Buscar

Psi do desenvolvimento Humano online ARA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Psi do desenvolvimento humano todas os questionários das aulas 
O estudo do desenvolvimento humano é assunto antigo e já interessou diversos filósofos dos séculos XVII e XVIII, antes mesmo do nascimento da Psicologia como ciência. Considerando o estudo do desenvolvimento humano, assinale a alternativa correta.
A) O estudo do desenvolvimento humano sempre contemplou o período do nascimento até a morte.
B) O envelhecimento sempre foi considerado um período importante para a Psicologia e foi alvo de muitos estudos.
C) Atualmente, somente a Psicologia se interessa pelo estudo do desenvolvimento humano. As demais ciências o desconsideram.
D) Os estudos atuais de Psicologia consideram distintas etapas do ciclo de vida. A Psicologia do desenvolvimento estuda hoje todo o ciclo vital ou ciclo de vida, desde a infância até a velhice, considerando a adolescência e a maturidade. Os estudos sobre o desenvolvimento continuam interessando diversas ciências, pois ainda não há respostas definitivas e únicas sobre como o desenvolvimento se processa e quais são suas influências. A adolescência e o período do envelhecimento já foram desconsiderados pelos estudos do desenvolvimento, pois a ênfase era na infância.
E) Os estudos de Psicologia do desenvolvimento, embora já tenham focado na adolescência, estão desconsiderando-a atualmente. 
Questão 2
Paul Baltes foi um psicólogo alemão cujo trabalho científico teve como destaque o estabelecimento da perspectiva life-span do desenvolvimento humano. Ele também era um teórico no campo da Psicologia do envelhecimento. Assinale a alternativa que aponta um dos princípios básicos de sua abordagem do desenvolvimento do ciclo da vida.
A) O desenvolvimento termina na idade adulta.
B) O desenvolvimento envolve sempre ganhos.
C) Não existem influências de mudanças biológicas sobre o desenvolvimento.
D) O desenvolvimento envolve uma constante estabilidade na alocação de recursos.
E) O desenvolvimento revela plasticidade. Para Baltes, a noção de plasticidade enfatiza que existem muitos resultados de desenvolvimento possíveis, e que a natureza do desenvolvimento humano é muito mais aberta e pluralista do que fica inicialmente implícito por visões tradicionais. Não há uma via única que deve ser tomada no desenvolvimento de um indivíduo ao longo do ciclo de vida. O desenvolvimento, portanto, sofre muitas influências, as quais poderão modificar aquilo que se espera de um desenvolvimento “normal” ou comum. Para Baltes, o desenvolvimento ocorre até o final da vida e envolve sempre ganhos e perdas. As mudanças biológicas, como as culturais, sociais, são importantíssimas.
Questão 1
Entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, foram identificadas importantes teorias do desenvolvimento humano, elaboradas por estudiosos que iniciaram as primeiras pesquisas nesse campo, alcançando notoriedade até os dias de hoje. Sobre essas teorias e seus idealizadores, considere (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas:
(   ) Piaget – pensador que criou a teoria da Epistemologia Genética, focada no desenvolvimento cognitivo e natural da criança.
(   ) Skinner – pensador cujo viés teórico está voltado para os estudos sobre desenvolvimento intelectual e a relação entre aprendizagem e interações sociais.
(   ) Vygotsky – pensador que elaborou a teoria do condicionamento operante, associada à ideia de reflexo condicionado do cientista russo Ivan Pavlov – conceitos relacionados à fisiologia do organismo (animal ou humano).
(   ) Freud – pensador que criou a teoria do desenvolvimento psicossexual, cujo princípio indica que a personalidade do indivíduo se forma durante a infância, quando a criança lida com o conflito entre seus impulsos naturais, decorrentes de aspectos biológicos, e o que se espera dela.
(   ) Erikson – pensador que elaborou a teoria do desenvolvimento psicossocial, segundo a qual o indivíduo se desenvolve no ciclo de vida, entendido como processo que começa com a história dos pais, tem continuidade na infância, passa pela idade adulta até chegar à velhice.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta de classificação das afirmativas.
A)V - V - V - V - V
B)V - F - F - V – V O trabalho de Skinner tem como conceito-chave o condicionamento operante. Já os estudos de Vygotsky convergem para a temática da cultura, em que os educadores têm interesse pelo desenvolvimento intelectual e pela relação entre aprendizado e manifestações sociais.
C)F - V - F - V - V
D)V - V - F - V - V
E)V - F - F - F - V
Questão 2
Existem diversos tipos de pesquisa e várias formas de colher dados para um estudo. Se pararmos para analisar a forma como os mais famosos teóricos do desenvolvimento fizeram seus estudos, veremos que houve pesquisas experimentais, como as de Skinner, ou pesquisas de campo, como as de Piaget. Já Freud, de forma única, desenvolveu sua teoria sobre o desenvolvimento da sexualidade a partir do discurso de seus pacientes adultos. Mas a discussão sobre pesquisa continua.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta em uma comparação entre pesquisa qualitativa e quantitativa.
A)Na pesquisa quantitativa, a amostra é maior. A pesquisa quantitativa utiliza uma metodologia baseada em números, métricas e cálculos matemáticos. Portanto, sua amostra é, naturalmente, maior. Não há possibilidade de incluir questões no momento da entrevista. O instrumento deve ser preparado antes da coleta dos dados e, se houver necessidade, ser modificado depois, assim como o ritmo da aplicação, que é definido pelo pesquisador.
B)Na pesquisa qualitativa, a representatividade do universo é relevante.
C)Na pesquisa quantitativa, o pesquisador pode acrescentar questões no momento da entrevista.
D)Na pesquisa qualitativa, os resultados apontam incidências.
E) Na pesquisa quantitativa, o entrevistado determina o ritmo da aplicação do questionário.

Outros materiais