Buscar

NUTRIÇÃO APLICADA AO ESPORTE - QUESTIONÁRIO UNIDADE III - Questão 9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

· Pergunta 9
0,4 em 0,4 pontos
	
	
	
	Overdose: os perigos do consumo excessivo de cafeína
 
“Casos recentes de mortes provocadas pela ingestão de quantidade excessiva de alcaloide levantam preocupações sobre doses provocaram alerta de geram preocupação quanto ao consumo excessivo dela. Considerada por muitos uma ‘fiel companheira’ para combater o cansaço, a cafeína também pode ser vilã. Quando ingerida em quantidades exageradas, a substância pode causar danos graves à saúde ou até mesmo ser fatal. O Japão recentemente registrou sua primeira morte causado por overdose de cafeína. A vítima era um homem de 20 anos que trabalhava em um posto de gasolina no turno da madrugada. Com base em análises, as autoridades de saúde japonesas informaram que a vítima faleceu porque ingeria grandes quantidades de bebidas ricas em cafeína para se manter acordado. Segundo a agência de notícias Kyodo, a autópsia, realizada pela Universidade de Fukuoka, não conseguiu determinar a quantidade de cafeína ingerida, nem o período de tempo levado para que o consumo tivesse esse efeito letal. O caso é inédito no Japão, mas não é tão raro em alguns outros lugares do mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, já foram registradas pelo menos dez mortes causadas por excesso de cafeína. Os casos que mais chamaram a atenção ocorreram em maio e julho do ano passado e causaram preocupação no país. As vítimas foram adolescentes: Logan Stiner, de Ohio, de 18 anos, e Lanna Hamann, do Arizona, de 16. Os médicos que analisaram o corpo de Stiner detectaram 70 miligramas de cafeína por mililitro de sangue. As autoridades internacionais de saúde advertem que 50 miligramas por ml de sangue já são suficientes para provocar uma morte. Já Hamann sofreu uma parada cardíaca e faleceu depois de ingerir uma grande quantidade de bebidas energéticas durante as férias que passou no México, segundo o que relatou a mãe dela à rede americana CBS.”
Fonte: g1.globo.com
 
Analise as abordagens a respeito dos efeitos colaterais da cafeína e assinale a incorreta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
O uso crônico de cafeína induz alterações significantes na taxa de filtração glomerular e, portanto, da função renal.
	Respostas:
	A cafeína inibe a ligação de adenosina aos seus receptores, promovendo um estímulo à liberação de catecolaminas e, assim, aumentando o estado de vigília. Por outro lado, a insônia pode resultar do uso de doses altas de cafeína, especialmente em indivíduos não habituados ao seu consumo.
	
	Por promover a liberação de catecolaminas, a suplementação de cafeína promove um aumento agudo significante da frequência cardíaca e da pressão arterial.
	
	A dor de cabeça também pode ser induzida com o uso de cafeína, principalmente em indivíduos não habituados ao seu consumo.
	
	Alguns indivíduos relatam desconforto gastrointestinal e tremor com doses altas de cafeína.
	
	 
O uso crônico de cafeína induz alterações significantes na taxa de filtração glomerular e, portanto, da função renal.
	Comentário da resposta:
	Resposta: E
Comentário: todas as alternativas anteriores contêm informações relacionadas a efeitos colaterais bem estabelecidos com o uso de cafeína, principalmente se em altas doses e se o indivíduo não estiver habituado ao seu consumo. No entanto, não há qualquer descrição na literatura sobre alterações da função renal resultantes do uso de cafeína.

Continue navegando