Buscar

APS- Sobrepeso e obesidade infantil

Prévia do material em texto

3
11
UNIVERSIDADE PAULISTA
CAMPUS NORTE
ADITIVOS ALIMENTARES
Evilin Cristine Alves Firmiano
Giovanna de Carvalho Gonçalves
Juliana Gabriele Kinoshita
Maria Clara de Almeida Falcão
Marina da Costa Valdes Olympio
SÃO PAULO
2021
UNIVERSIDADE PAULISTA
CAMPUS NORTE
Evilin Cristine Alves Firmiano – F02CAF0
Giovanna de Carvalho Gonçalves – T972760
Juliana Gabriele Kinoshita – F053HA0
Maria Clara de Almeida Falcão – N517417
Marina da Costa Valdes Olympio – F123219
Trabalho para compor a nota da matéria de Tecnológica dos Alimentos com abordagem ao Tema “Aditivos Alimentares”. Realizada ao 4º e 5º Semestre do Curso de Nutrição da Universidade Paulista (Campus Norte), sob a orientação da professora Rosa Barros.
SÃO PAULO
2021
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	3
OBJETIVO	4
DESENVOLVIMENTO	5
MATERIAIS E MÉTODOS	6
RESULTADOS E DISCUSSÃO	7
CONCLUSÃO	10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	11
INTRODUÇÃO
 
OBJETIVO
Nesse trabalho entenderemos melhor o que são aditivos alimentares, e qual o objetivo de ser adicionado em alimentos, o perigo que pode oferecer e os principais grupos de aditivos e sua função, vamos discutir e fazer uma avaliação crítica de três produtos comercializados com relação aos aditivos empregados na formulação.
DESENVOLVIMENTO
MATERIAIS E MÉTODOS
O estudo do tipo descritivo. Seu desenvolvimento foi a escolha de três produtos industrializados, tradicionais, muito consumido pela população brasileira, e que tenha composição em aditivos diferentes
Após a escolha, foi realizada a análise dos rótulos onde estão relacionados valores nutricionais e ingredientes utilizados bem como a lista de ingredientes dos produtos.
Foi identificado os aditivos alimentares utilizados na formulação e feito uma avaliação crítica individualmente, de cada produto escolhido.
Produtos escolhidos: 
Amendocrem original, creme de amendoim da marca Fugini;
Goiabada, doce de goiaba da marca Ralston;
Pão tradicional, pão de forma da marca Visconti;
RESULTADOS E DISCUSSÃO
A escolha foi por alimentos simples, acessíveis e comuns na alimentação da população brasileira, sendo eles: Pão de forma, goiabada de creme de amendoim. 
As tabelas apresentadas a seguir, mostram de forma resenhada os rótulos dos produtos escolhidos.
Creme de Amendoim Amendocrem Tradicional Fugini Pote 200g
Ingredientes: amendoim torrado, óleos vegetais (soja e palma), açúcar, mel (4%), sal, vitaminas A, ácido fólico, niacina, E, B12, B1, minerais, cálcio, fósforo e ferro, antioxidante natural tocofenol e aromatizante natural de alecrim. NÃO CONTÉM GLÚTEN. ALÉRGICOS: CONTÉM AMENDOIM E DERIVADOS DE SOJA.
Tabela Nutricional: 
	Porção: 20g (1 colher de sopa)
	Quantidade por porção
	%VD(*)
	Valor calórico 
	122kcal
	6%
	Carboidrato
	5,5g
	2%
	Proteínas
	2,7g
	4%
	Gorduras Totais
	10g
	18%
	 Gorduras Saturadas
	1,9g
	9%
	 Gorduras Trans
	0g
	**
	 Gorduras Monoinsaturadas 
	1,3g
	**
	Fibra Alimentar
	0,9g
	4%
	Sódio
	40mg
	2%
No creme de amendoim foi encontrado dois aditivos alimentares naturais: antioxidante natural tocoferol e aromatizante natural de alecrim.
Sobre os antioxidantes, como vimos no desenvolvimento, ele é muito utilizado em diversas formulações alimentícias. Porém, estudos apontam riscos à saúde quanto ao consumo de antioxidantes sintéticos. Por este motivo, estudos têm sido feitos na intenção de substituir os antioxidantes sintéticos pelos naturais.
Os antioxidantes naturais são compostos naturalmente presentes nos alimentos. O alfa-tocoferol, utilizado no Amendocrem, é um antioxidante natural
encontrado no reino vegetal e faz parte da família da vitamina E. Além deste, há outros três tocoferóis (beta, gama e delta), que apresentam uma cadeia lateral insaturada.
Sobre o aromatizante natural de alecrim, o alecrim é muito utilizado e ótimo para aromatizar os alimentos, é uma ótima alternativa na troca do aromatizante sintético. Na indústria alimentícia, por seu sabor agridoce e característico, ele é utilizado em diversas formulações. Também serve como conservante e antioxidante alimentício.
Goiabada Ralston 800g
Ingredientes: Polpa de goiaba, açúcar e acidulante ácido cítrico. NÃO
CONTÉM GLÚTEN. Rico em Vitamina C. Fonte de Vitamina A. Fonte de Fibras.
Tabela Nutricional: 
	Porção: 40g (1 fatia)
	Quantidade por porção
	%VD(*)
	Valor Calórico 
	131kcal
	7%
	Carboidrato
	32g, dos quais
	11%
	 Açúcar adicionado (sacarose)
	25g
	**
	 Açúcar da fruta (frutose)
	7g
	**
	Proteínas
	0,7g
	1%
	Fibra
	3,4g
	14%
	Vitamina A
	96ug
	16%
	Vitamina C
	20mg
	44%
	Potássio 
	110mg
	**
Na goiabada foi encontrado o acidulante ácido cítrico. O ácido cítrico é um ácido orgânico fraco, também chamado de citrato de hidrogênio, sua fórmula molecular é: C6H8O7.
Esse ácido é isolado de frutas cítricas e obtido pelo processo de fermentação de sacarose realizada pelo fungo Aspergillusniger ou pela levedura Candida lipolytica
É o ácido mais usado pela indústria alimentícia e de bebidas, visto que tem propriedades antioxidantes, acidulantes, flavorizantes, sequestrantes e reguladoras de acidez.
No doce de goiaba o uso deste acidulante proporciona sabor ácido, refrescante e uma consistência mais firme, diminuindo o pH e aumentando a acidez do produto. Já nas implicações nutricionais destes aditivos, o consumo excessivo do ácido cítrico pode danificar o esmalte do dente e produzir erosão dentária e também podem causar alguns transtornos gastrointestinais.
PÃO DE FORMA TRADICIONAL VISCONTI 400G
Ingredientes: Farinha de Trigo Integral Enriquecida com Ferro e Ácido Fólico, Glúten, Açúcar Mascavo, Fermento Biológico, Azeite, Sal, Farinha de Soja, Emulsificante Lecitina de Soja e Conservador Propionato de Cálcio. Pode conter traços de: Derivados de Trigo, Soja, Ovos, Castanha do Pará, Castanha de Caju, Macadâmia, Aveia, Centeio e Cevada. Contém Glúten.
Tabela Nutricional: 
	Porção: 50g (2 fatias)
	Quantidade por porção
	%VD(*)
	Valor calórico 
	125kcal
	6%
	Carboidrato
	22g
	7%
	Proteínas
	4,3g
	6%
	Gorduras Totais
	2,2g
	4%
	 Gorduras Saturadas
	0,4g
	2%
	 Gorduras Trans
	0g
	**
	 Gorduras Monoinsaturadas 
	1,3g
	**
	 Gorduras Poli-insaturadas 
	0,3g
	**
	 Colesterol
	0mg
	**
	Fibra Alimentar
	1g
	4%
	Sódio
	208mg
	9%
Os pães têm condições para o crescimento de fungos, além de poderem causar problemas de saúde por produzirem micotoxinas. Sem o uso correto de conservantes, os pães podem sofrer deterioração por bactérias e leveduras.
Neste pão de forma avaliado encontramos o conservador proprionato de cálcio.O propionato de cálcio é um sal de ácido propiônico usado como conservante na fabricação de pães. É um ácido graxo de cadeias curtas (três carbonos). A função deste aditivo na panificação é retardar o desenvolvimento de bolares e ação anti-Rope (deterioração bacteriana do pão causada por Bacillus spp., principalmente B. subtilis e B. licheniformis).
A concentração usualmente utilizada de propionato de cálcio é de 0,1% baseado no produto seco. Legislação: o uso deste aditivo em pães é regulamentado pela ANVISA por meio da Resolução 383/1999 e das RDC 45/2010 e RDC 46/2010.
O consumo de propionato pode aumentar os níveis de hormônios que atuam na regulação do peso corporal e no diabetes, ou seja, as pessoas têm um risco maior de sofrer de diabetes e obesidade.
O ácido sórbico é um bom substituto para o proprionato de cálcio, a Food and Drug Administration dos EUA considera o ácido sórbico seguro para uso regular, pois ele não tem associação ao câncer ou a outras adversidades graves de saúde. Algumas pessoas podem ser alérgicas ao ácido sórbico, mas as reações são, na maioria dos casos, leves e consistem em coceira leve na pele.
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Continue navegando