto no salário. O 
EPI deve estar sempre em perfeito estado de conservação, e o funcionário deverá ser treinado para 
aprender como utilizá-lo corretamente. Ao empregado, cabe a tarefa de sempre utilizar o EPI para a 
finalidade a que o dispositivo é destinado, além de se responsabilizar por conservar o equipamento e 
sempre comunicar a empresa quando o EPI estiver impróprio para uso. Com base no exposto, analise 
as sentenças a seguir: 
I- O Certificado de Aprovação ou CA é um código que deve conter todo equipamento de proteção 
individual. 
II- O certificado de aprovação, ou simplesmente CA, é um código que define a aprovação para uso de 
equipamentos de segurança pelo Ministério do Trabalho e é requerido a todo EPI. 
III- Este código é definido por legislação e é exigido em alguns tipos de EPI. 
IV- São necessários os seguintes documentos para requerer o CA: carta requerimento à DSST, 
memorial descritivo do EPI, cópia autenticada do laudo de ensaio do EPI, termo de responsabilidade, 
cópia autenticada do alvará de localização do estabelecimento ou licença de funcionamento 
atualizada; cópia autenticada do CNPJ; cópia autenticada do CRF. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças I, II e IV estão corretas.
C As sentenças I, III e IV estão corretas.
D As sentenças II, III e IV estão corretas.
Os equipamentos de proteção individual são importantes para manter a integridade física de um 
empregado, ou pelo menos, diminuir a gravidade de qualquer acidente que possa vir a ter. Uma 
empresa de equipamentos de proteção individual trabalha oferecendo os melhores e mais seguros 
3
4
19/09/2022 12:46 Avaliação II - Individual
about:blank 3/6
equipamentos para que qualquer trabalhador possa desempenhar sua função com tranquilidade. 
Dentre os EPIs que uma empresa de equipamentos de proteção individual mais trabalha com estão os 
básicos para uma boa segurança e trabalho. Esses são: luvas, aventais, óculos de segurança, capacetes 
de segurança, sapatos ou botas, mas existem muitos outros e dentro de cada uma dessas modalidades 
existem equipamentos que se adaptam melhor dependendo da função que cada empregado vai 
desempenhar. Para se obter qualquer EPI, deverá inicialmente ser preenchida uma requisição de 
material, que constará alguns dados. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: 
I- A primeira entrega dos EPIs somente será efetuada mediante prévia autorização da seção de 
segurança da empresa. 
II- As trocas serão feitas diretamente com os técnicos de segurança, mediante a apresentação do 
equipamento usado que estará sendo trocado. 
III- Os dados que devem estar contidos na ficha de material dos EPIs são: código; descrição do 
material; quantidade solicitada; número do departamento; número da matrícula de quem usará o 
equipamento; assinatura. 
IV- O gerenciamento dos EPIs deve ser realizado secretamente. 
Assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: http://montibeler.com.br/artigos/equipamentos-de-seguranca-do-trabalho. Acesso em: 11 
dez. 2018.
A As sentenças I, III e IV estão corretas.
B As sentenças II, III e IV estão corretas.
C As sentenças I, II e IV estão corretas.
D As sentenças I, II e III estão corretas.
A preocupação com os acidentes e doenças decorrentes do trabalho humano surgiu na Grécia 
Antiga, quando Hipócrates (considerado o Pai da Medicina) fez algumas referências aos efeitos do 
chumbo na saúde humana. Posteriormente, outros estudiosos, como Plínio (o Velho) e Galeno, 
descreveram algumas doenças a que estavam sujeitas as pessoas que trabalhavam com o enxofre, o 
zinco e o chumbo. No Antigo Egito e no mundo greco-romano, já existiam estudos realizados por 
leigos e médicos, relacionando saúde e ocupações. Contudo, apesar de trabalhos consagrados, o 
interesse pela proteção do operário no seu ambiente de trabalho só ganharia força e ênfase no século 
XIX com o impacto da Revolução Industrial. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A As leis de proteção ao trabalhador surgiram em 1801 na Inglaterra, na França em 1867, na
Alemanha 1865 e nos Estados Unidos em 1930.
B As leisde proteção ao trabalhador surgiram em 1802 na Inglaterra, na França em 1868, na
Alemanha 1867 e nos Estados Unidos em 1928.
C As leis de proteção ao trabalhador surgiram em 1802 na Inglaterra, na França em 1862, na
Alemanha 1865 e nos Estados Unidos em 1921.
D As leis de proteção ao trabalhador surgiram em 1802 na Inglaterra, na França em 1862, na
Alemanha 1865 e nos Estados Unidos em 1930.
No Brasil, os altos índices de acidente de trabalho são uma realidade. Foram quase 700 mil 
casos de acidentes de trabalho, só em 2017, em dados recolhidos pelo Ministério do Trabalho e 
Previdência Social. Esses números colocam o Brasil em quarto lugar no ranking mundial de acidentes 
5
6
19/09/2022 12:46 Avaliação II - Individual
about:blank 4/6
de trabalho. A realidade é que esse número diminuiria drasticamente caso a regra prevista pela CLT 
de uso de equipamentos de proteção individual durante trabalhos de risco fosse cumprida a risca. 
Esses equipamentos têm por objetivo proteger determinadas partes do corpo do trabalhador a fim de 
diminuir o impacto causado por quedas, tombos e outros acidentes mais graves. Dentre esses EPIs, 
um dos mais comuns é a luva de segurança. Entretanto, para garantir a efetividade do uso da luva de 
segurança, é importante saber que existe uma variedade grande de luvas de segurança e cada luva de 
segurança possui aplicações bem claras quanto ao uso. Isso significa que o empregador deve dar ao 
funcionário uma luva de segurança que seja efetiva em determinada função, por exemplo, uma luva 
simples de látex não protege em nada um trabalhador de construção civil da mesma forma que uma 
luva usada na construção civil prejudicaria a mobilidade de quem trabalha em uma cozinha. Existem 
diversos modelos de luva de segurança sendo que alguns deles são: as já citadas luvas de látex, 
neoprene, PVC, de malhas de aço, vaqueta, nitrílicas e às próprias para trabalhos em redes de alta 
tensão. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Cada atividade possui uma luva específica com o objetivo de neutralizar o possível dano causado 
ao ser humano. 
( ) Existem apenas dois tamanhos e especificações de luvas no mercado. 
( ) As luvas constituem um dos equipamentos de proteção mais importantes, pois protegem as 
partes do corpo com maior risco de exposição: as mãos. 
( ) O usuário deve certificar-se sobre o tamanho ideal para a sua mão, utilizando as tabelas 
existentes na embalagem. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
FONTE: http://montibeler.com.br/artigos/luva-de-seguranca. Acesso em: 11 dez. 2018.
A F - V - F - V.
B F - F - F - F.
C V - V - F - V.
D V - F - V - V.
A função de uma empresa de equipamentos de proteção individual é, além de contar com uma 
ampla gama de opções de equipamentos, ajudar e sanar às dúvidas de quem está comprando o 
equipamento em questão. Além disso, a empresa de equipamentos de proteção individual pode ajudar 
a explicar para os funcionários ou para o gestor que vai fazer o pedido para os funcionários como 
conservar o equipamento, conferindo a ele maior vida útil e também garantindo que suas 
propriedades de resistência e segurança permaneçam intactas. Pode também dar instruções mais 
corretas sobre o uso. Segundo a norma regulamentadora NR-6 (2010), considera-se Equipamento de 
Proteção Individual (EPI) todo dispositivo de uso individual, de fabricação nacional ou estrangeira, 
destinado a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador. Com base no exposto, analise as 
sentenças a seguir: 
I- A função do EPI é neutralizar ou atenuar a ação do agente agressivo contra o funcionário que o 
usa. 
II- Um soldador deverá utilizar óculos de proteção para os olhos, mas não pode ser qualquer óculos, 
deverá ser um óculos próprio para utilização em solda, feito de material mais resistente ao calor e as 
fagulhas da solda, ao contrário dos óculos plásticos utilizados por trabalhadores da construção civil, 
da área química ou eletroeletrônica. 
III- Qualquer Equipamento de Proteção Individual só irá proteger o trabalhador se estiver dentro de 
sua validade, conforme apresentado anteriormente, e se for usado de maneira correta, ou seja, cada 
EPI serve para neutralizar o efeito de alguma insalubridade. 
7
19/09/2022 12:46 Avaliação II - Individual
about:blank 5/6
IV- Estes equipamentos têm como objetivo aumentar as lesões ou atenuar sua gravidade e, também, 
proteger o corpo e o organismo dos trabalhadores. 
Assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: http://montibeler.com.br/artigos/equipamentos-de-seguranca-do-trabalho. Acesso em: 11 
dez. 2018.
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças I, II e IV estão corretas.
C As sentenças I, III e IV estão corretas.
D As sentenças II, III e IV estão corretas.
Quando de trata de segurança, definir os melhores equipamentos de segurança individual se 
torna uma questão também particular. É que cada função, cada ramo empregatício foca em um 
sistema de segurança de acordo com os riscos que a rotina de trabalho daquele ambiente pode 
fornecer. Se você está em ambiente onde mexerá com volumes de água, ou com fluidos contendo 
agentes corrosivos, os aventais de PVC e as luvas são os melhores equipamentos de segurança 
individual. Isso porque eles são desenvolvidos especificamente para não permitir o contato da pele do 
funcionário com esses produtos abrasivos. Já em um ambiente de trabalho onde há barulhos que 
podem comprometer a audição do funcionário, os abafadores de ruídos ou protetores auriculares são 
os melhores equipamentos de segurança individual. Eles podem proteger a audição dos colaboradores 
evitando que problemas de saúde surjam com o tempo e, portanto, considerando a qualidade de vida 
de seus colaboradores. Definir os melhores equipamentos de segurança individual já é uma tarefa 
normatizada perante a lei. De acordo com a norma regulamentadora 6, caso o cargo que ofereça 
riscos a segurança ou a saúde dos funcionários, a empresa deve prover dos melhores equipamentos de 
segurança individual em perfeito estado. Ao realizar a pesquisa de equipamentos de seu 
empreendimento, é preciso se certificar que a empresa fornecedora tenha produtos de qualidade. 
Buscar uma empresa que siga todas as normas e que tenha experiência no ramo é uma forma de 
conhecer o seu fornecedor. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: 
I- Seja qual for a empresa, é importante que se crie uma relação direta entre o setor de compras e o da 
segurança no trabalho, com o objetivo de que os equipamentos adquiridos correspondam às 
condições exigidas. 
II- É importante que se exija o uso correto dos EPIs. Para tanto, deve-se instruir devidamente o 
usuário, explicando as finalidades do uso dos equipamentos certos, produzindo um trabalho correto, 
seguro e eficaz. 
III- O uso inadequado ou incorreto do equipamento traz prejuízo ao trabalho e, ainda, expõe o 
operário a riscos de acidentes. 
IV- O empregado pode optar em não querer utilizar o EPI. 
Assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: http://montibeler.com.br/artigos/fornecedor-de-equipamentos-de-seguranca-epi. Acesso em: 
11 dez. 2018.
A As sentenças I, III e IV estão corretas.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C As sentenças I, II e IV estão corretas.
8
19/09/2022 12:46 Avaliação II - Individual
about:blank 6/6
D As sentenças II, III e IV estão corretas.
O controle e troca do EPI pode ser realizado por setor. Para se obter qualquer EPI, deverá 
inicialmente ser preenchida uma requisição de material, que constará dos seguintes dados: código; 
descrição do material; quantidade solicitada; número do departamento; número da matrícula de quem 
usará o equipamento e assinatura. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: 
I- A requisição do EPI deverá, pelo menos, constar de original e uma cópia, que o almoxarifado 
encaminhará ao técnico de segurança. 
II- As trocas dos EPIs serão realizadas diretamente com os técnicos de segurança,mediante a 
apresentação do equipamento usado que estará sendo trocado. 
III- Quanto ao equipamento usado, é necessário que a supervisão do setor requisitante examine 
devidamente se o equipamento está em reais condições de ser trocado. 
IV- A primeira entrega será efetuada sem a prévia autorização da seção de segurança da empresa. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças II, III e IV estão corretas.
B As sentenças I, II e IV estão corretas.
C As sentenças I, III e IV estão corretas.
D As sentenças I, II e III estão corretas.
Inicialmente, as leis de proteção ao trabalhador surgiram em 1802 na Inglaterra, na França em 
1862, na Alemanha 1865 e nos Estados Unidos em 1921. Em 1923, promulga-se o Regulamento 
Sanitário Federal, que inclui as questões de higiene profissional e industrial na esfera da Saúde 
Pública, criando a Inspetoria de Higiene Industrial, órgão regulamentador e fiscalizador das 
condições de trabalho. 
Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A
Em 1930, o Decreto n° 19.433, de 26 de novembro, cria o Ministério do Trabalho, Indústria e
Comércio, passando as questões de saúde ocupacional para o seu domínio, ficando sob sua
subordinação, até hoje, as questões de higiene e segurança do trabalho.
B
Em 1950, o Decreto n° 19.433, de 26 de novembro, cria o Ministério do Trabalho, Indústria e
Comércio, passando as questões de saúde ocupacional para o seu domínio, ficando sob sua
subordinação, até hoje, as questões de higiene e segurança do trabalho.
C
Em 1910, o Decreto n° 19.433, de 26 de novembro, cria o Ministério do Trabalho, Indústria e
Comércio, passando as questões de saúde ocupacional para o seu domínio, ficando sob sua
subordinação, até hoje, as questões de higiene e segurança do trabalho.
D
Em 1920, o Decreto n° 19.433, de 26 de novembro, cria o Ministério do Trabalho, Indústria e
Comércio, passando as questões de saúde ocupacional para o seu domínio, ficando sob sua
subordinação, até hoje, as questões de higiene e segurança do trabalho.
9
10
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina