Buscar

Anticoncepcionais Hormonais: Uso e Efeitos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

USO DE ANTICONCEPCIONAIS HORMONAIS
Os contraceptivos são ferramentas importantes, utilizadas como meio de impedir a concepção e devendo ser utilizados com prescrição médica. Contraceptivos hormonais são métodos muito utilizados atualmente entre as mulheres, esses métodos são responsáveis por atuar inibindo a ovulação, também utiliza-se tanto para prevenção de gravidez, quanto para regulação o ciclo menstrual.
Por se tratarem de medicamentos que possuem hormônios em sua fórmula, haverá a necessidade de avaliar o perfil da mulher e suas possíveis doenças associadas; e são capazes de provocar mudanças nas características físico-químicas do endométrio e do muco cervical.
Os anticoncepcionais são métodos capazes de impedir a união do óvulo e espermatozoide, evitando assim a gravidez. O uso dos métodos contraceptivos é influenciado por fatores econômicos, culturais, antropológicos e biológicos.
As vias e as modalidades de anticoncepcionais hormonais mais utilizadas são: via hormonal oral: anticoncepcional combinado (monofásicos, bifásicos ou trifásicos); anticoncepcional só de progestogênio (minipílulas e anticoncepcional de emergência); Via hormonal Parenteral: via intrauterina (SIU-LNG); via intramuscular (injetável); via vaginal (anel vaginal); via transdérmica (adesivo semanal); via subdérmica, implantes
Mulheres de 20 a 34 anos de idade fazem uso de anticoncepcional hormonal com maior frequência, são casadas, do lar, tem renda mínima e ensino médio completo. A maioria só tem 1 filho. A pílula é o método de escolha indicado na maior parte das vezes pelo médico, as mulheres não sabem sobre as contraindicações e as reações do método.A grande parte dessas mulheres necessita de orientação e informação sobre os métodos contraceptivos que dispõe o serviço de saúde.
Em se tratando do uso de anticoncepcionais orais, sua eficácia depende do uso correto, em horário regular e iniciando as cartelas em dias apropriados, o que compete à própria mulher controlar.
sobre os efeitos causados os mais citados foram ganho de peso e náuseas, detectaram também conhecimento deficiente e prática incorreta das mulheres em relação ao uso do anticoncepcional.

Outros materiais