Buscar

O papel da escola na formaçao do individuo e no combate a desigualade social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desenvolvimento Humano e Social
O papel da escola na formaçao do individuo e no combate a desigualade social
Todo mundo já deve ter ouvido falar no ditado que diz que “Educação vem de berço” referindo se a educação dada pela família, mas a educação escolar tem papel fundamental na formação intelectual e moral do indivíduo. A família é a base para moldar o caráter por meio de crenças e de costumes da família, e na escola 
desde a infância é onde aprendemos os princípios básico para viver em sociedade, respeitar as diferenças, obedecer a regras e etc. 
Logo nos primeiros anos de vida nos moldamos como individuo a partir das relações sociais que temos ao longo do nosso crescimento, visando que em uma sala de aula possuem diversos alunos com culturas e crenças distintas e condições sociais diferente, onde temos a oportunidade de construir nossos próprios pensamentos e opiniões, o que é essencial para o funcionamento da sociedade.  Ainda assim a família possui influência direta no comportamento dos alunos e tem o dever de garantir uma boa educação conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente no que se refere a acesso à educação e acompanhamento ao desemprenho do aluno.
 Sabemos que existem uma grande desigualdade social que afeta nos padrões de ensino e que evidencia a divisão social e escancara a exclusão ao ensino de qualidade, visto que dentro de escolas particulares, encontramos uma preocupação maior no ensino. Este cenário é fruto de uma sociedade desigual que proporciona a poucos indivíduos melhores condições. O Estado, por sua vez, tem o dever de oferecer uma educação de qualidade a qualquer cidadão e promover ações que disponibilizem acesso à informação para todos, em igualdade de oportunidades.
As escolas devem se preocupar em promover ações que beneficiem a todos, visando o desenvolvimento integral do aluno, a inclusão e um ambiente harmônico e sustentável. Uma das maneiras de enfrentar as desigualdades sociais é adicionar disciplinas que preparem o aluno não só para a vida acadêmica, mas para uma perspectiva de futuro, como por exemplo, educação financeira, empreendedorismo, mercado de trabalho e saúde. Para que assim o individuo tenha uma bom desenvolvimento e bom empenho social diminuindo assim a desigualdade social.

Continue navegando