Buscar

Análise de Livro Didático - Comércio Consumo e Serviços

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
INSTITUTO DE GEOGRAFIA
Profa. Dra. Geisa Daise Gumiero Cleps
ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO
Título do livro didático: Geografia – Geografia Geral e do Brasil
Autores: Lúcia Marina Alves de Almeida e Tércio Barbosa Rigolin
Editora: Editora Ática
Ano da edição: 2006
Avaliadores:
Nome: Amanda Silva Almeida 
Sobre os Autores:
	Lúcia Marina Alves de Almeida é bacharel e licenciada em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de São Bento da PUC – SP. A autora possui longa experiência docente no ensino fundamental e médio das redes públicas e privadas no estado de São Paulo. 
	Tércio Barbosa Rigolin é bacharel e licenciado em História pela USP, bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Unesp. Atua como professor de Geografia do ensino fundamental e médio das redes públicas e privadas do estado de São Paulo.
	O livro didático “Geografia – Geografia Geral e do Brasil” é de volume único e voltado para o ensino médio. No total são 57 capítulos distribuídos em seis unidades, sendo elas:
Unidade I: Fronteiras naturais: A questão ambiental
Unidade II: Fronteiras políticas: O estado-nação
Unidade III: Fronteiras Humanas: A população do Brasil e do mundo
Unidade IV: Fronteiras econômicas: As marcas das desigualdades
Unidade V: Fronteiras tecnológicas: progresso e exclusão
Unidade VI: Fronteiras supranacionais: Um novo poder
	O seguinte trabalho busca analisar em especial a unidade VI: Fronteiras supranacionais: Um novo poder, por ser a unidade que mais contempla os conteúdos trabalhados na disciplina Geografia do Comércio, do Consumo e dos Serviços. Essa unidade tem início na página 453, e conta com sete capítulos.
Capítulo 50 – Os organismos internacionais e as transnacionais – Pág. 454
	O capítulo apresenta o que são os organismos internacionais de financiamento, com destaque para o FMI e Banco mundial, abordando o contexto em que foram criados, seus objetivos e como funcionam. É apresentado também a relação dos Brasil com esses organismos, quando se deu início e o porquê acaba sendo dependente dessas organizações.
	O tema “As empresas transnacionais” é trabalhado com auxílio de dois textos e um mapa. O mapa apresentado tem o título “As transnacionais no mundo em 2002”, onde apresenta as transnacionais pelo mundo em dólares. O primeiro texto chamado: “Globalização e exportação” é uma adaptação de um texto do Gustavo Franco que foi publicado na Revista Veja de 2002, o texto fala sobre a importância das multinacionais no contexto da globalização e no ramo das exportações, é apresentado exemplos e dados entre os anos 1940 e 2000.
	O segundo texto é uma adaptação de um texto publicado pelo O Estado de São Paulo em março de 2003. O texto “Multinacionais lideram as exportações”, o texto aborda como as multinacionais lideram as exportações, ao longo do texto são apresentando dados e exemplos e na conclusão afirma, baseado nos dados apresentados que as multinacionais produzem onde os custos são menores.
	Ao fim do capítulo há quatro questões a serem respondidas e em uma seção separada chamada “Questões para reflexão” há mais duas questões. As questões são bem objetivas e podem ser facilmente respondidas.
Capítulo 51: O comércio multilateral e os blocos regionais Pág. 459
Inicialmente o capítulo afirma que o comércio mundial é possível ser feito de duas maneiras: relações multilaterais e pela regionalização feita por meio dos blocos econômicos. O comércio multilateral é definido como qualquer comércio feito pelos países fora de seus blocos econômicos. É feita uma explicação temporal sobre os órgãos e acordos que regulamentam o comércio mundial, é abordado OIC, GATT, OMC. É apresentando um mapa indicando os países que compõe a OMC. Em seguida é explicado as diferenças entre o GATT e a OMC, os princípios da OMC. São apresentados dois gráficos: “Volume do comércio mundial por mercadorias entre 1996 e 2002” e “Volume do comércio mundial de serviços entre 1996 e 2002”, ambos em (em milhões de dólares).
	O contexto e aplicação dos conceitos apresentados é feito via um texto de autoria de Vladimir Goitia, publicado pelo Estadão em 2002, o título do texto é “Comércio mundial tem pior desempenho em vinte anos”, há duas atividades ao final desse tópico. Posteriormente é apresentando como está a situação da OMC até o ano de 2005, expõe a ideia de que a OMC e os blocos econômicos se completam.
	É apresentando o motivo pelo qual os países optaram por se organizar em blocos econômicos e é apresentando a definição de: Zona de livre comércio, união aduaneira, mercado comum, união econômica e monetária. Ao final de cada definição é dado um exemplo de bloco que e encaixa. Também é apresentada a linguagem dos blocos, com a definição de: tarifa, tarifa externa comum, dumping e subsídio. Ao fim do capítulo há três questões a serem respondidas, chamadas “Questões para reflexão”. Os gráficos e mapa presentes no capítulo são de autoria de www.wto.org do ano de 2004.
Capítulo 52 – Comércio exterior brasileiro – Pág. 464
	O capítulo começa dando a definição do que é balança comercial, e diferenciando o déficit e o superávit comercial. O tópico seguinte aborda de forma bem superficial a evolução do comércio exterior brasileiro, tocando em assuntos como: Substituição de importações e liberação de importações.
	No tópico “A balança comercial brasileira” é apresentando os motivos que levaram a balança comercial brasileira ter sido negativa entre os anos 1995 – 2000. Um gráfico de autoria da Associação de Comércio Exterior do Brasil do ano de 2005 com o título: “Balança comercial brasileira (1995 – 2004)” apresenta dados de importação e exportação em milhões de dólares. Em seguida há dois gráficos de mesma autoria, um a respeito de principais bens importados e outro sobre bens exportados, ambos referentes ao ano de 2005. Na tabela seguinte, chamada de “Tabela 1: comércio exterior do Brasil (JAN. 2004)” onde há as principais empresas importadoras e exportadoras do Brasil.
	No tópico seguinte o texto relaciona o crescimento industrial em regiões exportadoras, o texto é uma adaptação de Jacqueline Farid, Marcelo Rehder e Biaggio Talento, publicado no Estado de São Paulo em 2002. Ao fim do texto há três questões a serem respondidas baseadas no texto.
	
	O capítulo também aborda o Brasil no comércio mundial, Mercosul e o comércio multilateral, gráficos e tabelas foram recursos utilizados para melhor compreensão do assunto.
No tópico “contexto e aplicação”, há um texto adaptado do Estado de São Paulo chamado “Estados Unidos aumentam a pauta de exportações brasileiras”, é proposto uma discussão com os colegas que aborde as vantagens e desvantagens de uma grande participação dos EUA no comércio exterior brasileiro.
	O tópico “As barreiras comerciais” faz um link com o capítulo anterior e conta com um mapa “Brasil - Principais corredores de importação e exportação” de autoria do Ministério dos Transportes e uma tabela “Principais barreiras às exportações brasileiras”, onde há os principais produtos e os países onde são barrados e as barreiras existentes, a tabela é de autoria do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio.
	O tópico “Contexto e aplicação” conta com um texto chamado “Brasil é o emergente mais ofensivo em disputas comerciais na OMC”, ao fim do texto há uma atividade que propõe identificar os principais problemas criados para o Brasil pelas barreiras alfandegarias internacionais. O tópico “O que há de novo” possui um texto chamado “Colapso dos portos ameaça as exportações” extraído do Estado de São Paulo em 2004, há uma questão que propõe relacionar o assunto trabalhado no texto com o “custo Brasil”.
	No fim do capítulo há duas questões. Algo interessante neste capítulo que não é tão presente nos demais é a presença de questões no final dos textos e duas perguntas finais que exigem o entendimento do capítulo.

Outros materiais